• Carregando...

Para que a sociedade brasileira cresça em desenvolvimento humano é preciso investir, principalmente, em educação. Pois os novos dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) afirmam que o Brasil só está a frente de um país nesse quesito (Gazeta, 5/11). Assim, é de vital importância que se consiga progredir imediatamente em relação à educação pública, que é muito deficiente.

Robson Fraga

Defensoria Pública

Absurdo o descaso com os desfavorecidos que precisam da Defensoria Pública. As Constituições da República e do Paraná garantem o acesso à Justiça por meio da Defensoria Pública aos que não têm condições de arcar com as custas do processo. É Direito Fundamental, artigo 5.º. Em síntese: é plena a omissão do Poder Executivo estadual.

André Luiz Aguiar

Gastos de campanha

Sobre a matéria "Campanha de Osmar gastou R$ 5,8 milhões a mais que a de Beto" (Gazeta, 4/11), resta uma pergunta: de onde cai todo este dinheiro? Só pode ser do céu. É como diz um apresentador de televisão: "Isto é uma vergonha". Cadê a transparência?

Adailton Pereira de Araújo

Volta da CPMF 1

Nem bem guardaram as urnas das eleições de 2010 e a volta da CPMF, o imposto sobre as movimentações financeiras, já começa a ser discutida (Gazeta, 4/11). Se aprovada, a volta da CPMF terá sido um golpe baixo nos eleitores, tanto pelos governadores eleitos quanto pela presidente Dilma. Voltam a dizer que a CPMF se faz imperiosa para melhorar a saúde do brasileiro, quando, durante todos os anos em que foi cobrada, não temos lembrança de um serviço de saúde pública sequer aceitável.

Rubens Santos, empresário

Volta da CPMF 2

Vivemos em um país com uma das maiores cargas tributárias do mundo com o governo batendo recordes de arrecadação nos últimos anos. E agora estão querendo ressuscitar e CPMF? Isso é um absurdo, inadmissível! Tenho esperança de que nosso futuro governador não faça parte daquele grupo que está querendo reativar mais um tributo. Temos de brigar para que os impostos baixem.

Samir Ibrahim

Curso superior para PM 1

A velha mania brasileira de associar a formação acadêmica de uma pessoa à competência profissional não é válida. Na teoria, é muito bonito. Na prática, não funcionará assim. Será um passo para frente e dois para trás. A Polícia Militar ainda existe e funciona muito melhor do que outras corporações policiais devido à forma de ingresso exigida.

José Eleutério

Racismo on-line 1

Quanto aos comentários da estudante paulistana de Direito na internet, provocando o preconceito contra nordestinos, sem sombra de dúvidas, ela foi muito infeliz (Gazeta, 4/11). Mas nada que um pedido de desculpas não se resolva. Sou nordestino daqueles arretado, gosto de tudo e de todos, moro em Curitiba há 15 anos, tenho vários amigos nesta cidade e até hoje nenhum deles fez comentários maldosos. Espero que a estudante não se esconda por trás de um nome e venha a público se desculpar por suas palavras.

Nilo Oliveira Filho

Racismo on-line 2

Altamente louvável a atitude da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco ao decidir tomar providências contra a estudante que expressou opinião racista e violenta pela internet. Está na hora de as instituições democráticas e republicanas deste país civilizar essas pessoas pela educação e pela punição. Lamentável as considerações do jurista René Dotti. Ao contrário do que sugere o jurista, racismo não é estritamente crime de opinião, não acaba quando a pessoa termina o seu texto ou quando finda uma eleição. Mas continua em ações cotidianas que produzem efeitos dramáticos sobre as vidas das pessoas.

Renato Perissinotto, professor

Guerrilheiras 1

José Carlos Fernandes é um colunista que conhece a história de luta do nosso país e faz uma homenagem às mulheres que deram parte de sua juventude (e muitas a sua própria vida) em prol de um Brasil melhor, mais justo, mais comprometido com as causas do povo brasileiro (Gazeta, 5/11). Mulheres que como Dilma superaram os algozes com dignidade, com conhecimento, com exemplo de vida digna. Mulheres que enfrentam o dia a dia duro da vida e fazem junto com os homens este Brasil grande crescer. Precisamos ler mais sobre nossa própria história e valorizar a mulher brasileira da maneira mais correta.

Maria Aparecida Pimentel Arruda

Guerrilheiras 2

Dilma é, em essência, radical. Um simples olhar mais atento percebe nela o radicalismo e agressividade latentes, desde o caminhar marchando até o sorriso forçado que teimou em exibir durante toda a campanha, inclusive quando falava sobre temas difíceis. Ao ser contrariada ou interpelada por fatos inegáveis sobre corrupção e omissão do governo petista, controlou-se, a muito custo. É a Dilma debaixo do botox. Sem jogo de cintura nem postura conciliadora que precisará ter.

Cristina Esteves Schuster

Turismo em Curitiba 1

Creio que deveriam incluir passeios turísticos pela Estrada da Graciosa, Vila Velha e principalmente na cidade da louça, Campo Largo. Curitiba é uma cidade atraente e conhecida em todo o Brasil, temos bons restaurantes e muitos parques, mas podemos expandir com alternativas novas visando ao turista consumidor e que busca novidades que vão alÉm das feirinhas de fim de semana.

João Arnaldo Hobmeir

Turismo em Curitiba 2

Turista de fim de semana é aquele que não tem sazonalidade, não depende de férias escolares. Gosta da natureza, parques e atividades culturais: igrejas, museus, eventos. Curitiba, apesar de eleita a melhor capital cultural do Sul do Brasil, peca por não oferecer atrativos no decorrer do ano, somente em raros eventos festivais de teatro e música.

Caio Soares

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]