• Carregando...

Retiram direitos dos trabalhadores sem qualquer manifestação dos nossos parlamentares e dos representantes sindicais. E pior ainda foi a desfaçatez de Mercadante ao dizer que isso "não afeta os direitos dos trabalhadores". Como não, se a meta é retirar dos trabalhadores e seus dependentes, via seguro-desemprego ou pela redução de proventos, R$ 18 bilhões? E onde está Dilma numa hora dessas? Quando é para dar um desconto fajuto na fatura de energia, ela convoca rede nacional.

Evaldo José Magalhães

Bolsa Família

Sobre a matéria "Queda de braço com o Bolsa Família" (Gazeta, 30/12), existem pessoas que não possuem o mínimo senso do que seja um programa social e suas características. Não importa se é do PT, do PSDB ou seja lá qual partido, a responsabilidade principal é do prefeito, que tem de acompanhar a execução de cada programa de que o município participa.

Carlos Donisete Olmo Solana

Protecionismo

Gostei do editorial "Os males do protecionismo" (Gazeta, 30/12). Estudei muito economia, mas demorei para entender como um sistema aberto de trocas pode beneficiar um país que tenha como diferencial produtivo um produto ou produtos com baixo valor agregado. Mas ainda choca pensar que um pequeno microprocessador possa ter mais valor do que uma tonelada de alimento.

André Queiroz

Teoria de gênero

Para certos grupos, a liberdade de expressão só é válida se as opiniões manifestadas coincidirem com as suas. No caso da teoria de gênero (Gazeta, 28/12), uma teoria supostamente científica (a de gênero), extremamente controversa nos meios acadêmicos sérios, não pode ser criticada porque fere uma ideologia protegida pelo "politicamente correto".

Wagner Marchiori

Dívida de clubes

Enquanto os dirigentes dos clubes não responderem criminalmente por todo e qualquer dano causado à instituição que dizem amar e defender, o futebol brasileiro vai continuar claudicante. Os clubes estão quebrados, a exemplo do país, por causa de um simples fator que se chama impunidade.

André Renato Wenglarek

Obras da Copa

Moro em São José dos Pinhais e as obras prometidas por causa da Copa (Gazeta, 29/12) estão todas paradas. As trincheiras estão pela metade, começaram a duplicar o acesso ao Aeroporto Afonso Pena e pararam, causando transtorno para os motoristas que pegam a BR-376. Talvez as obras fiquem prontas para a Copa... da Rússia.

José Dalagassa

Trânsito

Encher as ruas de lombadas é fácil, mas é uma solução imediatista somente. Se os próprios moradores limpassem a frente de suas casas, retirando caliça e o mato, colocando uma calçada simples, nivelada, não haveria o risco de atropelamento. Nessa rua do Tingui onde houve um atropelamento (Gazeta, 29/12), e em outras da região, não há o cuidado da maioria dos moradores com os pedestres que passam em frente de suas casas.

Cesar Engel

Rodovias

Vindo de Ponta Grossa em direção a Curitiba, me deparei com um temporal que mal deixava ver a pista. Aí apareceu um amigo caminhoneiro com alerta ligado e me conduziu até o pedágio. Pela falta de visibilidade, não consegui nem anotar a placa do caminhão, mas agradeço a esse verdadeiro herói da estrada.

Eufrem Lapuinka, contabilista

Charges

As charges do Benett (Gazeta, 30/12) sintetizam a falta de vergonha da classe política em sufocar a população, que, mesmo com toda a roubalheira, segue feliz comemorando e bebemorando tragédias anunciadas que não quer ver, tampouco ouvir, e que, no máximo, se tornam comentários em círculos sociais.

