• Carregando...

Não é minha intenção defender o governo estadual. Mas depois dessa manifestação do BNDES travando a liberação da verba para o governo estadual, está mais do que comprovada a existência de uma estratégia do governo federal para prejudicar a administração do nosso estado. A justificativa da dívida de 23 anos do BNDES é a flagrante demonstração de que buscaram tudo para um novo entrave. Entretanto, esses esforços em prejudicar o atual governo estadual poderá ter efeito bumerangue e voltar contra os candidatos da oposição nas eleições de outubro.

João Candido de Oliveira Neto

Empréstimos 2

Classifico como uma vergonha o bloqueio do BNDES ao empréstimo já assegurado por duas liminares do STF e autorizado pelo Ministério da Fazenda ao governo do estado do Paraná. O financiamento do BNDES para as construções de estádios particulares e em valores astronômicos foi liberado com tanta facilidade, mas ao governo estadual não. A suspeita de perseguição política se confirma.

Artur Soares de Oliveira Júnior

Judiciário

Sobre a matéria "Juízes podem ter aumento de 35%" (Gazeta, 22/5) é lamentável que o ministro Joaquim Barbosa defenda essa imoralidade sabendo que o efeito cascata seria um enorme ataque aos cofres públicos. Quase R$ 40 mil de salário-base (fora os "penduricalhos") afrontam a dignidade de qualquer trabalhador brasileiro. Juízes e promotores são, antes de tudo, funcionários públicos e se quiserem enriquecer que busquem fazê-lo na iniciativa privada como advogados.

Gonçalo Farias, funcionário público

Sogra fantasma

É um absurdo o atual secretário especial Ezequias Moreira ser beneficiado com o foro privilegiado na ação penal por peculato que transitava na esfera de primeiro grau. A manobra política para livrar o réu de uma condenação começou em 2013 ao ser nomeado pelo governador. Porém, o que mais causa indignação, é o TJ ter adiado por oito vezes a decisão sobre onde deveria tramitar a ação e ter batido o martelo pelo julgamento do caso em segunda instância.

Marcelo Rebinski, historiador

Cotas 1

O que interessa aos políticos é a reeleição. Cotas em concursos públicos não passam de discriminação. Quem quer ser funcionário público, que conquiste o posto pela competência. Não por ser preto, pardo, do PT, do PCdoB ou MST.

Eloy Oto Schneider

Cotas 2

Sobre as cotas para negros em concursos, quem terá o poder de estabelecer a cor e a raça de cada candidato? Se a autodeclaração pode ser contestada, pode ser submetida a um julgamento, e quem serão os juízes? Não acabará sendo necessário, então, o estabelecimento de "tribunais raciais" no país? Por melhores que tenham sido as intenções, devemos refletir sobre os desdobramentos.

Alvaro Antunes

Golpe

Tomara que com o desmascaramento desses estelionatários que usam o nome da maçonaria para obter ganhos pessoais sirva para que as pessoas tenham mais critério nas ofertas de dinheiro e poder, e que se pare de publicar anúncios pagos de convites para ingressar na maçonaria. A verdadeira maçonaria é feita de pessoas que buscam o autodesenvolvimento e o bem comum, e o ingresso nela é feito por meio de convites.

Lisberto Cavalcanti

Greves 1

O Brasil inteiro (provavelmente o resto do mundo também) viu as imagens de motorista e cobradores em São Paulo, que estacionaram os ônibus no meio da rua, furaram os pneus e ainda ficaram em vigília, parando os coletivos que passavam e mandando os passageiros descerem, porque não concordavam com um acordo feito pelo seu próprio sindicato. Anteriormente, também em São Paulo, foram mostradas cenas de populares destruindo, a chutes e marretadas, uma agência de automóveis que nada tinha a ver com os protestos. Onde estava a polícia?

Maria Cristina de Mattos, advogada.

Greves 2

Para acrescentar às inúmeras greves do setor público, agora é a vez dos policiais civis de vários estados que decidiram fazer paralisação. Quando Joseph Blatter afirmou que o Brasil era o país mais atrasado desde que ele estava na Fifa, será que se referia somente às obras da Copa, ou ele ficou sabendo sobre a lei que regulamenta o direito de greve do setor público, que está parada por mais de 24 anos no Congresso?

