• Carregando...

A Copel deve sim patrocinar a Arena para que possamos receber a Copa do Mundo de 2014 (Gazeta, 15/7). É uma empresa essencialmente paranaense, exerce forte influência na economia do estado e aqui obtém o resultado financeiro que, em grande parte, é repartido com os acionistas estrangeiros. Os paranaenses precisam entender que não somos uma ilha. O governo federal investirá também o dinheiro dos paranaenses na construção de estádios em outras cidades, como Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo. Precisamos parar com essa autofagia!

Airton Silverio de Queiroga

Copel e a Copa 2

É um absurdo o que esses deputados do Paraná estão fazendo com o estado. Como se não bastasse todas as denúncias sobre os atos secretos e desvios de dinheiro público, agora querem colocar o dinheiro da Copel em obra privada.

Francisco Marques

Falta de mão de obra

A qualificação profissional do cidadão passa, necessariamente, pela questão mais importante no desenvolvimento do estado, que é a educação. Investir em programas para a reestruturação do ensino fundamental é, apenas, o primeiro passo entre muitos, para alcançarmos a adequada capacitação profissional perante o exigente mercado de trabalho atual. Somente assim, com educação de qualidade superior, o cidadão poderá enfrentar todos os desafios na constante busca pelo desenvolvimento do país.

Gisele Buquera Bettes

Cartórios irregulares

Deve ser eliminada essa condição de uma família tomar conta de um cartório de grande renda e passar como herança aos familiares, tirando a oportunidade de outras pessoas que possuem condições intelectuais e morais para ocupar o cargo.

Por outro lado, deve ser fiscalizada a distribuição de cartórios para os familiares dos políticos. Essa modalidade é antiga e apresento um caso que deve ser levado em consideração para a moralização.

Daniel Rosa

Exame de aptidão física

Verifiquei que, recentemente, foi proposta na Câmara Municipal de Curitiba substitutivo a projeto de lei que dispõe que "as academias de ginástica e estabelecimentos similares e as entidades promotoras de eventos relacionados a práticas esportivas devem exigir, no momento da matrícula ou inscrição, a apresentação de atestado médico de aptidão física". Isso não acaba sendo um pouco contraditório com a implantação, pela prefeitura, de "academias ao ar livre" em diversos parques e praças em Curitiba, onde, aparentemente, nem um profissional para a orientação dos usuários há? Não seria um caso de dois pesos e duas medidas?

Álvaro Antunes

Incompetência governamental

Realmente chegamos ao fundo do poço ou da incompetência governamental. No Paraná o carro do IMLjá chegou a ser usado para transporte de drogas, e no Pará há delegacia sem policiais nem delegado. Sendo cuidada pelos presos? Os atuais governantes, quase na totalidade do Brasil, deveriam admitir que são incompetentes e entregar seus postos, pois o povo não suporta mais tanta "bandalheira" e desvio de recursos públicos.

Luiz Mauro Lebelem, administrador

Assassinato no litoral

Quem frequenta o litoral paranaense sabe que os sentimentos de paz e sossego não são mais os mesmos de outros tempos.

Hoje em dia, nem os muros altos são empecilhos para os marginais de plantão. Para piorar, o efetivo policial é insuficiente e quando acionado trata o cidadão com má vontade. Testemunhei isso no ano passado em Pontal do Paraná, quando um familiar discou 190 para denunciar caso de perturbação da ordem a altas horas da noite. O atendente simplesmente se negou a enviar a viatura. Só espero que o próximo governador do Paraná não repita essa verdadeira tragédia que foi a segurança pública nos últimos sete anos.

Sadi Ribeiro

Farmácia central

A nova unidade não desafoga a farmácia central (Gazeta, 14/7), porque todo o processo, desde o cadastro até você conseguir pegar o remédio, é muito lento. Tive de ir quatro vezes nessa farmácia e, no último dia, fiquei das 14 às 19h30 para conseguir o remédio. Acho um descaso com as pessoas. Quem está lá é porque tem um problema de saúde e saí de lá mais doente ainda.

Nerilda Vilha

Palmada pedagógica 1

A questão da palmada pedagógica vai gerar muita polêmica, mas Lula foi muito infeliz no comentário dele (Gazeta, 15/7). "Se punição e chicotada resolvessem o problema, a gente não teria tanta corrupção neste país, a gente não tinha tanto bandido travestido de santo." No meu ver existe tanta corrupção e tanto bandido travestido de santo neste país, justamente porque não há punição dos culpados.

Edilson Rubert Brukmuller, analista de suporte técnico

Palmada pedagógica 2

Antes de mais nada sempre é bom se perguntar se muitos dos atuais pais têm condição de serem chamados de pais realmente, pois muitas vezes notamos pais incompetentes que nem eles sabem realmente quem são e qual o seu papel na família. Muitos são irreflexivos e irresponsáveis e depois quem sofre são as crianças.

Rosel Antônio Beraldo

Eca, 20 anos

Infelizmente após 20 anos o resultado na prática é muito pequeno no atendimento à criança principalmente pela falta de estrutura dada pelo governo (Gazeta, 14/7). Entretanto vemos que o ECA é a maior guarida para que os menores infratores não sejam punidos, e isso aumentou muito a criminalidade. Nossos deputados ilustres fazedores das leis nada fazem para mudar essa situação. Acho que toda a sociedade deveria fazer um grande congresso e separar os direitos das punições. A Justiça está de mãos amarradas.

Orestes Beltrami Neto

Nova direção do TJ

Sobre o artigo "Os desafios da nova direção do Tribunal de Justiça" (Gazeta, 15/7), se a nova direção não estiver vinculada ao "núcleo pétreo", há esperanças. Mas realmente será um desafio hercúleo. Os profissionais da área sabem que o Judiciário paranaense é um dos mais precários do Brasil.

Willian Yahz

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]