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Os homens das leis desconhecem o mínimo de leis. Quase a metade dos projetos encaminhados para apreciação na Assembleia Legislativa do Paraná neste ano é inócua, pois fere a Constituição (Gazeta, 14/4). O Estado não tem competência para legislar sobre determinados assuntos. Para que serve o enorme quadro de advogados contratados para assessoramento à Assembleia Legislativa? Não poderiam ser consultados sobre referidos projetos antes de serem arquitetados simplesmente para preencher o ego do deputado? Outros tantos projetos são atos de declaração de utilidade pública ou inserção de datas comemorativas, sem resultados práticos. Imagine o gasto de cada projeto, para serem posteriormente jogados no lixo.

Claudio Todeschini

Multas x acidentes 1

Qualquer cidadão menos esclarecido sabe que apenas multar não resolve problemas de imprudências no trânsito (Gazeta, 14/4). Infelizmente, a relação de trânsito e poder público não passa por outro interesse que não seja arrecadar. Quanto mais problemas melhor e maior o resultado financeiro. E para onde vão os recursos resultantes das multas de trânsito? Com certeza não é para a educação de motoristas e pedestres, não é para eliminar condições de risco e melhorar as condições de nossas ruas e rodovias. Aliás, por que os fiscalizadores ou os defensores dos nossos direitos, como é o caso dos Tribunais de Contas e Ministério Público, não investigam tal situação que, no mínimo, é mal explicada.

Vilson Bonacin

Multas x acidentes 2

Há alguns anos, recordo-me como se fosse hoje, havia uma campanha para que não bloqueassem os cruzamentos. Nessa propaganda o motorista que o fazia era uma anta ou outro bicho. Batata: até hoje os cruzamentos estão liberados (obviamente que há um ou outro anta). Por que não fazem uma campanha desse tipo? Por que não lançam campanhas eficazes de educação? Já sei: porque isso realmente inibiria os motoristas e dessa forma não seria vantajoso para os órgãos competentes, pois deixariam de recolher dinheiro das multas.

Erika Lemos, empresária

Transporte público 1

Gostaria de registrar minha indignação com a adoção de novos ônibus, em um trecho onde já havia o ligeirão. Para o trecho Pinheirinho - Santa Cândida, com tempo estimado em quase uma hora, nem sequer é mencionado. Essa linha promove acesso a quem trabalha na região industrial. Se tivéssemos um transporte mais ágil, com certeza haveria maior opção por transporte coletivo e menor número de carros circulando nas ruas.

Marta Jensen, filósofa

Transporte público 2

Muito se critica, na maior parte das vezes com razão, a deterioração do transporte coletivo em nossa cidade. Entretanto, esses críticos em nenhum momento se manifestaram sobre a omissão do governo federal, parceiro indispensável no processo de modernização do modal. Cidades com muito menos expressão tiveram a valiosa parceria de órgãos federais na implantação de metrôs de superfície, enquanto Curitiba não conseguiu nem sequer viabilizar a transferência dos trens de carga para fora das áreas urbanas, esta sim uma condição sine qua non para a implantação de outros meios de transporte de passageiros.

Tosikazu Hassegawa, professor e administrador

Psicólogos na escola 1

A lei que pretende colocar psicólogos à disposição das escolas deveria ser posta em prática. Há conflitos entre alunos e entre alunos e professores que precisam ser mediados por um profissional.

Carolina R. Hardke

Psicólogos na escola 2

Professora da rede pública estadual, enfrento todos os tipos de distúrbios em sala de aula. Os pais, muitas vezes, não encaminham seus filhos para atendimento especializado e o professor tem de dar conta disso. Está na hora de o poder público cumprir a lei. A sociedade já está cansada da mesma desculpa "falta de verba". É lamentável que o dinheiro usado na educação ainda seja considerado gasto e não investimento.

Inaura Marcondes

Acesso à banda larga

O acesso à banda larga apenas não é suficiente para a sala de aula (Gazeta, 12/4). Um computador por aluno no projeto UCA ou banda larga não bastam para que tenhamos aulas de boa qualidade. Não apenas pelo fato de muitos profissionais de educação ainda terem dificuldades quanto ao uso dessa tecnologia em sala de aula, mas, principalmente, porque o profissional de educação precisa fazer as devidas relações em sala para que o conhecimento se efetive e tenha sentido aos alunos. Sem isso, de nada adiantará pôr um computador nas mãos dos alunos.

Francisco de Assis Teles Maria

Novos impostos

Criar novos impostos, não importa a razão, é um abuso. O Estado utiliza o dinheiro dos impostos prioritariamente para financiar privilégios, comprar apoios e engordar os rendimentos dos políticos e "aspones". Qualquer que seja a justificativa para a criação de novos impostos, sabemos, que a maior parte da arrecadação terá destino diverso do anunciado.

Miriam Ledur

Armas 1

Iniciativa demagógica do senador Sarney essa do plebiscito sobre armas e que deve ser rejeitada de imediato, pois há muito pouco tempo houve plebiscito em que o desejo de manter-se a possibilidade de cidadãos de bem possuírem armas foi vencedor. Por outro lado, com o controle sendo efetuado pela Polícia Federal, houve redução significativa no número de armas legais. Quem mata é o homem; as armas são coadjuvantes e diversas!

Antonio Rodrigues Neto

Armas 2

Em vez de investir nosso suado dinheiro em educação, preferem promover campanhas para discutir um assunto já vencido pela maioria esmagadora. E não faz muito tempo. Qual parte do não dito no referendo das armas os políticos não entenderam? Quantos bandidos entregaram suas armas? Simplesmente absurdo! Essa campanha motivada por oportunismo e ideologia mostra quão madura está nossa democracia. Por que não fazemos referendo para eliminar cargos e salários dos políticos Esse dinheiro pode ser muito bem investido em outra área mais produtiva.

Dino Liao

Armas 3

Tenho a impressão de que o governo está perseguindo os honestos e pessoas de bem, porque o porte de arma legal está praticamente impossível. Os bandidos devem estar muito felizes com esta ideia.

Vilson Deckert, comerciante

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