• Carregando...

Depois do resultado deste primeiro turno, fiquei orgulhoso do meu estado, que soube mais uma vez reconhecer os valores de pessoas de bem e competentes, e não se deixou levar por promessas eleitoreiras, enganosas e que visam somente o poder. A vitória significativa de Aécio, Alvaro Dias e Christiane Yared mostrou que o nosso povo sabe reconhecer aqueles que são sérios, bem intencionados e competentes, e que podem trazer ao nosso país e ao nosso estado um retorno positivo, uma volta ao caminho do desenvolvimento e uma luta real para acabarmos com a impunidade que reina atualmente, principalmente no meio político.

Ronaldo Rocha

Eleições 2

A cupidez, a inveja, a ignorância e o despeito fizeram com que os eleitores de Paranaguá desperdiçassem os 76.111 sufrágios usados para escolher um dos presidenciáveis, distribuindo-os erraticamente entre os sete candidatos parnaguaras a deputado federal e a plêiade de candidatos daqui a deputado estadual. Houvesse um resquício de vontade de progresso entre os partidos e candidatos, Paranaguá por certo teria eleito ao menos três deputados estaduais e um federal.

Geert J. Prange, engenheiro

Eleições 3

Devemos lutar contra qualquer tipo de preconceito contra o nordestino. É preocupante que as mídias sociais divulguem frases agressivas e racistas. É garantido a qualquer cidadão brasileiro o direito de professar suas ideias, ideologias, votar e ser votado, em todos os níveis eleitorais. O voto em um candidato ou candidata jamais pode ser motivo de atos preconceituosos contra uma região, É preciso combater essas agressões pela via judicial, bem como denunciá-las à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

Vladimir de França, sociólogo

Eleições 4

Aos 60 anos de idade, acordei absolutamente indignada com os resultados das eleições, no Paraná e em outros estados. Acreditei na juventude que saiu às ruas em data recente, pedindo mudanças na política, na saúde, na educação. Não foi o que aconteceu. Revendo as listas dos candidatos eleitos, constatei que continuam os mesmos. Os cargos políticos são realmente hereditários. Nunca mais votarei neste país. Cada povo tem o representante que merece!

Neuza Curi

Eleições 5

Sobre esses candidatos que deixaram as ruas cheias de "santinhos", multar é pouco. Tinham de fazê-los varrer toda essa sujeira. Se não respeitam nem a lei eleitoral, que dirá cumprir as promessas de campanha.

Cláudio Prevedello Bento

Eleições 6

FHC ressuscitou? Estava desaparecido, não se viu mover um dedo para Aécio, agora quer ser o pai da criança? Seu candidato era Serra e não Aécio; sempre foi. E Marina acredita que o PSDB vai propor um único mandato de cinco anos? Foram eles que reformaram a Constituição para dar a reeleição a FHC.

Hermes Carlos Bollmann

Eleições 7

Em todas as pesquisas de opinião, a maioria absoluta da população tem defendido as pautas conservadoras. Enfim temos um Congresso que representa o povo, e não minorias de interesse e grupos de pressão. Que bom que, agora sim, começamos a ter uma democracia representativa.

Marcio Adriano Freitas

Violência 1

Eis aqui o grande dilema vivenciado pelo agente público da área de segurança: não agindo, os policiais omitem-se; agindo, mesmo responsavelmente, há o risco da fatalidade e, diante das cobranças, desgostar-se da carreira e anular-se doravante.

Aldo Vianna

Violência 2

Precisamos de mais segurança na região do Xaxim, mais especificamente na Rua Gilmar José Carneiro. Ultimamente tem acontecido uma onda de assaltos nas residências, assustando demais os moradores, acostumados com uma região calma e tranquila. No último mês houve diversas ocorrências, desde invasão a casas, roubos de carros e, na semana passada, tiros que levaram um morador ao hospital.

Jaqueline da Silva Pinto

Violência escolar

A educação moral e ética vem dos pais, mas nossos políticos não pensam dessa maneira, ao fazer leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei da Palmada. Ataram nossas mãos para não fazermos valer nossa autoridade de pais. Nossos filhos e filhas não podem lavar louça, cortar grama, ajudar a pintar a casa e tantos outros pequenos serviços que darão nobreza de caráter e honradez a eles. Agora, culpam os pais pela má educação.

