• Carregando...

A Câmara de Curitiba deve sim escolher um novo presidente (Gazeta, 23/2). O Derosso, achando que era eterno, perdeu a vez e a moralidade faz tempo. Há indícios de que houve muita malandragem com nosso dinheiro. O novo presidente da Casa não poderia ter mais de dois mandatos seguidos. Exigimos transparência total do presidente e dos membros da mesa. Chega de acordos secretos com nosso dinheiro.

Joaquim F. Menezes

Caso Derosso 2

Estamos pagando para um cidadão ficar ausente. Nós pagamos e não temos saúde, educação, vias públicas, faltam presídios, falta tudo, e estamos pagando para ele ficar afastado por mais 90 dias. É uma pouca vergonha.

André Marques

Ajuda econômica

É importante que o Brasil se dedique a países em desvantagem econômica e social, pois, apoiando países com baixo poder econômico, estaremos como ricos ajudando os menos privilegiados. O retorno de menos violência, mais saúde e educação será um resultados e frutos positivos que iremos receber em troca, pois somos eternamente responsáveis por aqueles que cativamos e pela sociedade globalizada em que vivemos!

Nelson Tossa

Saúde pública

Sou conselheiro da saúde e posso falar que dinheiro para a saúde pública temos, o que não temos é a participação da sociedade para vigiar como o dinheiro é aplicado. Quem sabe se as lideranças participarem e convidarem os liderados para participar, esse quadro melhore. Participe dos conselhos municipais ou forme comissões.

Joaquim Marçal de Souza

Acidentes em cruzamentos 1

Os motoristas de Curitiba precisam aprender a respeitar os pedestres, principalmente, os que andam na faixa de segurança. Eu passo quase diariamente no cruzamento da Brigadeiro Franco com a Emiliano Perneta, e não tenho tempo suficiente para atravessar com segurança. O semáforo abre muito depressa, os carros param em cima da faixa de segurança, motoqueiros e motoristas por pouco não atropelam os pedestres e ainda xingam aqueles que estão atravessando na faixa, quando deveriam parar e dar passagem. Eu me pergunto onde está o policiamento neste momento.

Luiza Osterland

Acidentes em cruzamentos 2

Os acidentes em cruzamentos é responsabilidade de todos. Nem todos os lugares são sinalizados ou há semáforos onde deveria haver. Existe carência, falta de vigilância do Detran em ver o funcionamento desses equipamentos e se as placas estão dentro das normas. A imprudência não fica muito atrás, as pessoas só pensam nelas mesmas, sem respeitar o próximo. Às vezes não há sinalização em certos locais, mas cabe a prudência em parar.

Jéssika Alberti

Atletiba de uma torcida 1

No Brasil já é praxe: quando as autoridades são incompetentes para administrar uma situação, eles logo a proíbem. É mais fácil proibir do que fiscalizar, vide os exemplos das proibições dos bingos, que, se bem fiscalizados gerariam muitos empregos e receita para o Estado. Há também a proibição da cerveja nos estádios a pretexto de diminuir a violência, e por aí vai.

Orlando Machado

Atletiba de uma torcida 2

Sempre adorei ir aos estádios assistir ao futebol. Aos poucos foram acabando com minha diversão. Primeiro a quase obrigatoriedade de ter que se associar ao clube para poder pagar um preço justo. Depois, sem cerveja no intervalo. Para fumar um cigarro, tenho de ir quase fora do estádio. Se usar a camisa do meu time, passo medo na saída. O estacionamento é mais caro que o ingresso. Comida boa só na Arena, e não sou atleticano. Resumindo: viva o pay-per-view.

Leonel Bertolini Sanchez Ibañez

Movimento separatista 1

Sou contra o movimento separatista, que, como o próprio nome diz, vai provocar segregação e consequentemente trazer conflitos. Porém o Brasil é um gigante, e ter um único governo centralizado num país como o nosso, continental e multicultural, é ruim. Em vez de ficarmos tentado dividir o país, deveríamos lutar para que cada estado e município tivesse mais autonomia para administrar seus próprios recursos e ter leis independentes, cada um de acordo com sua cultura e necessidades.

Guilherme Garcia

Movimento separatista 2

O problema do Brasil não é o de ser de "tamanho continental", mas de corrupção institucionalizada, de falta de vontade política, de incompetência administrativa e acima de tudo do empobrecimento da educação integral do cidadão brasileiro, que por ignorância continua a votar em pessoas que nem de longe visam ao bem comum. Entendo a indignação dos que são adeptos desse movimento, mas poderíamos ser uma das nações mais desenvolvidas do mundo se o brasileiro tivesse melhores escolas.

Eliane da Silveira Bordini

Movimento separatista 3

Sou totalmente a favor da separação do Sul como um país independente. As razões são inúmeras. Uma delas é a autonomia que esse país terá aproveitando melhor a riqueza que aqui é produzida, sem que o governo federal atual nos tire o que é nosso por direito.

Edenilso Luiz Fraga, Candoi – PR

Luto

O Brasil deveria estar de luto. Homem público como Milton Luiz Pereira não existe mais. Deus perdeu a fôrma. Foi meu professor em Direito Penal na Faculdade de Direito de Curitiba e ficará na memória para sempre pela sua competência, sabedoria, honradez e senso de justiça. Suas aulas eram das melhores do curso inteiro. Sua rigidez e responsabilidade marcaram sobremaneira a todos que foram seus alunos e, por certo, assim espero, que a maioria tenha seguido seu exemplo. Que Deus ilumine com estrelas o caminho celestial, e que com sua esposa sejam levados pelos arcanjos maiores ao céu.

Paulo Roberto Walbach Prestes

Litoral

Mais uma temporada se foi e nada de obras de infraestrutura em nosso Litoral. Agora os grandes congestionamentos estão presentes o que com certeza vai acarretar a diminuição de turistas nos feriados, ninguém merece ficar seis horas para fazer pouco mais de 100 km. Mas é preciso elogiar o Corpo de Bombeiros, que realmente é um exemplo, a polícia, que fez um belo trabalho. Seria bom que uma parcela do contingente ficasse para dar segurança fora da temporada. O pessoal da coleta de lixo também fez um grande trabalho.

Carlo V. Nora, professor

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]