• Carregando...

Esse novo Código Florestal é totalmente inadmissível. Anistiam-se aqueles que um dia desmataram; diminui-se a área de preservação; morre mais um ecossistema. Terreno totalmente fértil para que vinguem os interesses dos grandes proprietários rurais. Mais uma vez os interesses econômicos se sobrepuseram aos ambientais. Pobres daqueles que tanto lutam para garantir a todos indistintamente o ar que respiram. Com as mãos atadas na Câmara, a esperança é o bom senso do Senado para que esse projeto não prospere e continuemos acenando livres em defesa sempre da vida, do nosso meio ambiente.

Andre Moreira Mahmoud

Palocci 1

É óbvio que uma CPI é necessária para investigar o aumento de patrimônio do ministro-chefe da Casa Civil, já que Palocci é reincidente em investigações.

Vilson Deckert, comerciante

Palocci 2

Lula, como bom garoto-propaganda do PT, nunca sabe de nada, não houve nada, não vê nada. Apoiar essa blindagem de Palocci é apenas mais uma desse governo petista.

Emerson Saciloto, Guarapuava – PR

Palocci 3

A situação do ministro Palocci é algo muito grave. Precisamos saber quem são seus clientes e qual o trabalho que foi feito. Não acredito que ele por livre e espontânea vontade sairá do governo.

Marcos de Luca Rothen

Aposentadoria de ex-governadores

Essa aposentadoria de ex-governadores é um abuso de paciência. O trabalhador brasileiro que acorda diariamente na madrugada para garantir seu sustento com trabalho honesto há de contribuir por 35 anos de sua vida para receber uma mísera aposentadoria. Agora os intitulados homens públicos recebem esse benefício de forma rápida e vitalícia e com dinheiro público, pois não há tempo de contribuição suficiente para um valor tão alto como esse.

Bruno Jordão

Corrupção

Qual o sentimento do povo paranaense quando vê os Poderes do Estado sendo questionados por corrupção? O Legislativo passa por uma investigação por contratar funcionários fantasmas e outras irregularidades, mesmo assim o presidente da Assembleia nomeia um investigado fantasma; no Judiciário, há suspeitas de benefícios em relação aos processos de falência e as varas há muito tempo estão abandonadas; e os ex-governadores bebem da mesma água com suas fartas aposentadorias. O que fazer?

Edivana Venturin, advogada

Metas do CNJ

Infelizmente nosso Judiciário está a anos-luz de cumprir as metas traçadas pelo CNJ. Basta dar uma rápida olhada nas pilhas de processos que se amontoam nos corredores, nas prateleiras e no chão das varas. Para ser efetivo, nosso Judiciário precisa urgentemente de profissionais capacitados, equipamentos menos obsoletos e ultrapassados, estrutura física adequada e condições de atendimento satisfatórias, o que obviamente não acontece hoje em dia e nem vai acontecer a curto e médio prazos.

Anna Luisa P. Costa

Liberdade de imprensa

Não somente sou favorável à divulgação das notícias pela imprensa, como sou também favorável à crítica, desde que fundada em verdades sobre algum tema ou notícia. Sou professora de língua portuguesa e desenvolvo um projeto escolar, no qual pretendo dar continuidade às atividades em sala de aula com o jornal, justamente instigando meu aluno a ler, pensar e criticar com responsabilidade.

Deizi D. Henning Silva

Tributos

Quantos dias trabalhados para pagar os altíssimos salários desses homens, que chamamos de políticos (sem contar os "desvios"). Enquanto isso, recebemos serviços de péssima qualidade. Saúde, educação e segurança estão à míngua.

Fred Branco

TRF Paraná

É ponto de honra conseguir, após longos anos de tentativa de quebrar o gelo em Brasília, criar um Tribunal Regional Federal no Paraná. Isso desafogaria as tramitações do outro TRF, que logicamente não vence nunca a demanda de processos. Fato é que nossos deputados em Brasília parecem longe das reais necessidades do estado, ficando gestão após gestão no anonimato ou pouco fazendo de real ao Paraná.

Dionisio Francisco Grabowski

Mais conforto

Tenho 1,88 metro e meu marido 1,98 metro, mas não nos enquadramos na categoria de obesos. Seria ótimo se as companhias aéreas prestassem mais atenção em pessoas como nós, pois realmente é inviável realizarmos uma viagem internacional em poltronas convencionais. Sempre tentamos pegar a saída de emergência.

Vivian Maciel

Doação de órgãos

Em nosso país quem espera por um transplante de órgão, na maioria dos casos, morre por falta de doadores. As filas estão cada vez maiores, e o número de pessoas dispostas a se doar para uma nova vida após a morte é menor. Outros fatores agravam essa situação: a burocracia, a indisponibilidade de instituições capacitadas para realização da cirurgia, a falta de leitos. Segundos estudos realizados, a cada dez pessoas na fila de espera, seis não conseguem o transplante. Todos nós como sociedade somos culpados por essas mortes, falta investimento, divulgação e principalmente conscientização.

Wagner Silva

Trânsito

Referente ao aumento do tempo entre casa e o trabalho, creio que não deveria levar em conta apenas o acréscimo de motocicletas no trânsito, mas sim o aumento da frota nacional. Eu recentemente adquiri uma motocicleta, pois sai mais em conta pagar a prestação e o combustível do que andar de ônibus, sem contar o tempo economizado.

Gabriel Almeida

Livro didático

Fico feliz que o cronista Cristovão Tezza tenha se posicionado a respeito desta questão do livro de língua portuguesa que trata de variantes linguísticas, pois ele é autoridade para falar desse assunto. As pessoas têm mania de criticar aquilo que não conhecem (muitas nem leram o capítulo inteiro do livro). O estudo da variedade linguística existe há muitos anos. Quem ficou "chocado" com esse caso prova­­velmente não lê um livro teórico de português há bastante tempo.

Eder Alex

Nostalgia

Sempre acompanho a coluna Nostalgia e adoro ler sobre as histórias passadas da cidade e ver as fotos antigas.

César Augusto Vieira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]