• Carregando...

Só quem mora na região sabe como é. Fico impressionado que somente agora a polícia tenha descoberto essa "feira de drogas" no São Francisco (Gazeta, 23/12). Outro problema são os jovens que bebem a noite toda e saem com seus carros, pondo as suas vidas e a de muitos outros em risco. Como alguém disse na reportagem, ficamos torcendo para chover à noite para conseguir dormir. É falha, mais uma vez, do poder público.

Daniele Campos Ferreira

Drogas 2

A região carece não só de policiamento, mas também de um processo de revitalização semelhante àquele que aconteceu na Rua São Francisco. Se queremos que a população ocupe o espaço público, precisamos viabilizar isso. Melhor iluminação, parcerias e acordos com proprietários de estabelecimentos da região são medidas simples que podem ser adotadas imediatamente e trazer resultados positivos não só para o bairro, mas para o turismo de toda a cidade.

Thomas Mayer Rieger

Imprensa

O cerceamento ao jornal Gazeta do Povo pela prefeita de Campo Mourão (Gazeta, 22/12) demonstra que a livre liberdade de expressão, quase utópica no Brasil, fica indigesta no cardápio de notícias de bons pratos investigativos. O jornalismo cumpre a função de fiscalizador ao divulgar as sujeiras escondidas debaixo do tapete de maus políticos.

João Guilherme Cicarelli, Florianópolis – SC

Governo

Infelizmente temos de encarar a realidade: entra governo, sai governo e nós ficamos sempre em dúvida se votamos ou não na pessoa certa. Falta-nos um líder; estamos carentes de pessoas dignas na política.

Ildefonso Andreatta Junior

Corrupção

A triste verdade é que o aparelhamento dos três poderes da República ocorre em todos os níveis, municipal, estadual e federal, sem distinção de partido ou ideologia. Reina a máxima de que "pecado é roubar e não poder levar", o resto é demagogia e propaganda enganosa paga às nossas custas. Marcelo da Luz

Economia

Muito interessante o editorial "As chances do país"(Gazeta, 21/12), identificando as razões do nosso sentimento de desânimo e pessimismo . Concordo com a visão de que a maior parte dos problemas do país é conjuntural, o que os torna menos complicados de resolver. Bastaria termos uma gestão pública responsável, competente e honesta para colocar o país no rumo certo, de um desenvolvimento que beneficie nossa população. O difícil é imaginar como alcançar isso com a classe política que temos. Marcos Almeida Prado Lefevre

Carga tributária

Estamos na contramão do mundo. Não atacamos a raiz do problema, a alta carga tributária e o custo Brasil. E as medidas anunciadas para 2015, em todas as esferas de governo, indicam apenas mais tributos e mais custos. Assistimos ao processo longo, gradual e consistente de transferência de tarefas para a iniciativa privada sem que isso represente diminuição da carga tributária. Evaldo José Magalhães

IPVA 1

Esse IPVA é um verdadeiro assalto ao bolso do cidadão. Tirei meu carro zero no ano passado e paguei R$ 1,7 mil de IPVA. Pela nova tabela, publicada pelo governo do Paraná, o custo agora será de R$ 2.450. É um absurdo!

José Roberto Jordão

IPVA 2

O governo só pode cobrar o novo IPVA depois de transcorridos 90 dias da publicação da lei que definiu o aumento, por força do contido na Constituição Federal, art. 150, inciso III, alínea C. Como a Lei 18.371/2014 foi publicada no Diário Oficial em 16 de dezembro, os novos valores do IPVA entram em vigor em 17 de março. Então, para escapar desse aumento, bastaria pagar o valor integral do IPVA antes de 17 de março, calculando com a alíquota de 2,5% e aplicando, inclusive, o desconto de 10% para pagamento antecipado. Maria Cristina Santos

Dívidas

Endividamento (Gazeta, 22/12) é sinal de economia frágil, de pessoas sem controle sobre suas finanças e, principalmente, desse espírito maléfico do capitalismo selvagem, o qual nos faz gastar até o fundo das calças e ainda ficarmos descontentes. Se eu estiver mentindo, me corrijam. Emerson Pugsley

Cuba

Somente daria para comemorar a tal aproximação dos EUA com Cuba se os irmãos Castro fossem destituídos, respondessem por seus crimes contra o sofrido povo cubano e fossem convocadas eleições livres. De qualquer modo, pelo menos agora os esquerdopatas não terão mais a desculpa do embargo dos "imperialistas ianques" para justificar a miséria de Cuba.

André Renato Wenglarek

Litoral

Os comerciantes estão surpresos pelo pouco fluxo de turistas ao nosso Litoral, mas isso é compreensível. Até eu me programei para descer ao Litoral somente a partir do dia 15 de janeiro porque, caso vá antes, corro o risco de, como no ano passado, comer camarão com a mão suja por causa da falta de água.

Eufrem Lapuinka, contabilista

Petrobras 1

A presidente Dilma diz que não há crise de corrupção no Brasil. Ora, crise na corrupção não tem mesmo, pois a corrupção está bem e em alta. Mas Dilma sabe o que tem de fazer para salvar o país. Se ela também está envolvida em escândalos, que confesse. Nos próximos quatro anos, Dilma tem a chance de abandonar essa caterva corrupta que está acabando com o país.

Juarez Falavinha

Petrobras 2

Para jornais do exterior, Dilma pode falar o que quiser. O show é livre. Mas se essas torneiras abertas, essa sangria desatada do dinheiro da Petrobras, para ela não são corrupção, então o que seria corrupção para a madame líder petista?

Carlos Roberto Berger

Petrobras 3

Essa Graça Foster é o retrato da incompetência. Quem a viu observou que a diretora da maior empresa estatal do país é uma brincadeira. O apoio da presidente só demonstra a mesma incompetência.

Luiz Carlos Siqueira Gusso

Petrobras 4

Dilma disse que no seu governo a Polícia Federal funcionou contra a corrupção. Quer dizer que no governo Lula não? Ela disse ainda que demitiu o Paulo Roberto Costa três anos antes de estourar a Operação Lava Jato. Por que, então, deixou o Nestor Cerveró na Petrobras? Foi ele quem fez com que a companhia fizesse a operação da compra de Pasadena.

Rubens Gonçalves

EstaR

Esse EstaR é mais um assalto ao bolso do cidadão, que não vê o retorno de tantos impostos e taxas que são extorquidos da população. É a cleptocracia que avança!

Frederiko Santos

Filhos

De vez em quando somos bombardeados por notícias de pais ou mães que perdem seus filhos por esquecê-los no carro. Aí os psicólogos justificam o acontecimento com muito blablablá. A minha pergunta é se esses pais ou mães já esquecerem alguma vez o celular no carro.

Antônio Bay, aposentado

Ensino ideologizado

Perfeito o artigo de Edmar Almeida de Macedo "A escola que não pensa" (Gazeta,20/12). Os Bolsonaros da vida, empoeirados conservadores, chafurdam em uma atitude de vida retrô sem o menor nexo e totalmente fora do contexto do mundo do século 21. Infelizmente, nossa Curitiba é quase que um centro nacional desse pensamento medieval.

Francisco A. R. Lima Júnior

Estatuto do Desarmamento

A lei de hoje tem vários pontos falhos. Por exemplo, o cidadão compra a arma, sai da loja e leva para o destino, casa ou local de trabalho. Como ele testa a arma? Se der tiro no quintal, não pode porque é área residencial e também não pode transportar a arma para outro local. E quem mantém a arma no local de trabalho não pode levá-la para casa e teria de comprar outra arma para manter na residência.

Mauricio Giampauli Neto

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]