Irineu Q. Santos

Lapa

Em 1989 foi imposto o tombamento do Centro Histórico da Lapa, partindo de um falso pressuposto de que a cidade estava sendo destruída. Hoje, 25 anos depois, o patrimônio histórico e artístico está em frangalhos, com edificações interditadas, algumas até ruindo. Em 1950 foi criado o Parque Estadual do Monge, que nunca foi devidamente regulamentado. Fechado há mais de seis anos com a promessa de revitalização, o parque está para ser entregue pela metade e em péssimas condições, e nenhum órgão se comprometeu com a futura gestão do local. O povo lapeano está vendo seu sonho de ver a Lapa se tornar um destino turístico ruir.

Márcio Anis Mattar Assad, Lapa – PR

Veganismo

Apoio essa conduta de vida dos veganos (Gazeta, 29/12). Cada um tem liberdade para escolher o que é melhor para si e defender suas ideias sem impor nada a ninguém e de acordo com suas possibilidades econômicas, culturais e sociais. A filosofia vegana inspira uma quebra de paradigmas e isso sempre provoca o debate acalorado.

Patricia Wander Broock

Som alto

Em Fazenda Rio Grande, a polícia tem de fazer blitz nesses veículos rebaixados com som alto. Não estamos mais aguentando a situação. Os motoristas passam perto das casas com o som no máximo, fazem cavalos de pau e rachas em plena rua.

Clovis A. Cotrim

Miséria

Triste o país que ainda não se deu conta de que o governo do PT, depois de 12 anos no poder, só conseguiu tirar os pobres da miséria com ajuda do Bolsa Família. Que país é este que se orgulha em manter 50 milhões de pobres e onde, se um dia não tiver de onde tirar mais dinheiro, a miséria vai voltar em dobro?

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Ministério 1

A presidente Dilma teve a oportunidade de escolher para o ministério o melhor entre os melhores e, no entanto, está trocando seis por meia dúzia. Como ter esperanças de um ano com boas perspectivas?

Reinaldo Pereira

Ministério 2

O novo ministro da Educação, Cid Gomes, baseando-se na sua vasta experiência no assunto, em sua primeira declaração, disse que pretende inventar a roda da educação do ensino médio, e que os estudantes não devem ser obrigados a ter conhecimento sobre todas as áreas, como é atualmente, podendo escolher as matérias em que mais desejem se aprofundar. Ou seja, segundo Cid, já na entrada do ensino médio os estudantes deverão fazer a sua opção de estudos para o resto de suas vidas. Sobre um aumento para os professores, que é o principal problema do nosso ensino público, não prometeu inovar. Se a educação já andava bem mal das pernas, imaginem agora, com o Cid....

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Tribunal de Contas

Além de ser um cabide de empregos, o Tribunal de Contas do Paraná permanece à mercê dos caciques da política regional via Assembleia Legislativa, cometendo toda sorte de desmandos, desde nepotismo, falcatruas em licitações, desvio de funções e outras coisas mais. Como conceber que nove membros de uma diretoria estejam em desvio de função?

Roberto Nogueira Boscardin, médico

Corrupção

A corrupção é um problema cultural. Os políticos e seus respectivos partidos refletem o povo. A diferença é que, no poder, o jeitinho brasileiro toma proporções bilionárias e, no cotidiano, esse mesmo aspecto cultural por vezes é romanceado e tido como um sinal de esperteza. Valores como ética, honestidade e consciência devem ser trabalhados com nossas crianças para que no futuro o Brasil possa ser conhecido pela seriedade do seu povo e de quem o representa, pela justiça e respeito para com os bens públicos.

Julia Beatriz da Rocha

Petrobras

Em 2008 eu apliquei um dinheirinho na Petrobras, inocentemente acreditando que em menos de um ano eu teria uns 200% de lucro. Hoje, seis anos após essa burrada, tenho o orgulho de dizer que, de 100% daquilo que investi inicialmente, me resta menos de 18% e, do jeito que as coisas andam, tenho certeza de que dentro de alguns dias chegarei ao tão esperado 0%. Depois disso, vou poder dar uma grande contribuição para a ciência mundial e dizer o que realmente existe dentro de um buraco negro.

Marcelo Kleinschmidt

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]