• Carregando...

As encostas de rios estão todas tomadas por moradias irregulares e lixo, muito lixo. Quando chove demais em Curitiba, vejo a rua onde moro criar uma verdadeira correnteza (Rua Prof. Fernando Moreira). Porém, em minutos, essa água se dissipa e tudo volta ao normal. É como o trânsito de Curitiba, o congestionamento existe, mas não dura. Para muita gente é simples culpar o poder público pelas enchentes, porém os alagamentos são provocados por esse lixo jogado em rios e na rua, que entope bueiros e impede a água de escoar. Mas é sempre mais fácil culpar o outro (Gazeta, 31/1). População e governo devem trabalhar juntos, já que todos os anos a mesma história se repete.

Flávio St Jayme

Chuvas em Curitiba 2

A culpa pelos estragos causados pelas chuvas em Curitiba é do poder público e dos cidadãos. O poder público em geral é omisso, negligente e inoperante em manter a ocupação do solo e preservar os recursos ambientais adequadamente. A população poderia ser mais cuidadosa com relação ao lixo, consumindo menos e descartando de forma responsável, evitando entupir os bueiros e se instalar em áreas de risco.

Valéria Prochmann

Chuvas em Curitiba 3

É inegável que ocupações em áreas de risco ou irregulares multiplicam-se a uma velocidade exponencial. O efeito desse fato é o que vemos nos jornais. Responsabilizar apenas o poder público pelo problema não é o caminho. Ele tem sua parcela de responsabilidade. Não fiscalizando, não atendendo às necessidades do povo. Mas quem joga lixo nas ruas, nos riachos, ribeirões e rios não é o governo. Quem torna impermeável o quintal das casas não é o governo. Quem arrisca sua vida e de seus familiares, ocupando as áreas de risco, não é o governo. A única inocente nessa história toda é a natureza. Ela apenas está cumprindo seu papel. Cabe a nós respeitá-la e entendê-la.

Anderson de Paula Rezende

Redução da violência

Para reduzir a violência em Curitiba e no Paraná é necessário se fazer uma intensificação de informações relativas ao combate às drogas pela ajuda do cidadão curitibano através de cartilhas instrutivas feitas pela Coordenadoria da Polícia Militar e da Polícia Civil. Afinal, quanto mais informação a população tiver disponível maior serão as denúncias e a consciência geral contra as drogas será ainda maior.

Bruno Perez, São Mateus do Sul – PR

Homeopatia

Eu e minha esposa fazemos uso frequente de medicamentos homeopáticos e somos prova de que eles são realmente eficazes (Gazeta, 31/1). Creio que os cientistas deveriam se esforçar mais para entender como funciona a homeopatia, em vez de só demonstrarem ceticismo. Além disso, vejo nessas manifestações anti-homeopatia a "mão invisível" da poderosa indústria farmacêutica multinacional.

Marcus Vinicius de Andrade

Salário mínimo

Para termos um salário mínimo maior, cortaria despesas com publicidade do governo, pois são totalmente desnecessárias. O que for feito em proveito do povo dispensa publicidade. Publicidade somente serve para engordar caixa dois. Despesa com publicidade é total desperdício de dinheiro público. Cortaria também 70% dos salários dos políticos. Sobraria dinheiro para aumentar o salário mínimo em 30% e dos aposentados também.

Antônio Luiz de Oliveira, advogado

Greve de vigilantes

Lamento que os vigilantes resolvam efetuar uma paralisação sempre no início de um mês, quando todos necessitam dos bancos para receber seus salários. Eles atingem em cheio os aposentados. Até poderiam reivindicar seus direitos, efetuando paralisações de 24 horas em dias de meio de mês, como alerta. Mas, infelizmente, é assim que o povo é tratado.

Rogerio Prado

Nova legislatura

Sou uma pessoa otimista, mas no caso da nova legislatura nada vai melhorar. Isso se não piorar pelo simples fato de que, se existe herança maldita, ela está estabelecida na Assembleia Legislativa. Além de não ter havido renovação na Casa, não vai haver oposição. Somente um toma lá dá cá.

Jose Roberto da Luz

Consciência política

A manchete "Metade dos curitibanos já não lembra em quem votou" mostra a irresponsabilidade dos eleitores. Um absurdo. Curitibanos, paranaenses e brasileiros merecem os políticos que têm.

Sidney Sendtko

Tiririca, o mais aplaudido!

Alguma novidade em Tiririca ser o deputado mais aplaudido no primeiro dia que os novos congressistas assumem o cargo? Ele é a cara do Congresso Nacional! Aquilo não passa de um circo muito bem montado!

Beatriz Campos

Postura de Dilma

Formidável o editorial sob o título "O silêncio lhe cai bem" (Gazeta, 1º/02). Especialmente quando defende que Dilma tem direito ao seu jeitão de governar e que "qualquer tentativa de fazer de Lula um padrão não passa de promover a caricatura, da qual já está farto o país em que a política se confunde com corrupção e se redime na esquisitice".

José Nelson Dutra Fonseca, aposentado

Eleição no Senado 1

O povo está anestesiado. O Brasil parou. Sarney foi eleito com 70 votos para o quarto mandato como presidente do Senado. É inacreditável. Não existe uma liderança política capaz de se opor às diretrizes da política de conchavos e negociatas. Sarney diz que passou toda a sua vida no Congresso Nacional. Estendeu seu feudo do Maranhão até o Amapá. No Egito, o povo acordou e está tentando mudar a sua história. Vamos levantar do berço esplêndido em que estamos adormecidos, e dar um basta a nossa triste história política. Não se trata de tirar um partido do poder. O que precisamos é colocar a vergonha e a moralidade em todos os poderes da República.

Wilson Gordon Parker

Eleição no Senado 2

Alguém tem noção do quanto o Brasil perde tendo Sarney na presidência do Congresso? Eles não sabem o que fazem.

Nilo Oliveira Filho

* * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]