• Carregando...

Quando deixamos de fazer um pagamento, temos o nosso serviço interrompido, por isso nosso dinheiro cobrado a mais nas contas de energia elétrica deve ser devolvido com juros, correção e uma taxa adicional. Quando deixamos de pagar temos que arcar com os custos, o mesmo tem de ser aplicado com a empresa.

José Valdir Porath

Foro privilegiado 1

O foro privilegiado existe em razão do cargo e não da pessoa, e diminui a possibilidade de ampla defesa. Assim, o político acusado por um crime terá menos instâncias para recursos. A celeridade dos processos, não interferência entre poderes e as recentes decisões desfavoráveis à classe fazem com que muitos renunciem ao mandato e abram mão do foro para estender o prazo de julgamento. Depois tentam novo mandato para restabelecer o "status quo" e alcançar a prescrição do crime pelo decurso de tempo.

Napoleão Junior

Foro privilegiado 2

Sem dúvida alguma não há razão para que autoridades possam usufruir de foro privilegiado. Isso só contribui para com o descrédito das instituições e dá aval a toda sorte de corrupção. Por que seriam as excelências tidas como "incomuns"? Se respondessem à lei como o mais simples dos mortais, não teríamos tantas ratazanas corroendo os cofres públicos e nossos bolsos. Mas quem teria a coragem e hombridade para impor a ordem? O PT se arvorava em guardião da moralidade, na oposição, mas agora...

Aparecida Dileide Gaziolla

Queda de palanque 1

Que vergonha! Para entregar ônibus escolar, que é obrigação do estado, monta-se um circo, só que foram muitos os que apareceram com pretensões políticas e o palco caiu (Gazeta, 6/11). É somente o começo. Nós temos a força na mão, que é o título de eleitor.

Luiz Carlos Pacheco

Queda do palanque 2

Se a época fosse outra – quando as eleições estivessem mais longe – o palco aguentaria, pois menos de meia dúzia de gatos pingados se aboletariam no espaço. No entanto, faltando menos de um ano para o deplorável espetáculo eleitoral, aparece até fantasma. E deu no que deu.

Mauro Xavier Biazi

Viseira

Pior do que tentarmos "enfrentar" a inconteste indústria da multa é o fato de corrermos risco de morte ao respeitarmos a lei. Sou motociclista há mais de 40 anos. Fiquei abismado ao transitar pelo centro de Curitiba e, a cada parada em um sinal fechado, ouvi a mesma reclamação de motociclistas que paravam ao meu lado: "Cuidado: viseira do capacete aberta está dando multa gravíssima!" Mesmo com óculos de sol, segundo a estúpida e inconsequente legislação vigente, você se obriga a manter a viseira fechada. Nesses dias de calor intenso, a única maneira de não embaçar tudo por dentro da viseira, prejudicando a necessária visão clara do trânsito, seria não respirar.

Guilherme Queiroz

Transporte coletivo

Vejo como começo da solução para o déficit no transporte coletivo a diminuição da tarifa, acabar ou aumentar a tarifa diferenciada de domingo – quem trabalha economiza no meio de semana e pode pagar uma tarifa mais alta no domingo para passear com a família –, implementação de políticas mais efetivas contra quem "fura" os ônibus principalmente nas estações tubo do centro e perto de escolas e colégios.

Rafael Rodrigo Carvalho

CPI do MST

Gostaria de saber por que o deputado Dr. Rosinha e seus aliados têm tanto receio de uma CPI do MST, o que será que esse pessoal esta escondendo? Nas ocasiões em que se manifestou, o nobre deputado afirma que não é necessária a instalação de uma CPI e chama de uma ação eleitoreira, mas não explica com clareza a sua posição. É claro que, se não tem nada, não tem problema. Aliás é uma boa oportunidade para a sociedade conhecer melhor sobre o MST, pois a maioria sabe que eles invadem, destroem, brigam, levam crianças e mulheres para servir de escudo e chegam de carros e caminhões com toda a estrutura necessária. Quem está por trás disso tudo?

Raul Antonio Gelbecke

Venezuela no Mercosul 1

A Venezuela não deve ser aceita porque o Mercosul ainda não mantém os interesses comuns, como foi idealizado no seu início. Incluir a Venezuela não seria bom devido ao seu sistema de governo quase totalitário e seria um retrocesso político e inclusive comercial para a região. Embora a retórica por uma América Latina única seja uma constante por aqui, o Mercosul ainda tem de se voltar para si próprio e não precisa de novo membro.

Miguel Candia

Venezuela no Mercosul 2

O senso comum habita com naturalidade as discussões sobre a entrada da Venezuela no Mercosul. Parece haver um certo desconhecimento sobre a importância da união da América do Sul para que esta se firme como um bloco forte para tratar de assuntos como economia e desenvolvimento real da nossa região. Hugo Chávez é bem menor do que a exploração que o capital internacional pratica há décadas na região, impedindo nosso desen­­volvimento com soberania e justiça social. Reflexão é importante nessa hora.

Francisco Chicão Somavilla

Bioética

Foi com muita satisfação que eu encontrei no caderno de Vida e Cidadania da Gazeta (4/11) uma reportagem sobre a Planned Parenthood e a mudança de posicionamento de Abby Johnson que, de ex-diretora da supracitada organização norte-americana, passou a ser publicamente contrária ao aborto. A Gazeta foi um dos poucos jornais brasileiros que tiveram a iniciativa de publicar a notícia, rompendo o silêncio ideológico que parece (infelizmente!) ainda se impôr sobre grande parte da mídia nacional, brindou os leitores com a informação correta e atualizada, revelando o debate sobre o aborto que é travado para além das fronteiras do país. São atitudes assim que fazem a diferença e distinguem os meios de comunicação sérios daqueles que existem para ocultar as informações relevantes do público leitor.

Jorge Ferraz

Rodízio de funerárias

Com o direito de escolha da funerária pela família, ela poderá negociar o preço e a qualidade do serviço prestado num momento tão doloroso.

Julio Cesar de Sá Ribeiro Jr.

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]