• Carregando...

É triste ler notícias como esta que revela que Curitiba é três vezes mais perigosa que São Paulo (Gazeta, 1/5). Eu tive o prazer de crescer aqui em outra época. Brincávamos na rua, íamos sozinhos para a escola e ainda não existia celular para os pais ficarem monitorando. Acho que um dos motivos foi a "invasão" de pessoas e empresas de outros estados. Está na hora de os políticos paranaenses se mobilizarem para essa deterioração acabar. Quando chegar ao ponto de se queimar ônibus e as crianças não irem para escola com medo dos tiroteios, vai ser tarde.

Nelma Suzan

ProUni no Paraná

É revoltante a matéria sobre as bolsas do ProUni no Paraná. Mais uma vez nosso estado não respeita os critérios legais para a concessão das bolsas, e realmente quem precisa fica sem poder estudar.

Ingrid Vanessa de Souza Reichen

Voto consciente 1

Gostaria de parabenizar este veículo de comunicação pela iniciativa em discutir a democracia, a política e, principalmente, as próximas eleições. Creio que é preciso politizar este país, no sentido do envolvimento com as questões políticas. Tenho usado as reportagens deste jornal para discutir política e democracia em minhas salas de aula. Por outro lado, fico um pouco angustiada quando, em época de eleição, recuperam-se as manjadas metáforas do voto como arma de mudança, alavanca das transformações e o título de eleitor como símbolo de participação política e engajamento.

Sandra Nogueira, Toledo – PR

Voto consciente 2

Há alguns dias o jornal Gazeta do Povo lançou a campanha Voto Consciente pedindo para que as pessoas pesquisem a vida do candidato e estimulando os jovens a votar. Essa ação é excelente, pois devemos saber sobre quem estamos elegendo. Sem falar que incentivar os adolescentes a tomar essa atitude é um exemplo de cidadania. Porém os meios de comunicação deveriam, também, estimular os idosos, principalmente os maiores de 70 anos, a votar. Afinal os anciãos possuem experiência de sobra. Porém muitos velhinhos não votam porque após uma certa idade o voto é facultativo.

Luciana do Rocio Mallon

Corrupção

Sempre culpam os eleitores pelo fato de existirem tantos políticos corruptos. Somos nós que não soubemos escolher. É importante lembrar que, antes de nós, os partidos escolhem entre seus filiados aqueles que vão disputar as eleições. Por isso acho legítimo que cobremos dos partidos maior rigor na escolha de seus candidatos. Afinal eles conhecem seus pares. O que vemos são partidos cedendo suas legendas a candidatos não honestos. Quem sabe se a população começar a cobrar mais ética dos partidos, eles comessem a barrar candidatos que, se eleitos, vão desonrar o partido e a instituição para a qual foram eleitos.

Beatriz Juliana Corrêa Dallagnol

Popularidade

O que está acontecendo com a popularidade do presidente Lula, está muito bem retratado na charge do Benett (Gazeta, 3/5). Infelizmente o presidente se acha o máximo e a imprensa estrangeira caiu de joelhos perante as notícias, elogiando e endeusando o ego de Lula.

Hirato Nagao

Diários secretos

Na Assembleia Legislativa do Paraná há ainda pelo menos um justo. O deputado Tadeu Veneri não se tem curvado ante a podridão que se apoderou do nosso Poder Legislativo. O único a votar favoravelmente pelo afastamento da Mesa Diretora. Deputado, parabéns pela coragem. O povo saberá reconhecer a sua ousadia, moralidade e intrepidez.

Edson Ferreira

Clint Eastwood

80 anos, que beleza (Gazeta, 1/5). Clint Eastwood como ator sempre encarnou um cara durão com poucas falas, mas como diretor se mostrou um cara talentoso e com uma sensibilidade fora de série, buscando sempre histórias diferentes que nos surpreendem ou às vezes com narrativas poéticas que nos emocionam. Queremos ver muitos filmes dele.

Ricardo Sakata

Entrevista

Oportuna a entrevista com o arquiteto Jaime Lerner. No momento que se discute o metrô de Curitiba, ele e sua equipe deveriam opinar (Gazeta, 2/5). Acompanho muitos clientes e amigos de outros estados quando visitam Curitiba. Todos se impressionam com as ruas limpas e a organização urbana. Só lamento que em sua gestão de governador implantaram-se as rodovias pedagiadas mais caras do país. Vida longa ao ex-prefeito e ex-governador e às suas ideias!

Edson Luiz Campagnolo

O homem do século 21

O grande desafio do homem em todas as suas dimensões é, sem dúvida, ser "humano", honrar esse atributo com dignidade. Quando se aprende no mais profundo sentido do que é ser humano, o homem vive o que é inerente à sua vida, aprende a ser gente e o restante vem por acréscimo.

Marcos Antonio da Silva Alencar

Crise jornalística

A crise não está só no jornalismo, mas também na falta de leitura crítica, pior ainda, no julgamento dos que não têm informações. O termo "escândalo seletivo" é oportuno e deveria servir de crivo para qualquer leitura (Gazeta, 3/5). Na mesma edição o jornal menciona o número de casos denunciados de pedofilia na igreja católica, sem mencionar o que ocorre nas outras. Há exemplos em outros contextos.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Dia do trabalho

Excelente o artigo do desembargador Ney José de Freitas na edição deste sábado. Eu já estava desistindo de ler textos de juízes e advogados, quase sempre com linguagem jurídica e muito distanciados dos fatos do cotidiano. O presidente do TRT, ao contrário, mostra estar sintonizado com o mundo real, citando dados macroeconômicos relevantes sobre a situação do emprego no Brasil e fazendo uma análise muito bem fundamentada e contextualizada em estatísticas, que refletem a realidade social daqui e do exterior. Mesmo em poucas linhas, fez um apanhado geral e imparcial das relações de trabalho. Quem dera o mundo do Direito tivesse mais profissionais assim, sempre antenados nas questões mais importantes que interferem no futuro do país.

Gustavo Dias, Campo Magro – PR

Adoção por casais homoafetivos

Concordar ou não com a adoção de crianças por homossexuais é irrelevante. A vontade deles tem prevalecido na sociedade. O futuro dirá se as crianças vão ou não se adaptar a essa novidade. Crianças podem ser muito cruéis. Caberá aos adultos proteger aquelas crianças adotadas do odioso "bullying" de que certamente serão vítimas preferenciais.

Willian Yahz

Correção

Ao contrário do que foi publicado na página 2 do suplemento Guia de Compras – Dias das Mães, em 2 de maio, o restaurante Barolo Trattoria não faz reserva para o Dia das Mães.

Outra correção: na página 10 do Guia, o trench coat não é vendido pela Mixed e sim pela Namix. A marca Namix fica em três endereços em Curitiba: Rua Recife, 51, Cabral; salão Vimax Beauty - Rua Gonçalves Dias, 532 (Batel); salão Torriton Taunay - Al. Presidente Taunay, 321 (Batel).

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]