• Carregando...

Mídias sociais

Câmara de Curitiba

"Como seria bom ler que os políticos brigam para defender uma causa em favor da população que os elegeu. Quem sabe um dia nós aprenderemos a votar e isso aconteça."

Teresinha Gavioli, via Facebook, sobre a eleição do presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba

Guerra do Paraguai 1

"O passado deve ser referência para não cometermos novos erros, ou servir o futuro de experiências boas. Rancor é um erro que tem origem em outros erros. O Brasil tem, sim, uma dívida moral com nossos vizinhos."

Jango Feijó, via Facebook, sobre a série especial Guerra do Paraguai

Guerra do Paraguai 2

"Nessa guerra, o Brasil matou 90% da população masculina do Paraguai. O nosso país cometeu atrocidades e arruinou o Paraguai economicamente. Uma guerra de que o Brasil não tem nada para se orgulhar."

Marcelo Rocha, via Google Plus

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo. www.facebook.com/gazetadopovo / twitter.com/gazetadopovo / google.com/+gazetadopovo.

Mais do que fazer uma pesquisa, é prudente observar o preço das mercadorias nas prateleiras (Gazeta, 17/12). No caixa, às vezes o valor não é o que estava marcado. Acompanhe o registro das mercadorias, pois você terá muitas surpresas. Rejeite no ato e não compactue com essa prática que, atualmente, é comum em vários supermercados.

Alice Ywatsugu

Consumidor 2

Tenho uma planilha no celular com os produtos que sempre compro e os respectivos preços praticados pelos supermercados próximos da minha residência. Compro os produtos mais baratos de cada local. A economia é bastante significativa.

Ricardo Alexandre D. Zanardini

Feriado 1

A revogação da lei que regulamentava o feriado de 19 de dezembro (Gazeta, 17/12) pode gerar até o descrédito do Paraná. Existia há mais de 50 anos e, quando a Justiça pediu que fosse cumprida, simplesmente criou-se outra a toque de caixa. E os fundamentos do Estado Democrático de Direito, onde ficam? Essa manobra não passa de "jeitinho institucionalizado". Ideal seria o governador não sancionar essa lei, mas é pouco provável que isso ocorra. Carlos Roberto de Carvalho Jr.

Feriado 2

Sugiro à Associação Comercial do Paraná, à Fecomércio e aos deputados paranaenses que votaram pelo fim do feriado que também criem um projeto de lei federal para tirar o feriado de 7 de setembro. Para eles, afinal, parece que respeito pelas nossas datas cívicas vale menos que um punhado de dinheiro de um dia trabalhado.

Rodrigo Capitanio Mousquer

Transporte

As empresas de ônibus de Curitiba e região metropolitana esclarecem ao leitor Sandro Klostermann (Gazeta, 17/12) que, desde a licitação do sistema de transporte, em 2010, recebem pelo número de passageiro pagante equivalente, e não por quilômetro rodado. Portanto, a queda no total de passageiros, verificada ano a ano, afeta a receita das empresas. Renan Carreira, assessor de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana

Quadra Cultural

E mais uma vez irão retirar um evento cultural do Largo da Ordem. Isso é transferir responsabilidades. O intuito não era trazer o turismo para o Largo? Quadra Cultural na Pedreira Paulo Leminski cheira a "vamos afastar o povo lá para o meio da mata". Vale salientar que esse mato está mais para propriedade privada. Eventos culturais como Quadra, Virada e Corrente deveriam ocorrer no Centro, onde todos os pontos de ônibus se encontram.

Eddie Braion

Meio ambiente

Quero destacar a importância da parceria entre a Gazeta do Povo e o New York Times. Em plena Conferência do Clima COP20, em Lima, o NYT fez uma matéria (Gazeta, 2/12) sobre a dependência da Índia do carvão vegetal. Citou o quão letal ele é para as populações que utilizam combustíveis fosseis para energia. Essa é a razão pela qual chegaram ao terceiro lugar como maiores poluidores. Milhões de indianos são afetados pelo mineral e, com isso, pioram a qualidade de vida. Essa parceria nos atualiza com assuntos do mais importante jornal de todo o mundo. José Pedro Naisser, ecologista

Guerra do Paraguai

Cumprimento a Gazeta do Povo pela iniciativa de publicar uma série de quatro matérias sobre a Guerra do Paraguai, cujo início completa, agora, 150 anos. Não é demais lembrar que quase 60 mil brasileiros perderam a vida durante aquele sangrento conflito. Hamilton Bonat, general da reserva

Cuba

O Brasil deveria ser protagonista na história latino-americana e apoiar mais seus países na busca por paz, prosperidade e justiça social. Isso apesar dos críticos internos, os quais não se dão conta da importância de nosso país no contexto mundial. No caso de Cuba, perdemos a oportunidade de ser a opção mais interessante nesse longo boicote. Agora, a população norte-americana se beneficiará com essas medidas e, se seu governo vier a construir obras de infraestrutura naquele país, certamente não será criticado.

Alcides Agostinho Ziemniczak

Bolsonaro 1

O exercício de um cargo político exige de quem é eleito, ou indicado, um mínimo de postura. Ele serve de exemplo para a comunidade que está representando. Essa é uma das razões pelas quais o deputado federal Jair Bolsonaro precisa ser julgado e responder pelas recentes declarações agressivas contra a deputada gaúcha. Espera-se que ele não use de artifícios regimentais para evitar a punição que merece. Que assuma sua responsabilidade.

