• Carregando...

Mídias Sociais

Pedágio

"Claro que o pedágio traz prejuízo às concessionárias. Que dó! Como sugestão, que tal devolverem as concessões para parar de ter prejuízo?"

Marcelo W. Marcengo, via Facebook, sobre estudos mostrando que o pedágio traz prejuízos a usuários e concessionárias.

Cotas

"Fala-se em racismo contra os negros por não terem oportunidades e até concordo com algumas coisas, mas isso já está extrapolando."

Miriam Streit, via Facebook, comentando editorial sobre a proposta de cotas para negros no Congresso.

IPTU

"Na minha rua não tem nada e vou ter de pagar aumento. Deveriam pelo menos demonstrar serviço para justificar o aumento."

Bento Alves, via Facebook, sobre o aumento do IPTU em diversas cidades paranaenses.

Engenheiros

"Qual a solução? Bons salários. Vão brotar engenheiros de tudo quanto é tipo, assim como em outras profissões desvalorizadas no mercado."

Juliane Moura, via Facebook, sobre estudo mostrando que o país precisa de mais engenheiros.

Mais Médicos

"O que está em questão não é trazer médicos cubanos, mas como eles vão ser tratados. No Brasil não podemos aceitar regime escravista."

Lidia Von Trier Weiler, via Facebook, sobre as irregularidades apontadas pelo Ministério Público do Trabalho no programa Mais Médicos.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

É de fundamental importância que o Crea intensifique e agilize o trabalho de fiscalização e controle nas empresas que não empregam o engenheiro, e preferem que pessoas não qualificadas executem determinados serviços. Constatei pessoalmente na Região Metropolitana de Curitiba que várias empresas fornecedoras da indústria automobilística não têm em seu quadro nem sequer um engenheiro mecânico. E essa situação se estende para todas as áreas da engenharia.

Jarbas Roberto Batista, engenheiro mecânico

Política fiscal

Sobre as declarações fantasiosas do titular da Secretaria do Tesouro Nacional, Arno Augustin, tema do editorial "A conta da gastança" (Gazeta, 8/11), insinuando que a política fiscal estaria sofrendo "ataque especulativo", seria apenas risível não fosse a preocupante incompetência reinante na gestão das contas públicas e a soberba escancarada das autoridades responsáveis, subestimando a inteligência da maioria dos brasileiros.

Eduardo A. Waintuck, Balneário Camboriú – SC

Voto

Nenhuma pessoa, independentemente de classe social, deveria ser proibida de votar (Gazeta, 3/11), pois todos são iguais perante a lei e têm direito de voto. Também não concordo com a cota para parlamentares negros, pois, se a sociedade procura a igualdade entre raças, por que deve haver cotas para o negro?

Yasmin Soares

Pedágios

As concessionárias de pedágio deveriam ser processadas pelas vítimas de acidentes ocorridos em trechos onde deveria haver uma terceira pista. Os motoristas ficam longos trechos sem poder ultrapassar os caminhões. A maioria das rodovias foi apenas "maquiada", com roçadas nas laterais, sinalização das pistas e colocação de placas.

José Alberto Schmidt

Amianto

É fato que o amianto fez muito mal à saúde daqueles que trabalharam sem a devida proteção nos idos dos anos 80, mas a proteção ao trabalhador evoluiu muito. Não tenho informação técnica suficiente para contestar o que foi dito nos artigos sobre o amianto (Gazeta, 5/11), mas me parece claro que a explicação dada pelo procurador Saint-Clair Honorato dos Santos alegando que "basta uma única fibra para causar a morte" é exagerada. Se fosse assim, todas as pessoas com mais de 30 anos já estariam com câncer ou morrido.

Fernando Vellutini

Funcionalismo

Sobre o grande número de funcionários "indicados" no Senado (Gazeta, 7/11), os grandes grupos econômicos têm milhares de funcionários, geram empregos diretos e indiretos, renda e tributos. E o glorioso Senado tem milhares de aspones que aniquilam os tributos provenientes da sociedade produtiva!

Marcelo Papp

Justiça

Juízes e desembargadores entendem de leis, mas não de medicina, engenharia, matemática, biologia e ciências afins. Resultado: decidem com base naquilo que acham que é correto, mas sem nenhum embasamento científico ou técnico. É uma pena: têm muito poder para decidir, mas sem orientação adequada ainda cometerão muitos erros.

