• Carregando...

Mídias Sociais

Curitiba

"Eu criticava Curitiba, mas depois que conheci outras capitais, amo Curitiba de paixão. Tem seus problemas, mas aqui nós somos exigentes e reclamamos por melhorias e sempre somos ouvidos."

Sérgio Tomczyk, via Facebook, sobre o estudo mostrando que Curitiba é a cidade com a melhor reputação aos olhos dos brasileiros (Gazeta, 22/5).

Greves

"Creio que catraca ou porta livre é a melhor forma de greve, mesmo com lei que proíba esse ato. A greve deveria pesar no bolso dos empresários e não dos usuários."

Alison Rangel, via Facebook, sobre o editorial "Oportunismo grevista" (Gazeta, 23/5).

Judiciário

"Dar aumento e privilégios para juízes é uma das modalidades para comprar sentenças futuras."

Thiago Melo, via Google+, sobre a elevação do salário de ministros do STF.

Chuva

"Nossos olhos podem ver a beleza em qualquer lugar, e que seja motivo de reportagens belas, que superem as notícias ruins! Parabéns ao artista!"

Eni Gonçalves, via Google+, sobre foto do repórter Daniel Castellano, publicada na galeria do leitor da Gazeta do Povo.

Cemitérios

"Com certeza existem grandes obras de artes também nos cemitérios."

Henrique Gonzalez, via Facebook, sobre as visitas guiadas ao Cemitério Municipal de Curitiba.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo www.facebook.com/gazetadopovo, twitter.com/gazetadopovo, google.com/+gazetadopovo.

Sobre as drogas que hoje tiram o sono de muitos pais e destroem famílias podemos chegar à conclusão de que a falta de policiamento e penas brandas ajudam cada vez mais a proliferação dessa praga. Observo em minhas caminhadas jovens que fumam maconha sem a menor preocupação em serem abordados, isso durante o dia em horário comercial. Como fico triste em ver nossa juventude se entregar a esse mal, que muitas vezes é um caminho sem volta que destrói vidas!

Marcelo P. de Christan

Drogas 2

Muito oportuna a reportagem sobre tráfico no Centro (Gazeta, 22/5). A Praça Oswaldo Cruz também se tornou ponto de drogas. A partir das 16 horas o "maconhódromo" se intensifica no lado que dá para a Rua Lamenha Lins. Estudantes de colégios da região lá se encontram para vender, comprar e fumar a droga livremente. Faz muito tempo que a Guarda Municipal não passa por ali.

Sergio Luiz Sottomaior Pereira, engenheiro

Empréstimos

Que aberração! O contribuinte não pode compensar seu crédito perante o governo com seu débito de imposto, mas o governo pode bloquear seu repasse diante de uma "dívida", ainda na Justiça, do favorecido. Está confirmado o ditado: "Aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei"!

Minoru Takahashi, Maringá – PR

Greves

Colocação precisa da Gazeta do Povo no editorial "Oportunismo grevista" (Gazeta, 23/5). Cidadãos maduros devem sim ter uma visão de futuro, priorizar o coletivo. Essa postura deveria ser obrigatória e de alta exigibilidade, principalmente quando se trata de representantes do povo, quer seja no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário.

Domingos Ribeiro

Charge

O chargista Paixão – sempre impagável – está se superando. Se o governo e seus correligionários (e desses fazem parte também os alguns indicados ao STF) e as coisas continuarem do jeito que estão, Paixão terá um trabalho insano para dar conta de retratar tantas insensatezas.

Luiz Fernando Mazzarotto

Pesquisa

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 15 e 19 de maio. Já no dia 13, o PT teve exibidos na tevê inserções com o mote "O Brasil não quer voltar atrás", na qual exaltou o risco do retorno de "fantasmas do passado", entre eles o do desemprego. Na noite de 15 de maio, o partido teve mais 10 minutos em rede no horário nobre. Entretanto o programa do PSDB, de Aécio, foi levado ao ar um mês antes, e o do PSB, de Eduardo Campos, no fim de março! Ora, para o povo fica um hiato grande entre a presença na mídia dos dois principais oponentes e a onipresença diária da presidente Dilma, que seria ainda favorecida pelas inserções e pelo programa político do PT às vésperas da pesquisa.

Eliana França Leme, São Paulo – SP

Laticínios

Preocupa muito a falta de fiscalização no setor de lacticínios. Constantemente aparecem denúncias sobre fraudes na produção do leite. Basta rastrear os lotes de litros de leite e retirá-los do comércio? Centenas de produtos são derivados do leite, isso quer dizer que muitos foram fabricados com o mesmo leite adulterado. É suficiente tirar as caixas de leite? E os seus derivados que estamos consumindo que não foram retirados? E mais preocupante que a falta de fiscalização é a apatia das autoridades.

