• Carregando...

O PT comemora dez anos de ditadura branca. Com 70 milhões cadastrados no maior esquema oficial de compra de votos já conhecido, não se pode esperar mudanças no poder. E, se não há possibilidade de alternância no poder, não existe democracia. Depois de dez anos, os miseráveis continuam miseráveis, com alguns reais no bolso, e os ricos, muito mais ricos, com novos amigos de gravatas vermelhas. Se os países desenvolvidos não estivessem em crise, nossa decadência seria muito mais evidente.

Marcelo Henrique da Silva

Mussa José Assis

Durante toda a sua vida, o jornalista Mussa José Assis, ex-diretor dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, foi um exemplo de esperança e superação. Durante sua juventude teve problemas com a ditadura e nos seus últimos anos sofria com problemas respiratórios. Mesmo doente dos pulmões, ele não desanimava e tinha a vida social intensa, dando um excelente exemplo aos mais jovens.

Luciana do Rocio Mallon

Yoani Sánchez

A agressão à blogueira Yoani Sánchez, tema do editorial "Aprendizes de ditadores" (Gazeta, 21/2), não deveria ser motivo de surpresa para ninguém. Esse tipo de agressão – impedir o direito de livre manifestação – acontece diariamente nas assembleias estudantis; nas assembleias de sindicatos; nos conselhos de gestão (dita) participativa; nos conselhos de saúde e de educação; nos conselhos tutelares; enfim, em todo e qualquer lugar que possa ser dominado ou manietado pelos dinossauros ideológicos da esquerda.

Caio Savério

Violência

O médico assassinado no Mossunguê (Gazeta, 21/2) é mais uma vítima da brutalidade que se enraíza na nossa cidade, cada vez mais perto de nossas famílias. Até quando as autoridades e a polícia vão ignorar a necessidade de sua presença ostensiva e a realização de blitze diárias em Curitiba? Somos nós que estamos atrás de grades e com medo.

Paulo Rocha

Hospital Evangélico

Fiquei admirada com a falta de ética profissional do advogado da médica Virgínia Soares de Souza, dizendo que algum enfermeiro pode ter entendido errado alguma das orientações da médica e achado que a intenção dela era matar o paciente. Será que o advogado acha que os enfermeiros são ignorantes? Estudamos tanto quanto eles para exercer nossa profissão.

Fernanda T. K. Landal

Tarifa da água

No município de Palmeira, há anos a Sanepar tem problemas operacionais com a captação e distribuição de água, desrespeitando o cliente final. Agora, vão aumentar a tarifa (Gazeta, 20/2) de forma padrão para todos os municípios sem levar em consideração o nível do serviço prestado em cada cidade. Isso mostra a qualidade da nossa administração estadual.

Vinicius Luiz de Carvalho, Palmeira – PR

Radares

Sobre o fato de o líder do governo na Assembleia, Ademar Traiano, ser contra a fiscalização via radares feita por empresas privadas, (Gazeta, 21/2), gostaria de lembrar que o mais importante é criar a "indústria da vida" nas estradas, pois a maioria dos motoristas não respeita a sinalização. Só é multado quem desrespeita as leis do trânsito. Quando se fala em arrecação com multas, deve-se lembrar também quanto se gasta nos hospitais em decorrência de acidentes.

José Jesus de Souza

Sincronia

Quando os responsáveis pelo trânsito em Curitiba irão se dar conta de que em uma cidade com grande volume de veículos a sincronia dos semáforos não é um luxo, mas uma necessidade? Alguém se lembra de ter percorrido toda a extensão da Visconde de Guarapuava sem precisar pisar no freio, bastando manter a velocidade adequada?

Rod Vertising

Paranaguá

É uma vergonha para Paranaguá, uma cidade cheia de riquezas, com um dos maiores portos do país, ver a situação dos moradores do Morro Inglês (Gazeta, 20/2). Como sempre, os mais necessitados sofrem com o pouco caso dos governos federal, estadual e municipal.

Vanessa Rosa

Novas catedrais

Li o artigo de Fernando Martins que retrata a nossa fútil sociedade (Gazeta, 20/2). O autor deve ter se inspirado em Victor Hugo, que em seu O Corcunda de Notre-Dame também faz uma conexão entre arquitetura e sociedade. Naquele livro, o shopping de hoje era uma majestosa catedral.

Denise Vilar

Bento XVI

Queria parabenizar o publicitário Sílvio Medeiros por seu artigo a respeito da renúncia do papa Bento XVI (Gazeta, 20/2). É gratificante ver que não se trata de uma simples opinião pessoal, mas sim um texto com fundamentação, demonstrando que o autor realmente estudou o assunto.

Carolina E.P.M de Senna Motta

Licenciamento ambiental

A proposta do futuro secretário Luiz Eduardo Cheida de "terceirizar" licenciamentos ambientais (Gazeta, 21/2) é absurda. O procedimento de licenciamento é algo sério que deve ser realizado por funcionários públicos. Apesar de o IAP não ser um exemplo de efetividade, é um órgão que funciona. Sanar o problema da falta de funcionários com a contratação de terceiros é tapar o sol com a peneira.

Luiza de Araujo Furiatti

Árvores

As árvores tornam-se uma ameaça (Gazeta, 21/2) porque são mutiladas. Galhos saudáveis são podados para fazer volume, mas a erva de passarinho e outros parasitas continuam comprometendo a saúde das árvores. Enquanto não houver uma pessoa competente para comandar a execução das podas, o perigo vai continuar.

Marcelo Svoboda

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]