• Carregando...

Essa tragédia do desabamento de três prédios no Rio de Janeiro reacende a memória do desabamento do edifício Atlântico em Guaratuba, ocorrida em 28 de janeiro de 1995 (há 17 anos). Naquela oportunidade, o prédio veio abaixo numa manhã de sábado, em plena de temporada de verão, ceifando 29 vidas, e mudando para sempre a vida de tantas outras afetadas pelos fatos.

Diogo Castor

Copa

Em meio à euforia pela Copa de 2014 no Brasil, saltam aos olhos o festival de obras desnecessárias e o grande derrame de dinheiro público nas construções de verdadeiros "elefantes brancos" em quase todas as capitais brasileiras para que seja atendido o padrão Fifa de qualidade. Como se não bastasse, eis que a soberania brasileira é posta em xeque pela Lei Geral da Copa, que vai justamente contra as leis vigentes no Brasil que garantem o equilíbrio social e que tendem a proibir as condutas consideradas nocivas e abusivas à sociedade.

Wagner Pinheiro

Nomes técnicos

A indicação de nomes técnicos para os ministérios é o de menos. Colocar um técnico que seja obrigado a agir politicamente não muda nada. Se agir como técnico sem ceder às pressões políticas, será queimado. O mais importante seriam as atitudes éticas e morais. As prioridades administrativas e não políticas, entretanto, neste particular a presidente só cumpre ordens.

Antonio Carlos Wanderley

Comissionados 1

Enquanto policiais e professores ganham verdadeira mixaria, sem mínimas condições de aprimoramento necessário, políticos se locupletam. Nomeações significam roubalheira. Parem. Precisamos começar uma corrente para o moralismo. Troquemos um vereador por dez professores; um deputado estadual por 50 professores e um federal por 100.

Genésio dos Reis

Comissionados 2

É difícil para qualquer cidadão de Curitiba entender que a Câmara de Vereadores conta com 228 servidores efetivos e, pasmem, 550 comissionados. Eu já considero um exagero 228 funcionários efetivos. Sinceramente gostaria de saber onde trabalham e o que fazem esses 778 servidores, e que fosse divulgado qual é o salário deles.

Claudio Todeschini

Viagens de políticos

É uma pena que poucos políticos brasileiros se dirigem aos EUA, Europa e Japão com propósitos que atendam ao povo brasileiro. Deveriam um a um ir para esses continentes e fazer um estágio de uma semana; ver como funciona um hospital público, escola pública, presídio, delegacia, um tribunal. É vergonhoso ver como a falta de seriedade, de ética, de honra, de leis que prestem, atormenta este país.

Marcos Garcia

Dissidentes de Cuba 1

Imagine um lugar de onde o cidadão não pode sair e a maioria da população se arrisca para fugir. Passa fome, não tem emprego e vive com ajuda dos outros. Na verdade os dissidentes são severamente excluídos. Aqui no Brasil dissidente faz passeata, interdita o trânsito e viaja quando quer. E em Cuba? A população é tratada como animal, tem direito a ração de comida por dia, moradia conjunta. Dilma deve receber dissidentes.

Elias Ubirajara Kasecker Junior

Dissidentes de Cuba 2

Acredito que a presidente irá se encontrar com os dissidentes cubanos. Felizmente ela tem uma postura diferente de seu antecessor, que queria ser amigo de todos os poderosos, ditadores ou democratas. Exemplo recente foi a não visita do presidente do Irã que esteve na América do Sul e não veio ao Brasil!

Marcos de Luca Rothen

Verba parlamentar 1

A atividade parlamentar deveria ser encarada com orgulho e prazer pela dedicação e doação de tempo em prol da construção de uma sociedade justa e fraterna. Não deveria ser remunerada. A farra atual de autoconcessão de aumentos de remuneração e benesses com o dinheiro coletado dos impostos é vergonhosa e criminosa. Felizmente a história nos conta que isso sempre termina.

Joaquim Miró

Verba parlamentar 2

Dizem que para o exercício da democracia seu custo é alto. Ele só é alto porque a legislação é frouxa, cheia de concessões absurdas envolvendo vantagens financeiras para o exercício da representação legislativa. Essa representação deveria ser revestida de espírito público e ser orgulho de qualquer cidadão. As verbas de representação deveriam ser mínimas e condizentes com as necessidades dessa representação, e não o festival de recursos como são disponibilizados, e que estão servindo para institucionalizar a profissão de senador, deputado ou vereador. Enfim, todos esses representantes possuíam ou possuem ainda outra atividade dentro dos mais diversos segmentos produtivos.

João Candido de Oliveira Neto

Morrissey no Brasil

Sei que vou ser redundante, mas por que não Curitiba? Onde estão os tão bambambans produtores e patrocinadores milionários que investem em sertanejo universitário e que não olham essa lenda da música? Cadê a Pedreira? Vamos ficar de fora dessa mais uma vez? Curitiba das Viradas Culturais, que tantos talentos musicais me dão prazer, não faça isso comigo!

Alessandra Cidral

Sacolinhas plásticas 1

Devemos ser conscientes. Tudo que é radical gera revolta e, como queremos construir um mundo melhor, penso que cobrar pelas sacolinhas não seja o caminho. A situação deve ser gradativa, pois é uma situação vexatória sair de algum estabelecimento, sem um embrulho para sua compra.

Dalvanice Aguiar Menezes Galvan, Almirante Tamandaré – PR

Sacolinhas plásticas 2

Com os grandes poluidores ninguém mexe. Claro que é fácil ao supermercado não fornecer a sacolinha com a desculpa da poluição. A verdade é que vão tirar os custos do mercado e jogá-lo para o consumidor. Lance inteligente. Dessa forma, nas nossas lixeiras, em vez de saquinhos de supermercado, sacolas de plástico mais reforçadas, mais poluidoras, mas que terão de ser compradas, com lucratividade ao poder econômico. Logo, logo, teremos de comprar refrigerante em balde.

Luiz Eduardo Hunzicker

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]