• Carregando...

É a entrada da Semana Santa. Para as comunidades cristãs, esta semana maior sempre será um confronto com o problema do mal no mundo. A entrada de Jesus em Jerusalém no Domingo de Ramos ocorreu depois de três anos de missão, de anúncio do Reino de Deus, de muitos contatos e pregações com as multidões. O projeto de Jesus entra num confronto decisivo. Por um lado, o povo que foi tantas vezes por Ele ajudado, que percebeu Nele uma saída de vida, aclama-O, cheio de profunda esperança, como Aquele que haveria de cumprir as promessas de Deus, como Aquele que seria o "Vingador dos Pobres". Por outro lado, as elites dominantes, em parceria com o império romano, cheias de privilégios, com todo poder político, econômico e religioso, não aceitam essa liderança e tramam a morte dos justos. É o que percebemos no Domingo de Ramos, na leitura da paixão e morte do Senhor: um rápido processo, uma traição, um julgamento sobre pressão e a condenação de Jesus à morte. Com a Paixão, Morte e Ressurreição, Jesus nos mostra o caminho da salvação, que passa pela cruz, porque Ele respeita a liberdade humana. Dessa cruz brotou a vida, a ressurreição, a semente do novo à proposta da Igreja das comunidades fraternas. Com os ramos nas mãos, aclamamos Jesus como verdadeiro Messias, nos associamos à sua cruz para podermos participar de sua ressurreição e vida.

Monsenhor Natalício José WeschenfelderSão João, PR

Futebol perigoso

Presencio constantemente alguns adolescentes do Colégio Estadual do Paraná jogarem futebol na Rua Luiz Leão, em frente da Casa do Estudante Universitário, durante as manhãs. Os jovens aproveitam que o sinal da Avenida João Gualberto fecha, marcam as balizas com as suas mochilas de escola e começam a jogar futebol. Quando o sinal abre começa a correria para recolherem os seus pertences. No dia 6/3/06, por volta das 10h20, fiquei preocupado quando duas motos do Diretran passaram pelo local e nada fizeram para encerrar o jogo naquele lugar tão perigoso. Se algum motorista, por infortúnio, atropelar algum jovem ou atingir algum outro veículo ao tentar se desviar do "jogo" será tachado de irresponsável e ainda poderá ser culpado pelo fato. Entendo que o pedestre também é responsável pela segurança do trânsito.

Luiz Alexandre Schroeder Reis, funcionário público federalCuritiba, PR

Mínimo estadual

Entendo que o novo mínimo, proposto pelo governo do estado, deveria valer somente para os funcionários públicos estaduais, e não para trabalhadores da iniciativa privada. A Constituição Federal assegura em seu artigo 7.º, IV, "salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado....", o qual em seu parágrafo único estende a categoria dos trabalhadores domésticos. Como vemos, o salário mínimo é de competência da União. O estado que quiser poderá instituir salário mínimo diferenciado, desde que seja para seus funcionários.

Juvita Elizabeth Lima Leoni, dona de casaCuritiba, PR

Rádio Corneta

A decisão do MP em relação à proibição do funcionamento da "Rádio Corneta" foi muito acertada porque era uma fonte de poluição sonora. Creio que a "Corneta" deveria aproveitar essa situação e evoluir para uma verdadeira rádio comunitária, utilizando um transmissor de rádio, que poderia ser facilmente adquirido. Basta que cada pessoa do citado abaixo-assinado doe R$ 1,00 à Igreja; serão R$ 2.500,00, suficientes para comprar um bom transmissor. Dessa forma, todos ficarão felizes: os que amam o silêncio, os que gostam das locuções do padre, e o próprio, que poderá continuar com sua atividade de comunicador de forma ética e educada, dando, dessa maneira, um bom exemplo para toda a comunidade, o exemplo do respeito à lei, ao meio ambiente e ao próximo.

Cláudia A. Soares, artista plásticaCuritiba, PR

Bom exemplo

Ao adentrarmos nas salas de aula do Colégio Estadual Nossa Senhora da Salete, em um trabalho de distribuição de Novos Testamentos, de forma educada e respeitosa, os alunos ficavam em pé ao lado da carteira. Após a saudação, todos respondiam e sentavam-se. Mantinham-se em silêncio e atenciosos. Realmente, causa-nos espanto e alegria, pois a juventude de muitos colégios hoje sequer respeita os professores dentro da sala de aula. Parabéns à direção e professores! Ensinamentos como esse são para a vida toda.

Marco Antonio Sanson da Silva, administradorCuritiba, PR

Mau exemplo

Mais uma vez, nos deparamos com um péssimo exemplo que nos é dado por um grupo de parlamentares, que demonstra claramente ignorar seus eleitores. Em mais um lamentável espetáculo, de uma teatral interpretação de humildade e decência do ex-presidente da Câmara Federal, vimos seus pares inocentá-lo dando seqüência ao famigerado esquema do mensalão, mesmo contrariando o parecer favorável à cassação. Não bastasse esse fato, ainda tivemos que ouvir um dos mensaleiros: além de atribuir a culpa pelos seus delitos a uma campanha difamatória da imprensa, colocou-se como um humilde cordeiro, que, a exemplo do Cristo, foi entregue pelo povo ao sacrifício. Finalmente, hoje (6/4) pela manhã surpreendi-me ao ver algumas crianças que brincavam cantando: arroz, feijão, saúde e mensalão.

Júlio FróesCuritiba, PR

Pescaria

Gostei muito do comentário do cidadão Carlos Chociai, de Prudentópolis. Realmente, é um privilégio morar em uma região onde os rios não são poluídos.

Sérgio R. A. BrugnoloCuritiba, PR

Direito adquirido

Falam tanto em direito adquirido. Gostaria de saber onde está o meu direito adquirido dos tempos que contribuí com o IAPC e depois com o IAPB, quando tinha assistência médica de primeira qualidade. Minha aposentadoria estava prevista para receber o valor integral dos meus últimos salários. Há alguns anos me aposentei por esse malfadado INSS, onde paguei por muitos e muitos anos sobre o teto de 20 salários. Posteriormente, uma lei fajuta reduziu nossa contribuição para o teto de dez salários. Numa jogada do governo federal, e não me interessa de que partido ou posição, reduziram nossa aposentadoria para um teto de dez valores de referência e ainda criaram uma tabela em que o nosso "salário" foi reduzido por uma série de índices – inclusive o de "expectativa de sobrevida". Enquanto isso, políticos que praticam falcatruas no uso das suas funções conseguem aposentadorias nababescas, Onde está o meu direito adquirido? Fui aposentado injustamente com um nível muito inferior ao que realmente contribuí, na época em torno de sete salários, hoje não recebo mais que quatro salários mínimos. Com certeza, mais alguns anos e não estarei recebendo mais que o salário mínimo, pois, a cada aumento, nossa pensão tem reajuste muito inferior ao salário mínimo. Assistência médica, então, nem falar. Onde está meu direito adquirido?

Luiz Fanchin Jr, contadorCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]