Luciano Wachholz

Cotas 1

Certo, então vamos estabelecer cotas de uns por aí uns 15% para os poloneses, 10% para os japoneses, e quem sabe 5% para os haitianos que estão chegando agora no pedaço. E para fazer justiça mesmo, tem de dar 20% para os obesos, 15% para os baixinhos, 10% para os feios e 5% para os antipáticos. Alguém tem mais alguma sugestão de cotas?

Marco Antonio Esmanhotto

Cotas 2

Entendo que essa reserva de 20% das vagas dos concursos federais para negros e pardos desmerece a capacidade dos beneficiados. Pura demagogia do desgoverno e politicagem.

Luiz Dias

Cotas 3

Nada contra os irmãos de cor, mas acho que o governo está pisando na bola. Isso é política eleitoreira, porque segundo a nossa Constituição todos são iguais perante a lei. Cada um tem de lutar para conquistar o que deseja.

Francisco Lefko

Copa do Mundo

Sobre a matéria "Atlético entrega Arena nesta quinta à Fifa, mas tem 11 dias para finalizar obra" (Gazeta, 21/5) até o todo poderoso secretário da Fifa se sujeitou ao jeitinho brasileiro. Nada de padrão Fifa, mas sim padrão Brasil.

Carlos Barroso

Casa Hilú

Com certa nostalgia soube do encerramento das atividades da Casa Hilú por meio da belíssima crônica de José Carlos Fernandes (Gazeta, 23/5). Mais uma vez a história é vencida pelas mudanças trazidas por esse estranho progresso. A arquitetura da cidade muda. Podem ser mudanças sutis, mas indeléveis para a memória. Vislumbramos outros tempos, que não existirão mais, das grandes casas de tecidos, da abundância de cores e padrões que encantaram uma época. Hoje esses locais perdem espaço para os grandes magazines abarrotados de roupas mal cortadas, de tecidos e medidas duvidosas.

Carmen Lúcia Rigoni, historiadora

Estágio

Sobre a carta do leitor Paulo Vieira (Gazeta, 21/5), a Defensoria Pública do Paraná obedece à Lei Federal 11.788, que prevê apenas duas modalidades de estágios: obrigatório (mediante solicitação da instituição de ensino) e não obrigatório (remunerado). Ou seja, não há estágio voluntário sem remuneração pelo fato do mesmo ser proibido por lei.

Antenor da Silva Pinto, coordenador de Gestão de Pessoas da Defensoria Pública do Estado do Paraná

Congestionamento

É inadmissível a atuação da Setran que não resolve o congestionamento da Rua Carneiro Lobo entre a Avenida Iguaçu e a Praça do Batel. Todos a rua fica congestionada e os motoristas ficam buzinando como se isso fosse resolver o problema. Simplesmente o que deve ser feito é sincronizar e regular o tempo de abertura dos semáforos.

Roberto Votta Falcão

Calçadas

As calçadas na Avenida Sete de Setembro, que estão sendo refeitas pela prefeitura exclusivamente para a Copa, são mais uma obra mal elaborada. Foram criados diversos níveis (degraus), sem acessibilidade a cadeirantes, e dificultando o trânsito de pessoas idosas e muitos cegos que circulam naquela região. Tudo pela Copa, sem responsabilidade e respeito aos usuários permanentes.

Adilson Staviski

Mensalão

Os crimes cometidos pelos petistas do mensalão refletiram diretamente sobre a segurança pública, saúde e educação. Quantos morreram ou ficaram prejudicados direta ou indiretamente por esses crimes? Os presos do mensalão devem puxar cadeia em tempo integral e em prisão de segurança máxima.

Edson Lincoln Florscuk

STF

Há décadas atrás, ministros do Supremo Tribunal Federal eram considerados semideuses, respeitados ao extremo. Hoje, infelizmente, dado suas atitudes de total "cordeirismo" de alguns ministros, tornaram-se persona non grata, perante a sociedade organizada brasileira.

Wilson Oliveira Trindade, bacharel em Direito, Londrina – PR

Violência

Quando um indivíduo for detido por roubo, assalto, furto ou vadiagem deve ficar detido em locais onde o trabalho seja o principal meio de recuperação, permanecendo o tempo que fosse necessário. Hoje, mal a polícia detém o sujeito, a Justiça está o liberando mesmo antes da efetivação do boletim de ocorrência.

Francisco Hirato Nagao

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]