• Carregando...

Mídias sociais

Frio 1

Agora sim Curitiba com cara de Curitiba!

Wolfgang Dagmar Gaase Junior, via Facebook, sobre Curitiba ter registrado temperatura mais baixa de março dos últimos 14 anos.

Frio 2

Para dormir, o frio é uma beleza. Só fico preocupado com as doenças que vêm com a queda de temperatura.

Elton Sato, via Facebook.

Millôr Fernandes

Millôr participou e muito da vida de todos os brasileiros principalmente na década de 80.

Simone Kipper, sobre a morte do escritor Millôr Fernandes.

Táxis

Antes tarde do que nunca.

Roque Martins Junior, via Facebook, sobre projeto aprovado que definirá o número de táxis em Curitiba.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovoou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

O incentivo da administração pública pode impulsionar construções sustentáveis por meio de planejamento, aproveitamento dos recursos naturais, uso racional dos materiais, eficiência energética entre outras formas, sempre buscando a supremacia do interesse público sobre o particular, princípio basilar do sistema administrativo.

Giovanna Lorusso Busse

Construções sustentáveis 2

Construções que utilizem energia solar, água de chuva, materiais reciclados e recicláveis, que façam uso racional de água potável, energia elétrica e gás, que reduzam a geração de resíduos na construção, entre outros, deveriam ter maiores facilidades de financiamento, juros mais baixos e redução nos impostos.

Hélio Takefumi Mori

Conservação ambiental

Sem dúvidas uma medida justa e necessária o projeto de lei que prevê compensação financeira para quem recuperar ou conservar mata nativa (Gazeta, 28/3). O poder público sempre cobra a preservação do meio ambiente, mas é muito difícil manter uma reserva nativa sem uma retorno financeiro.

Frederico Bittencourt, União da Vitória– PR

Dilma na Índia

Dilma já foi ao candomblé, rezou missa, foi ao culto dos evangélicos, mesmo tendo se declarado ateia. Agora em visita à Índia usa até o Bindi, apetrecho hindu que representa o "sexto sentido". Se eu fosse ela, aproveitava para jogar flores e rezar para a Deusa Sarasvati, da Sabedoria, para que lhe dê uma luz na volta ao Brasil para lidar com os congressistas amotinados.

Beatriz Campos

Governo Dilma 1

Chega do mesmo grupo chantageando o Poder Executivo em troca de votos no Congresso. O certo mesmo é não ter nenhum ministro ligado a partidos, apenas técnicos que executem as obras do programa de governo.

José Hess

Governo Dilma 2

A chantagem na negociação de cargos e verbas entre os poderes da República é simplesmente imoral. O Congresso existe para legislar e fiscalizar. A Presidência da República para administrar, colocando nos postos de comando os mais competentes profissionais da nação, de sua inteira confiança e total responsabilidade.

Roberto Caetano do Amaral

Carros do TJ

As licitações deveriam proporcionar a isonomia entre seus concorrentes e determinar, dentre vários critérios, qual é a melhor opção para a administração pública. Ela decorre do princípio da indisponibilidade do interesse público, ou seja, escolher qual das propostas melhor atende ao interesse público. Gastar R$ 2,7 milhões por ano com motoristas para os desembargadores não parece uma medida que obedeça aos princípios da administração pública. Cadê o interesse público nesses atos administrativos?

Rhana Paula Deschamps Pereira

Táxis

O transporte coletivo, ônibus, avião, banca de revista são concessões públicas. Têm de ser licitados, com tempo para começar e terminar o serviço. Os direitos são iguais para todos e a Constituição fala no princípio da impessoalidade.

Elias Ubirajara Kasecker Junior

Sinalização em radares

A resolução do Contran não tem poderes para revogar o dispositivo do Código Nacional de Trânsito que trata da sinalização e das condições perfeitamente visíveis e legíveis, de dia e de noite, além da distância compatível com a segurança. Assim, a prefeitura de Curitiba usa o bom senso em prol da segurança no trânsito em Curitiba ao resolver continuar avisando sobre a presença de radares e lombadas.

Sérgio Luiz Bessler

30 anos do Zoológico

A matéria sobre o aniversário do zoológico de Curitiba (Gazeta, 24/3) só deixou de informar que os acessos a ele estão em péssimo estado de conservação. O acesso pela Avenida das Torres, perto de São José dos Pinhais, está quase impossível de se passar, tal a quantidade de buracos.

Ivan Luís Zuchi

Aniversário de Curitiba 1

Trezentos e dezenove anos. Que felicidade! Cantemos em louvor desta metrópole, terra natal. Ontem elevada a vila, hoje grande cidade. Símbolo do progresso e do desenvolvimento nacional. Surgida no meio da mata, do esforço de garimpeiros, que, seduzidos, galgaram a serra do mar para faiscarem, formando um pequeno povoado no meio de muitos pinheiros, local indicado pelos índios para se instalarem.

Gilberto Werneck de Capistrano

Aniversário de Curitiba 2

É uma bênção viver em Curitiba. É uma emoção; emoção envolvente, que nos faz ficar aqui. É um sorriso que cativa todos que por aqui chegam. É uma luz que ilumina as pessoas que aqui habitam. É uma lição na qual se aprende a se amar como irmãos. É uma saudação a Nossa Senhora da Luz pelas graças recebidas. Curitiba é um presente de Deus a este bravo povo que reside na Terra dos Pinheirais. Parabéns curitibano de nascimento e de coração pela bela capital! Parabéns Curitiba pelos seus 319 anos.

Odete Orzenn

Festival de Teatro

Foi assim a abertura do Festival de Teatro de Curitiba: cerca de 50 convidados, que confirmaram presença, não foram autorizados a entrar no espaço para assistir à peça inaugural. Se há convites e confirmações, a organização deveria ter previsto o número de convidados. Deixá-los de fora é que não é possível. Lamentável, para uma iniciativa cultural tão importante para os curitibanos.

Maria Elisa Ferraz Paciornik

Luto

De jeito nenhum o luto é uma patologia. É preciso viver o luto, não só de morte, como de separação e de outras perdas. Duas semanas não é nada para quem perde um ente querido. Não existe tempo para a dor passar, variando de pessoa para pessoa.

Zilda Siqueira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]