• Carregando...

Mídias sociais

Aborto

"Matar um embrião de tartaruga marinha é crime inafiançável, agora aborto é direito da mulher. Por favor, que mundo é esse?"

Ana Cristina Cruz, via Facebook, criticando a decisão do Conselho Federal de Medicina de apoiar a proposta que legaliza o aborto até a 12ª semana de gestação.

Presos

"Já é alguma coisa transferir bandidos para outros estados, mas o que se fará com os que estão soltos e tramando a próxima ação danosa e sangrenta?"

Celso Rocha, via Facebook, sobre a transferência de detentos do Paraná para presídios federais.

Portos

"Não é só o Porto de Paranaguá. A maioria dos portos brasileiros está sucateada. Não há investimentos."

Cantidio Hoeltgebaum Araujo, via Facebook, comentando editorial a respeito dos portos brasileiros (Gazeta, 21/3).

Instituto Nauru

"Infelizmente, o governo gasta em coisas que não importam ao povo e deixa iniciativas como o Instituto Nauru fecharem as portas!"

Iza Ribas, via Facebook, comentando o fechamento do Instituto Nauru.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Por que em pleno século 21 existem pessoas sem energia elétrica (Gazeta, 22/3)? A resposta é muito simples, porém de difícil solução: porque algumas pessoas têm muito mais do que precisam. Aliás, esse é o problema de nosso país. Alguns têm muito e muitos têm muito pouco. Nossa democracia ainda não alcançou a distribuição de renda.

Ricardo Romanelli Filho

Aborto 1

Como médico, gostaria de externar minha indignação sobre o posicionamento do CFM em relação ao aborto (Gazeta, 22/3). Não houve consulta aos médicos. Não sou representado por essas pessoas. Tenho dúvidas inclusive se é atribuição de um conselho de classe se posicionar numa questão política, especialmente sem ter sido provocado.

Adriano Murta Maia, Sete Lagoas – MG

Aborto 2

Não concordo com o editorial a respeito do aborto. Não há consenso de que desde a união entre os gametas masculino e feminino já estejamos diante de um novo ser humano. E o fato de deixar a decisão a cargo da mãe parece bastante razoável, uma vez que ela é quem terá de arcar com as consequências de seus atos – seja o aborto ou a gravidez.

Rômulo Viel

Aborto 3

O editorial faz juízo apressado de dilema que há muito aflige nossa sociedade, e de outros países que buscam atualizar leis distantes de apelos ideológicos, religiosos ou outros que não conjuguem o respeito à vida e a autonomia da mulher aos aspectos éticos, epidemiológicos, sociais e jurídicos. No debate relativo à interrupção da gestação, o CRM-PR teve posição vencida no colegiado do CFM quanto ao item da vontade da gestante até a 12ª semana. Deve-se buscar consenso sob espírito democrático e com responsabilidade.

Alexandre Gustavo Bley, presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná

Câmara

A queda de um vereador no plenário da Câmara de Curitiba só serviu para mostrar que o espírito solidário entre os pares da Casa é artigo de luxo. Um companheiro tomba na frente de outro parlamentar e o mesmo fica olhando, nem sequer estende a mão para ajudá-lo a levantar. Isso é algo que nos faz refletir sobre a educação de alguns edis.

Célio Borba

Bondades

O pacote anunciado pela Câmara dos Deputados (Gazeta, 21/3) é uma amostra perfeita do quanto esses "cidadãos de bem", eleitos pelo voto popular, estão preocupados com os problemas da nação. Notem que, ao mesmo tempo, se repetem as notícias de mortes provocadas pelas chuvas de verão, aparece a falta de infraestrutura para o escoamento da safra de soja, aumento da violência etc.

Lucilene M. Carlos

Violência

Tenho visto ultimamente várias viaturas novas da PM nas esquinas de Curitiba com as luzes ligadas. São belos carros, mas parece apenas propaganda política. Moro nas Mercês há mais de 20 anos e nos últimos meses a situação tornou-se um caos. Por que o governo não tira essas viaturas das esquinas e as manda para as Mercês?

Ivan Pires

Empregados domésticos

A relação de emprego doméstico envolve muito mais fatores que uma simples equiparação de direitos a trabalhadores que produzem lucro a seus empregadores. Infelizmente, "burocratizar" ainda mais essa relação levará a atividade à extinção.

Marcos Malhadas

Mar territorial

Acho adequado o nosso estado reabrir a discussão sobre os limites do mar territorial (Gazeta, 21/3). Sem duvidar da capacidade técnica do IBGE em 1986, sempre pareceu estranho que o Paraná tenha ficado com um pequeno triângulo de mar territorial, enquanto os estados vizinhos avançavam com linhas não paralelas. O Paraná deve mostrar cada vez mais sua importância no cenário nacional.

Wilson Jorge, economista

Ponte de Guaratuba

Excelente artigo de Marcos Claudio Signorelli sobre a construção da ponte da Baía de Guaratuba (Gazeta, 22/3)! É óbvia a necessidade de mais infraestrutura em nosso Litoral tão pobre e decadente! No Paraná temos praia suja, com a restinga invadindo a rua, ruas mal conservadas e igualmente imundas e uma via de acesso obsoleta, precária, que nada mais representa que privilégios de concessão com interesses escusos. Não é por acaso que as praias catarinenses sejam tão frequentadas por paranaenses.

Erika Mesquita

Portos

Gostaria de parabenizá-los pelo excelente editorial "Holofotes sobre os portos" (Gazeta, 21/3). Sou do ramo portuário e fico feliz quando leio um texto escrito com tanta propriedade e clareza de ideias, dentro da realidade que vivemos. Com isso a Gazeta do Povo cumpre o seu papel de informar a sociedade com transparência e responsabilidade.

Reinaldo de Oliveira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]