• Carregando...

Mídias sociais

Congresso

"Grande Congresso: lugar onde tanto se discute para não chegar a lugar nenhum..."

Mauro Camargo, via Facebook, comentando editorial a respeito do aumento de benefício concedido aos deputados (Gazeta, 25/3).

Mediocridade

"É nisso que dá demonizar e debochar da ‘elite’. A elite intelectual é necessária para o desenvolvimento e o progresso em todas as áreas."

Carlos Eduardo S. Matuzaki, via Facebook, a respeito do editorial "Estímulo à mediocridade" (Gazeta, 24/3).

Porto

"Triplica-se a exportação, porém Paranaguá agoniza pela falta de investimentos de infraestrutura; não temos viadutos, vias decentes, apenas buracos e lama podre."

Cristian Oliveira, via Facebook, sobre os problemas no Porto de Paranaguá que dificultam o escoamento da safra.

Curitiba desconhecida

"Curitiba tem lugares fantásticos, é só procurar que todo fim de semana há algo para se fazer, mas acho melhor mesmo dormir depois de ter trabalhado a semana inteira..."

Mima Araujo, via Facebook, sobre os pontos turísticos de Curitiba pouco conhecidos.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Concordo com a reportagem sobre os pontos turísticos de Curitiba pouco visitados (Gazeta, 24/3); porém, é preciso ressaltar que a prefeitura deixou de dar infraestrutura adequada para esses locais, o que, aliado à segurança praticamente inexistente, afasta os visitantes. Outro problema é o acesso. Poderiam fazer uma outra Linha Turismo para facilitar a visitação a outras atrações da cidade.

Dionisio Francisco Grabowski

Aborto 1

Lamentável ler uma entrevista de um médico, o obstetra Jefferson Drezett, defendendo o aborto até a 12ª semana de gestação, afirmando que "direitos humanos não se aplicam à questão fetal" (Gazeta, 24/3). Ainda bem que, na mesma edição, a professora Lenise Garcia registrou consistente opinião em contrário, terminando seu artigo com uma afirmação bem abalizada: "Se o aborto é o problema, o aborto não pode ser a solução".

Rui Simon Paz, Campina Grande do Sul – PR

Aborto 2

Fiquei decepcionado ao ver o presidente do CFM, que obriga os médicos a terem um mínimo de conhecimento científico para exercerem sua profissão, manifestar publicamente sua ignorância em princípios biológicos básicos. Imediatamente após a fusão dos gametas masculino e feminino passa a existir um novo ser, com identidade genética própria e diversa da dos seus progenitores. Portanto, um novo indivíduo, e não um mero apêndice do corpo da mãe.

Pedro M. Piccoli, médico

Excelência

Já providenciei para que sejam plastificados e fiquem à mão o editorial "Estímulo à mediocridade" (Gazeta, 24/3) e o artigo de Belmiro Valverde "Excelência meia-boca". Vou mostrá-los a todos os que reclamarem das fraudes, dos serviços malfeitos, da falta de profissionalismo, da falta de vergonha na cara dos nossos representantes na política. Não preciso dizer palavra alguma.

Maria Candida Sampaio Benke

Ensino médio

Ótima proposta do deputado Gonzaga Patriota de permitir que os estudantes possam ingressar na universidade mesmo sem ter concluído o ensino médio (Gazeta, 23/3). Não é justo tolher as esperanças do jovem só porque não completou o segundo grau. Tenho 73 anos, e nos últimos cinco já passei duas vezes no vestibular, mas não consigo provar que frequentei os bancos escolares e que hoje estou apto ao ensino superior.

Delvaloil de França Costa

Rodoferroviária

Gostaria de saber como andam as obras da Rodoferroviária de Curitiba. Fiquei muito curioso em relação ao tempo para a conclusão, e o porquê da falta de táxi e policiamento durante a madrugada. Retornei de uma viagem e me deparei com o local cheio de pedintes. Táxi só no Mercado Municipal, e nada de policiamento.

Diego Ricardo Rosa

Show nas Ruínas

Vi algumas pessoas elogiando os shows nas Ruínas do São Francisco em comemoração ao aniversário de Curitiba (Gazeta, 23/3), mas deveriam perguntar aos comerciantes o que eles acharam do barulho, do lixo, do desrespeito aos comerciantes e moradores. A população deveria ver as fotos de antes e depois do evento para poder ver a quantidade de lixo deixada.

Claudiney Belgamo

Calçadas

As calçadas de Curitiba seriam mais frequentadas se a prefeitura investisse na iluminação e, principalmente, em segurança. Os pedestres sentem receio pela falta de pavimentação e pelos furtos diários que acontecem diariamente nas ruas.

Juliana Santi

BR-116

A duplicação da BR-116 entre Curitiba e Fazenda Rio Grande é uma necessidade, e o fato de a obra estar acontecendo é mesmo um motivo para comemorações. Mas a duplicação pode não resolver todos os problemas, pois parece que não haverá retornos entre o Ceasa e Fazenda Rio Grande, o que complicará a vida dos moradores da região.

Jorge Luiz Penso

Tragédia

A justiça foi feita em Santa Maria, com o indiciamento de 16 pessoas pelas 241 mortes na boate; mas e quanto aos deslizamentos em Petrópolis? Quem seriam os responsáveis? Não seriam os nossos governantes? Eles não deveriam também ser indiciados pelas mortes causadas pelo descaso? São tragédias diferentes, mas a justiça deveria ser igual.

Claudia de Barros, professora, Tijucas do Sul – PR

Futebol 1

Não está mais dando para tolerar a "atleticofobia" manifestada pelo cronista Carneiro Neto, que impiedosamente desqualifica a meninada briosa do Sub-23! Estes garotos são dignos do respeito de todos aqueles que, de maneira isenta, sabem julgar as qualidades de um desportista.

Reginaldo Werneck Lopes, professor aposentado e educador

Futebol 2

Que situação embaraçosa a da Federação Paranaense de Futebol (Gazeta, 22/3)! Merece uma investigação mais profunda. Se depender dos filiados, nada vai acontecer. São todos comprometidos e temerosos de uma represália da entidade. Precisamos de mais transparência em relação à situação vergonhosa da FPF, que sobrevive com empréstimos particulares.

Albenir Feitosa, Campo Largo – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]