• Carregando...

Sobre a CPI na Assembleia para investigar os grampos (Gazeta, 8/2), creio que desse mato sairá coelho, dinossauro, jacaré, só não vai sair toda a verdade. Isso porque há mais bandidagem do que possa imaginar nossa inocente mente. No escândalo da Assembleia ocasionado pelos Diários Secretos, pouquíssimos ocuparam a tribuna para se isentar da roubalheira.

Mauro Xavier Biazi

CPI dos grampos 2

CPI para investigação de grampos na Assembleia? Lá vai mais uma parcela do dinheiro do povo em um processo que todos nós sabemos que vai dar em nada.

Henrique Antunes Rodrigues

Assembleia 1

Somados escândalos de corrupção e ganância, com desvio de dinheiro em centenas de milhões, espantam a população, que se sente desrespeitada, traída e ultrajada. Vão além de nossas fronteiras, com péssimas notícias do Paraná, prospectadas e denunciadas em inédita e coesa iniciativa, mas externa ao bojo de nossa Casa de Leis. Impõe-se apoiar, aplaudir e vigiar medidas corretivas, ora iniciadas pela liderança maior de nosso Legislativo, com o dever de toda a sociedade, cobrar, corrigir e estar atenta em permanente vigília. O livro dos anais de nossa Assembleia tem páginas escritas de glórias, pelos seus feitos e vitórias paranistas, desde sua instalação provincial. Banir páginas negras será o resgate de um passado, em grande parte, de virtudes.

Jonel Chede, presidente do Movimento Pró-Paraná.

Assembleia 2

Não espero nada de novo na Assembleia Legislativa do Paraná. Nem podemos chamar a gestão anterior de velha Assembleia. O deputado Valdir Rossoni, na época da divulgação dos Diários Secretos, foi contra o afastamento da Mesa Diretora. O que esperar dele, então? E as nomeações que estão sendo efetuadas? De pessoas que receberam acima do teto?

Luiz C. Segantini

Mandato do partido

Se o mandato eletivo pertence ao partido e não ao candidato, eu estou errado em votar no candidato, assim como a maioria do povo brasileiro, pois nós votamos no candidato e não no partido. Se o mandato é do partido, a propaganda eleitoral deveria dizer: vote para presidente, senador, deputado, no partido tal. Assim, a legenda será representada pelo "Fulano de Tal" e responsabiliza-se o partido pelas falcatruas do candidato. Ou seja, a legenda será responsabilizada e seu dirigentes condenados a ressarcir ou a cumprir uma pena cada vez que o eleito for contra a lei.

Luiz Carlos Santos Felis

Supersalários

Qual a função do TC? O que faziam os funcionários que não perceberam o que estava acontecendo? Sugestão: exonerar todos os funcionários dos órgãos investigativos e de controle. É absurdo o "eu não vi, não sei, não encontramos".

Paulo Cesar de Britto

IPTU na Justiça

O grande problema do IPTU é que pagamos às prefeituras o imposto e nunca recebemos anualmente uma cartilha de direitos e deveres do contribuinte. Uma cartilha deveria ser impressa, igual a um catálogo da lista telefônica, informando do contrato de serviços da prefeitura com o cidadão contribuinte.

Marcos Costa

Bicicletas 1

Para que as bicicletas possam ser usadas no dia a dia faltam, além de manutenção eficiente das ciclovias, locais destinados a estacionamento, bem como incentivo por parte da publicidade governamental.

Renan Costa Réus

Bicicletas 2

Não falta nada para que as bicicletas possam ser usadas no dia a dia em Curitiba. É só pegar a bike e sair pedalando. Esse papo de ciclovia e faixa exclusiva é só pra chamar a atenção, pois a bicicleta é um meio de transporte totalmente adaptável ao terreno e não necessita de rotas ou sentidos obrigatórios de circulação.

Guilherme Lopes

Trânsito 1

O cenário do trânsito é complexo, por isso é preciso compartimentar o estudo dos acidentes (Gazeta, 5/2). Tratar com prioridade os acidentes que resultem em mortes e ferimentos graves. Esses são os preocupantes por causa dos custos emocionais, sociais e financeiros. Levantar onde, quando, como, por que ele ocorreu e a partir daí tomar as medidas preventivas. Acidentes com danos materiais e vítimas com lesões leves preocupam muito menos e os danos são recuperados pelo seguro.

Luiz Eduardo Hunzicker

Trânsito 2

Acho que o trânsito de Curitiba precisa de um "choque de ordem". Sou carioca, estou morando aqui há menos de 3 meses e vejo, espantada, hábitos "cariocas", como não parar para o pedestre na faixa quando o sinal fecha apenas em uma das faixas. Excesso de velocidade e ausência de guardas. Faltam vias expressas na cidade, os sinais de trânsito não são sincronizados. Motos com escape aberto num barulho ensurdecedor, carros em alta velocidade, ranger de pneus para "mostrar habilidade", enfim, um caos.

Teresa Silva Neves

AeroAnta 1

De 1991a 1993 tive a oportunidade de entrevistar vários artistas na casa de shows AeroAnta, pois era radialista naquele período. Na época presenciei vários shows, dentre os quais a teatral performance de Fausto Fawcett com o show de uma das suas inesquecíveis loiras, Regininha Poltergeist.

Daniel de Oliveira

AeroAnta 2

Foram muitos shows inesquecíveis, nacionais e internacionais. Se a casa abrisse com a mesma característica e sem público adolescente, iria com certeza.

Renata Campos

AeroAnta 3

Show inesquecível: o do Barão Vermelho em uma quarta-feira. Tinha perto de cem pessoas (praticamente vazio) e Roberto Frejat desceu do palco para cantar junto com o público. No outro, Fausto Fawcett permitiu que algumas pessoas subissem ao palco, tamanha confusão pelas "Loiras Belzebu". Hoje com 41 anos, sinto saudades do AeroAnta.

Rick Becker

O encanto do jornalismo

O que o jornalismo moderno precisa, com urgência, é encontrar um canal, uma linguagem em comum, que consiga propiciar maior entendimento entre a geração analógica antiga e a geração digital, dos jovens que estão aí. É o mesmo problema que estamos enfrentando em casa, nas famílias: a dificuldade de diálogo, de entendimento, entre pais analógicos e filhos digitais. Será preciso, sem dúvida, mais qualificação, criatividade e inovação, tanto por parte dos pais quanto da imprensa.

Milton Malanski

* * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]