• Carregando...

Mídias sociais

Horário eleitoral

"Estamos com problemas. O que se viu e ouviu foi a mais completa falta de interesse em fazer uma cidade melhor; cada um quer primeiro garantir o seu bem-estar, seu bolso, só depois os menos favorecidos... Que vergonha!"

Ricardo Vicki, via Facebook, comentando o início do horário eleitoral no rádio e na tevê.

Drogas no Centro Cívico

"Creio que só a polícia e os políticos não sabem, ou fingem não saber, onde estão localizados os pontos de consumo na cidade."

Guilherme Mello, via Facebook, a respeito do consumo de drogas na região do Centro Cívico, em Curitiba.

Telefonia móvel

"Desconforto? Isso é um eufemismo para o transtorno e o estresse causado pela falta quase permanente de sinal, quedas frequentes nas ligações, ruídos nas conversas, cobranças indevidas..."

Ivan Luis Zuchi, via Facebook, sobre a entrevista de Lozenzo Lindner, diretor da TIM, admitindo que a empresa causou desconforto a seus clientes.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

O dinheiro para a manutenção dos prédios dos colégios estaduais (Gazeta, 22/8) é disponibilizado pela Seed. Faço parte da APMF e do Conselho Escolar do Colégio Avelino A. Vieira, e em nosso colégio todos os recursos são utilizados em benefício da própria escola; nenhum centavo é desviado para fins escusos. Acredito que é possível fazer uma escola de boa qualidade se a direção for inteligente e séria e contar com o apoio da comunidade.

Elias Cordeiro

Recursos para o estado

Para melhorar as formas de arrecadação do estado, sugiro melhorar a estrutura da Secretaria da Fazenda, contratar mais técnicos, capacitar os já existentes e fazer uma campanha de educação fiscal. Somente quando o cidadão souber como é arrecadado o dinheiro e como ele é gasto é que poderá exigir mais. Além disso, a nota fiscal é a única garantia que os contribuintes têm de que o dinheiro que sai do nosso bolso não se perderá no meio do caminho até chegar ao caixa do estado.

Gustavo Biasoli Alves, Toledo – PR

Horário eleitoral

Sobre o início do horário eleitoral na tevê (Gazeta, 21/8), sinceramente achei que os candidatos "colaram" um do outro, pois a linguagem sempre é a mesma. E o detalhe é que poucos tiveram a coragem de olhar para nós, espectadores e eleitores.

Ricardo Vicki

Lei caça-bituca

É inacreditável que um vereador pense num projeto inútil como esse da "caça-bituca" (Gazeta, 15/8). Quem vai fiscalizar? São milhares de fumantes e a maioria não tem consciência do mal que causa a si mesmo, que dirá consciência ecológica. Há outras causas que um vereador pode defender, apresentando projetos mais úteis à população, como limpeza de rios poluídos, melhorias na trafegabilidade nas vias públicas etc.

Ângelo José Kuginharski

Greves

Num período em que eclodem greves e paralisações de servidores públicos, ocasião em que, muito além da recomposição salarial, se propõe repensar o conceito de Estado, cabe exaltar a opinião clara, lúcida, coerente e oportuna do professor Ricardo Prestes Pazello (Gazeta, 21/8), da Faculdade de Direito da UFPR.

Marcelo Iwersen

Drogas no Centro Cívico

Estava lendo a reportagem sobre o consumo de drogas no Centro Cívico de Curitiba (Gazeta, 21/8), sentado em um banco da Rua XV de Novembro, e surpreendo-me com um transeunte que se senta ao meu lado, fumando tranquilamente seu baseado. Ao perceber que notei, simplesmente levantou e foi embora. Creio que o problema da disseminação do uso de entorpecentes não seja resolvido somente com a fiscalização de "certos" lugares. Deve haver uma política educativa atuante e séria que previna já na escola o uso de drogas.

Wallace Stocco Martinez

Pedágio urbano

Antes de pensar na possível implantação de um pedágio urbano (Gazeta, 21/8) é necessário repensar a situação do transporte coletivo e a ampliação das ciclovias. São necessárias melhorias urgentes no sistema de transporte coletivo e integração com os municípios da região metropolitana.

Sebastião Dambroski, São José dos Pinhais – PR

Rodovias paranaenses

O mais completo e coerente projeto rodoviário do estado do Paraná ocorreu na década de 60, durante o governo de Bento Munhoz da Rocha. Foi quando o DER, sob a direção do engenheiro Luiz Carlos Pereira Tourinho, elaborou o plano rodoviário do Paraná, utilizando como inovação tecnológica o processo de fotogrametria. Hoje as dificuldades em contratar profissionais capacitados esbarram na baixa remuneração.

Luiz Carlos Tourinho, professor aposentado da UFPR

Porto de Paranaguá

Gostaria de ressaltar que, com a saturação do Porto de Paranaguá, a demanda de navios cargueiros está muito além da capacidade logística oferecida. Portanto, agora é a hora de o governo e empresários do setor resolverem as disputas egocêntricas que impedem a construção do novo Porto do Mercosul, em Pontal do Paraná, briga essa que já vem de anos. Enquanto isso, a população de Pontal sofre com a falta de trabalho e falta de expectativa de um futuro melhor. Que se resolva isso de uma vez por todas.

Felipe Corrêa Pontes Nogueira

Corretores de imóveis

Em relação à matéria sobre as estratégias usadas pelos corretores de imóveis (Gazeta, 22/8), acredito que o problema é que a população muitas vezes é atendida por pseudocorretores, sem Creci e que atendem de qualquer forma, dando informações até erradas simplesmente para vender. Eu sou corretor e sempre atendi de forma clara e transparente meus clientes.

Renato Luhr

Pontuação

Fantástico que, com a escrita, Cristovão Tezza (Gazeta, 21/8) tenha conseguido mostrar a beleza quase imperceptível das letras e sinais gráficos. Dois pontos, vírgula, cedilha, exclamação, interrogação, formam imagens através das mãos do autor e do artista gráfico – um que dá vida ao texto com suas ideias e outro que as dispõe de forma organizada e agradável ao leitor. Um quadro pintado a quatro mãos. Parabéns!

Nelson Bond

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]