Uriel Villas Boas, Santos – SP

Bolsonaro 2

Longe de concordar com a fala de Jair Bolsonaro, que, respondendo à deputada Maria do Rosário, disse que ela não merecia ser estuprada, observo, porém, que ninguém comenta a maneira como ela se dirigiu ao deputado, chamando-o de estuprador. Ela diz que não se fala assim com uma mulher. Pergunto: pode-se falar assim com um homem? É um caso típico do "quem fala o que quer ouve o que não quer". Tão grave quanto a fala dele é a fala dela. Creio que Bolsonaro tem igualmente o direito de protocolar uma denúncia contra a deputada. E que ambos devem desculpas um ao outro e ao público pelo lamentável incidente que protagonizaram.

Myrian Macedo, São Paulo – SP

Litoral 1

O Litoral do Paraná é muito diferente entre si. É impossível comparar um balneário de Matinhos com um Guaratuba, por exemplo. Em sua extensão, falta estrutura para atendimento ao turista, mas sobra sossego a quem procura (Gazeta 16/12). Acredito que depende muito do que cada um quer. Eu gosto muito de Guaratuba, tem uma excelente orla - ainda mais bonita agora com a revitalização. Possui poucos, mas bons restaurantes e bares, um bom comércio e uma praia agradável.

Marcos Andrade

Litoral 2

Precisamos de investimentos municipais e estaduais no Litoral do Paraná: locais para exposições, shows, ampliação de cursos na UFPR, investimentos em educação e saúde. Também há a necessidade de políticas para atrair e manter o comércio e até setores da indústria paranaense - que caberiam muito bem no Litoral -, já que estão na rota de saída de muitos produtos via Porto de Paranaguá.

Débora Gonçalves

Paraná Para Você 1

Concordo com quem curte história. Em relação ao nosso estado, uma figura histórica é o Barão do Serro Azul. Paulo Leminski também é associado imediatamente ao Paraná.

Rafael Baptista

Paraná Para Você 2

As atrações turísticas que mais lembram o Paraná são as Cataratas do Iguaçu, Vila Velha, o passeio de trem na Serra do Mar, e Curitiba – com seus parques, Ópera de arame, Jardim Botânico e etc.

Celso Luiz Cruz

Ciclovias

Projeto de iniciativa popular prevê que 5% das vias urbanas serão destinadas à construção de ciclovias, interconectadas e integradas ao transporte coletivo. Isso se chama compartilhamento de espaço (Gazeta, 17/12). De qualquer forma, na medida em que os espaços para ciclistas e pedestres forem expandidos e respeitados, você vai ter espaço livre para circular com seu carro, respeitando os limites de velocidade. Vale lembrar que um ciclista na sua frente não representa risco a sua vida. Um condutor trafegando em via urbana a 100 quilômetros por hora, representa um grande risco.

Clesius Aquino Filho

Homenagem

Fernando Gois é um ser humano exemplar. Tive a honra de conhecê-lo aqui, em Curitiba, durante minhas pesquisas no âmbito da Universidade Federal do Paraná. Aprendi muito com ele. A primeira pessoa a me falar dele foi a professora Dra. Araci Asinelli da Luz, que o tem como um baluarte dos direitos humanos (Gazeta, 3/10). Rogo a Deus que abençoe sua caminhada e ilumine seus passos, amigo Fernando.

Adolfo Antonio Hickmann

Glúten

A tendência do mercado dos alimentos em glúten, realmente, é crescer. Antes, as pessoas achavam que era somente frescura. Hoje, já é reconhecido que são benéficos para a saúde.

Adryanno Sutil

Privatização

A opinião do leitor que defende a não privatização da Petrobras (Gazeta, 17/12) – e afirma que já ocorreram fatos semelhantes em 2001 –, é, ao meu ver, uma razão a mais para afirmar que ela já deveria ter sido privatizada. Pois, então , já faz bem mais tempo que essa bandalheira vem acontecendo.

João Ezirio

Déficit público

A dívida cresce porque o governo gasta mais do que pode. Falta eficiência em administrar e um mínimo de responsabilidade e cuidado com o dinheiro público. Também é preciso estancar os sorvedouros da corrupção. Isso é o mínimo que se exige de um governo sério.

Marcos Almeida Prado Lefevre

Violência

Ataque à cafeteria na Austrália; chacina em escola no Paquistão, com a morte de mais de cem crianças. Em nome de uma religião? Claro que não. Acredito que o Islamismo, como a maioria das religiões, não prega a violência e o sofrimento. Em nome, sim, de interpretações absurdas e cegas de grupos de fanáticos. Esses, muitas vezes, são sustentados por alguns que hoje se "postam" como adversários, para satisfazer a opinião pública. Até quando a humanidade terá que conviver com eles?

Luiz Nusbaum, médico

Agradecimento

A Gazeta do Povo agradece os votos de feliz Natal e próspero ano novo de Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, Sistema Ocepar, 3º Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco, Estilo Press, Namoska Comunicação, Vértice Comunicação, SescTV, Palladium Shopping Center, Perfecta Interiores, dos deputados estaduais Douglas Fabrício, Plauto Miró e Stephanes Junior, e da Prefeitura de Pontal do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]