Leiber Caum

Trânsito

Matar um animal da fauna silvestre brasileira tem como pena a detenção de seis meses a um ano; matar um ser humano no trânsito de forma dolosa e tremendamente irresponsável no trânsito também deveria ser crime inafiançável. Parece que não somente o povo, mas também o Poder Judiciário entende que matar no trânsito, mesmo de maneira grotesca e escandalosa, faz parte da normalidade da vida.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Entulho

A matéria "Cidadão paga por entulho poluente que ninguém quer" (Gazeta, 6/11) demonstra a importância do meio ambiente e também alerta o leitor sobre o mau uso do dinheiro público. Fica evidente que, se o cidadão não colaborar, nenhuma ação do governo alcançará seu objetivo, pois, conforme afirma o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, "de nada adianta montar uma superestrutura de coleta se o usuário final não colaborar".

Mary Figueiredo Neves e alunos do 5º Ano da Escola Prof. João Macedo Filho

Feriado 1

Parabéns à ACP e ao TJ pelo cancelamento desse feriado do Dia da Consciência Negra (Gazeta, 4/11), senão daqui a pouco teremos feriado do dia do branco, do mulato, do amarelo e, no futuro, até o do marciano. Chega de feriado, até parece que não precisamos trabalhar.

Luiz Dias

Feriado 2

Lastimável! E depois dizem que não há um racismo institucional. A posição da ACP foi retrógrada. Colocaram a lógica do lucro acima das conquistas democráticas da sociedade.

Luiz Carlos Paixão da Rocha

Feriado 3

Considero improcedente a criação de um feriado no Dia da Consciência Negra. É inegável a contribuição desse povo na construção do Brasil e de sua história, mas, se formos seguir a lógica de igualdade, deveríamos criar o dia dos italianos, dos alemães etc., uma vez que foram muitos os povos que contribuíram para a formação de uma nação tão diversa como o Brasil.

Adalberto Alves Dias

Insegurança

Todos os dias os bandidos explodem caixas eletrônicos, e a insegurança está nas ruas, nas estradas, e até dentro de casa. Quando saímos de casa não sabemos se voltaremos vivos. Eu estou com 83 anos de idade, e muito preocupado e triste com tudo o que ocorre. Não estou preocupado comigo, mas sim com meus filhos e netos. O relacionamento humano praticamente deixou de existir, assim como a família, e a tecnologia fez dos seres humanos praticamente robôs.

Mario Antiqueira Rocha, São José dos Campos – SP

Barulho

Curitiba está cheia de obras que não deixam espaço para circulação de pedestres e, ainda pior, há carros aos montes parados sobre as calçadas, os abusivos "jacuboys", que adoram exibir sua ignorância cultural e as motos ensurdecedoras na Avenida Cândido de Abreu. A polícia passa ao largo com seus carrões novos, mas não faz nada.

Natanael Machado

Bolsa Família

O milagre que o Bolsa Família fez foi de encher o bolso dos partidários do PT. Um programa sério não daria nada de graça, mas incentivaria o trabalho através de ações de educação ou cursos técnicos. O Bolsa Família nada mais é que o coronelismo da atualidade.

Adalberto Batisti

FGTS 1

Será possível que não temos nenhum deputado federal ou senador que apresente um projeto de lei para que o FGTS tenha no mínimo a mesma remuneração da caderneta de poupança? Hoje o que se faz com o FGTS é um roubo dos direitos dos trabalhadores brasileiros em benefício dos bancos.

Hermes Carlos Bollmann

FGTS 2

Sobre o FGTS, acredito que seria melhor entregar o dinheiro diretamente ao trabalhador, visto que da forma como é hoje o dinheiro não rende, sem contar os casos de empregadores que descontam do salário, mas não fazem o depósito.

Fernanda Ferreira

Bicicletas

Preocupados com o problema da mobilidade dos moradores de Curitiba, foi criado um sistema de locação de bicicletas, que deveria funcionar todos os dias, das 10 às 18 horas. Mas nos dois últimos feriados, que caíram no fim de semana, o serviço não estava funcionando. Devem achar que feriado e fim de semana é dia para ficar em casa mesmo.

Fábio Magnus Gusso

Rádios

A presidente Dilma se saiu bem aprovando a possibilidade de as rádios AM migrarem para a frequência FM. O país precisa de medidas desta natureza, que possibilitem a evolução das coisas. O que tenho dúvidas é em relação aos beneficiários desse ato: seriam eles políticos?

Harry Françóia

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]