José Luiz Novôa

Fundação Cultural

É grande a importância dos grupos artísticos nas políticas públicas da Fundação Cultural de Curitiba. Sem grupos artísticos organizados, a cidade perde na difícil luta por uma identidade cultural própria. A FCC deve apoiar tanto o Conservatório de MPB e a Camerata quanto outros grupos, nas diversas áreas. É difícil, sim, mas é necessário conquistar mais, e não perder terreno.

Ivan Justen Santana

Iluminação pública

Sobre a nota "Postes", da coluna Cidadão Atento (Gazeta, 7/10), a Copel esclarece que as readequações solicitadas pela prefeitura de Curitiba no trajeto da linha que percorre a Rua Nilo Peçanha foram concluídas no início de 2014, o que permitiu a reemissão de alvará no mês de fevereiro e a conclusão da fase de implantação das estruturas. Em relação a essa obra, a Copel também esclarece que não recebeu qualquer intimação do Ministério Público, como erradamente informado.

Marcelo Rothen, assessoria de imprensa da Copel

Lendas urbanas

Muito interessante o encarte da Gazeta do Povo a respeito das lendas urbanas que povoam as ideias dos curitibanos. Em nossos dias, os historiadores não desprezam essas histórias. O filósofo e historiador Jacques le Goff escreve, em História e Memória, que "todas as evocações políticas, míticas, utópicas ou mesmo fantásticas do passado entram na historiografia". Ao longo do tempo, temos caminhado com a história clássica dos povos antigos, como os gregos, egípcios, fenícios, babilônios, assírios e caldeus. Muito do que era lenda acabou por compor uma aproximação da verdade histórica: basta uma evidência. Então, é cabível uma pergunta: será que não tivemos, no bairro Bacacheri, uma vaquinha chamada Cheri?

Carmen Lúcia Rigoni

Contas públicas

A administração federal está uma verdadeira lástima, não podemos acreditar mais em nada, nem no tradicional IBGE. É difícil entender como a nossa "presidenta" quer continuar administrando o nosso país. A demonstração de falta de capacidade é inequívoca, está estampada em todas as publicações especializadas, pena que parte da nossa população não tem acesso a essas informações.

Romualdo Carignano

Vila Velha

Sempre valorizei demais a questão turística, mas fico triste quando percebo a falta de cuidado com os nossos pontos específicos. Hoje, Vila Velha está de parabéns, com o reconhecimento do site Trip Advisor. Gostaria que isso acontecesse o ano inteiro com outros lugares bonitos do nosso Paraná e do Brasil. É para comemorar!

Emerson Pugsley

Auxílio-moradia

É estarrecedora a coragem desses senhores que, contra tudo e todos, buscam de forma voraz e desenfreada um dinheiro do qual eles não necessitam, pois têm salários e mais benefícios que estão muito além da nossa realidade. O que eles pensam de sua pátria, carente de tantas necessidades que castigam os mais pobres, explorados de tantas formas, vítimas de um sistema injusto que já favorece os letrados e detentores de algum poder em detrimento da maioria que está alijada de quase tudo?

Benedito Aparecido Fonseca

Planejamento urbano

Sobre a matéria "Há sete anos, dez ideias para Curitiba estão paradas no Ippuc" (Gazeta, 5/10), com o devido respeito, essas propostas não passam de devaneios acadêmicos, coisa de gente que acha bonito ter ideias, sem pensar que para concretizá-las é necessário ter verba, recurso, dinheiro, muito dinheiro.

Maria Cristina Santos

Casamento coletivo 1

União civil é um direito civil, e o Estado é laico! Intolerância religiosa não é o que a prefeitura fez, e sim algumas religiões acharem que as suas crenças significam que elas podem tirar direitos civis de uma parcela dos cidadãos!

Rafaela Flach

Casamento coletivo 2

A base saudável de uma sociedade equilibrada é formada pela família. E família é homem, mulher e filhos. Não isso querem nos enfiar goela abaixo e nos obrigar a aceitar, nos conformar e ensinar nossos filhos que é "normal". O pior de tudo é que eu sou considerada homofóbica só por dizer isso, ou seja, eu sou obrigada a achar certo o que eu acho errado.

Juliana da Luz

Casamento coletivo 3

A publicação da prefeitura não faz apologia, apenas trata em pé de igualdade e também divulga que essa modalidade de casamento será aceita no evento também, sem problemas. E nós não vamos deixar que eles retrocedam nisso!

Lohanna Machado

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]