• Carregando...

Qual o cálculo do custo da Copa para a sociedade brasileira? 1 milhão de dólares, 1 bilhão? O Congresso parado, escondendo a sujeira, fábricas, empresas sem trabalhar. Quantas cestas básicas daria para comprar, ou quantos km para asfaltar? Quem vai pagar pela derrota? Será que serão os políticos? Todos os corruptos serão perdoados e canonizados?

Lotar KaestnerCuritiba, PR

Bons policiais

Recentemente, minha filha foi a uma festa no Santa Mônica Clube de Campo e, ao voltar pra casa, resolveu dar carona a dois amigos que moravam em Colombo. Eles pararam na frente da casa do rapaz e, enquanto apanhavam algo na residência, três rapazes drogados entraram na casa e bateram muito neles, fugindo com o carro dela. Num momento de distração, um dos colegas de minha filha conseguiu acionar a Polícia Militar, que muito rapidamente chegou no local, e graças ao preparo dos soldados Ricardo e Ezenildo, eles conseguiram soltar minha filha e seus amigos, e recuperar o veículo, além de prender os três. Peço a Deus que ilumine esses policiais militares, que tanta gente critica mas que para mim e para a família das pessoas envolvidas, tanto serviram para tranqüilizar e salvar a vida de pessoas inocentes. Esses sim são exemplos de policiais que temos na Polícia Militar do Paraná.

Sônia W. P. RozenbergCuritiba, PR

Marca Brasil

É com muita alegria que acompanhamos o comportamento de todo povo brasileiro. Nos últimos dias, pudemos ver quanto a marca do Brasil ajuda principalmente as pequenas e médias empresas na confecção de chapéus, camisas, camisetas, movimentando a economia. Que bom se os governantes incentivassem as pequenas e médias empresas brasileiras para desenvolverem seus produtos, sem que houvesse a interferência e a invasão dos produtos chineses. Parabéns a todos os que desenvolveram seus negócios utilizando a marca Brasil.

José Pedro NaisserCuritiba, PR

Respeitando as religiões

Tenho acompanhado há algum tempo a "ismofobia" evangélica, principalmente da ala xiita de esquerda – os neopentencostais. É interessante observar que a sanha proselitista com a qual se lançam à caça de novos "convertidos" não respeita nem os ramos mais tradicionais da própria religião. As religiões autóctones, orientais e de matizes africanas sofrem constantes agressões e difamações. A forma mais equivocada de se interpretar qualquer lei é a literal, pois se valorarmos diferentes contextos históricos sob um mesmo prisma, corremos o risco de cair na autoridade do fundamentalismo, fato esse comum no que chamo de biblismo. O Brasil é um país maravilhoso que prescinde desse tipo de comportamento faccioso; se tivermos que copiar estrangeirismos que sejam aqueles que nos elevem como seres humanos e nos unam como nação.

Ali KhanCuritiba, PR

Causador do acidente

Em 7/2/2006, meu filho teve o carro abalroado por uma ambulância da prefeitura de Almirante Tamandaré, quando aguardava a abertura do semáforo no cruzamento da Rua Luiz Leão com o largo Bittencourt. Como o motorista causador da batida alegou que transportava doentes para hemodiálise, meu filho poderia tratar diretamente com aquele Executivo municipal, sendo desnecessário retardar o tratamento dos enfermos como também liberar o trânsito – eram cerca das 8 horas. Dentro de sua formação de caráter e do espírito acentuado de cidadania, assim procedeu. Passados dias, atendidas tempestivamente todas as exigências que lhe foram feitas e diante de alegações diversas – dentre elas, pasmem, dificuldade em tomar o depoimento do seu próprio funcionário, a prefeitura vem postergando o ressarcimento dos prejuízos. Já tentamos solução perante a Ouvidoria e o Jurídico, mas sempre esbarramos com evasivas. Só nos resta recorrer ao Judiciário.

Antonio Carlos Ferreira de Abreu Trindade, economistaCuritiba, PR

Máquina pública

A seção Notas Políticas (de 28/6) trouxe excelente notícia: a revogação, por nossos deputados, da lei que criava o município de Novo Pirapó. O notável dessa notícia não é a atuação da AL, com certeza contrariada por não poder expandir sua base de poder, dando emprego a mais alguns aliados e "chefes comunitários", e sim a desaprovação, em plebiscito, pela população de Novo Pirapó, de seu desmembramento de Apucarana. Parabéns, povo de Novo Pirapó! Vocês deram um bom exemplo no que a população do país deveria fazer: reduzir a pesada, ineficiente e corrupta máquina pública.

Valdomiro L. GonçalvesCuritiba, PR

Ricos e pobres

Colunistas afirmam que Lula quer confrontar ricos e pobres. Por quê? Lula investe em bolsa-família, salário mínimo real, agricultura familiar, dá aumento a servidores, não corta gastos sociais e contrata servidores. Segundo eles é um perigoso sinal da "luta de classes". Não seria "luta de classes" cortar gastos sociais, servidores permanecerem sem aumento por mais dez anos, investir apenas em agricultura empresarial, conter o salário mínimo, manter suspenso os concursos, extinguir o Estado, os tributos da produção, da renda elevada e do grande patrimônio. Este é o discurso neoliberal e concentrador de renda que está conduzindo o Brasil e o mundo para uma tragédia social.

Antonio Negrão de SáRio de Janeiro, RJ

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]