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Belas Artes

A localização da Embap deveria ser central como sempre foi, com charme, e a elegância que ela merece. Deveria prevalecer uma política saudável de ocupação do Centro da cidade. É comum vermos centros abandonados e que viram cracolândias.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Cerco da Lapa 1

Tem razão o jornalista Rafael de Lala ao afirmar que o pe­ríodo de resistência da Lapa, ao atrasar a progressão das tropas federalistas, foi decisivo para a manutenção do governo do Marechal Floriano Peixoto (Gazeta, 21/5). O professor David Carneiro, demonstrou claramente que o período do Cerco da Lapa, ao impedir o avanço dos maragatos, deu ao governo federal a oportunidade de se organizar para fazer frente aos revoltosos. É importante ressaltar que os federalistas não eram contra a República e sim contra as arbitrariedades do Marechal Floriano Peixoto, um totalitarista.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Cerco da Lapa 2

Concordo com o eminente jornalista e conselheiro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Rafael de Lala, quando discorda do professor Renato Mocelin em relação ao episódio conhecido como Cerco da Lapa. Tentar diminuir a importância dos 26 dias de luta fratricida e heroica e ainda afirmar qual seria o resultado se a resistência não tivesse existido é blasfemar sobre a honra dos bravos que ali tombaram e também daqueles que sobreviveram e ainda prestaram um grande serviço ao Paraná e ao Brasil, como o lapeano João Cândido Ferreira.

Márcio Anis Mattar Assad, Lapa – PR

Figurinhas

Reservei o último final de semana para encher o álbum de figurinhas da Copa do meu neto e no sábado me encaminhei para a Praça da Ucrânia. Ao chegar quase não pude penetrar no interior da praça, que estava tomada por crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos sentados pelo chão com bolos de figurinhas nas mãos prontos para trocá-las. Realço o espírito de colaboração e por que não dizer de confraternização das pessoas, uma maravilha de se ver num mundo como o nosso.

Armando de Souza Couto

Arena da Baixada

Com a entrega da Arena, o estado e município honraram os seus compromissos e orgulharam os paranaenses. Depois da Copa, espero que todos os que se posicionaram contra o evento no Brasil, e principalmente em Curitiba, também se levantem e mostrem a sua indignação contra a Olimpíada, que, aliás, será mais cara e acontecerá somente no Rio de Janeiro. Em caso contrário, ficaria claro que o foco do protesto foi o Atlético e não a Copa.

Oscar Abadie

Saúde pública

Nesta semana, por falta de atendimento adequado, um anjinho com apenas 47 dias de vida, veio a falecer num posto de atendimento de saúde aqui em Curitiba. E o que isso tem a ver com decisão do STF, Paulo Roberto Costa – ex-diretor da Petrobrás, André Vargas – deputado amigo do doleiro Alberto Youssef, Mensaleiros, Diários Secretos etc.? Tudo!

Paulo Cesar Santos, contador

Mensalão

Os mensaleiros que querem trabalhar fora da prisão deveriam fazer trabalho burocrático nos presídios como forma de devolução voluntária de tudo o que desviaram dos impostos pagos com o suor dos trabalhadores honestos.

Sebastião Araujo Moreira

Lava Jato

Gostaria de parabenizar a coluna de Merval Pereira a respeito das decisões do ministro Teori Zavascki (Gazeta, 21/5) fazendo com que a população desacredite das boas intenções do STF. Da forma com têm sido julgados alguns processos que para lá são enviados, a sociedade sente-se no direito de suspeitar de suas decisões. Infelizmente, os últimos nomeados pelo PT, tomam atitudes que nos deixam desconfiados. Precisamos de um STF, mais justo, firme e coerente.

Reinaldo Pereira

Instituições

O ataque às instituições militares estaduais e federais tem por objetivo facilitar a atividade lucrativa de bandidos que assim poderiam agir livremente. Acaba-se com as polícias, a religião, a família e finalmente o respeito, aí tudo é mais fácil.

Waldir Mattos

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]