• Carregando...

Quando a Itália pediu a extradição de um assassino, réu confesso e foragido, chamado Cesare Battisti, que nem dupla cidadania tinha, o Brasil – ou melhor, o presidente da República – se recusou a concedê-la. E agora se insiste na extradição de Henrique Pizzolato. Chegaria a ser cômico se não fosse trágico.

Luiz Fernando Pereira Simões

Extradição 2

O mais estarrecedor no caso da fuga de Henrique Pizzolato para a Itália é um ministro do STF dizer que compreende o fato de o condenado fugir em função das péssimas condições dos presídios brasileiros. Ora, então se um preso comum fugir por um túnel também deve ser "compreendido".

Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil

Munição

Diferentemente do que afirma o editorial "Polícia sem munição" (Gazeta, 20/11), não houve desapreço pelo dinheiro público por parte do BNDES nos financiamentos concedidos ao Grupo EBX. Pelo contrário, o rigor na estruturação das operações, exigindo garantias sólidas (prática padrão no BNDES), fez com que não houvesse nenhuma perda para o banco decorrente dos problemas enfrentados pelas empresas do referido grupo.

Paulo Braga, assessor de imprensa do BNDES

"Abraço-assinado"

Esse "abraço-assinado" (Gazeta, 18/11) a José Genoino com mais de 11 mil assinaturas é um sonoro tapa no Supremo Tribunal Federal, que durante meses escutou testemunhas, analisou depoimentos, documentos e extratos bancários para chegar a uma conclusão séria e responsável, mesmo correndo risco de desagradar fanáticos que, apesar das evidências, não aceitam os erros dos "companheiros".

Paulo Afonso Bley Di Giorgio, aposentado

Intenção de voto

Dilma tem o dobro das intenções de voto dos adversários somados (Gazeta, 19/11) porque a atual presidente está em evidência em todos os meios de comunicação, viajando por todo o país, inaugurando construções e prometendo mais reformas, enquanto os pré-candidatos estão ainda, de modo discreto, criticando o governo e propondo melhorias para a nação.

Luciano Atamanzuck

Contas atrasadas

Fico pasmo com essa notícia de que contas atrasadas levaram ao corte nos telefones da PM e da Sesp (Gazeta, 21/11). Parece que não é feito um orçamento anual e que não fizeram os deveres de casa corretamente. Só isso explica como faltou dinheiro para pagar as contas básicas. Alguém está sonegando os valores destinados para tais pagamentos no orçamento, ou não está prevendo os custos corretamente, possibilitando que esse fato vexatório ocorresse.

Dionisio Francisco Grabowski

Feriado 1

Se você perguntar para o funcionário se ele quer mais um dia de férias ganhando, só se ele for louco vai dizer que prefere trabalhar. Os movimentos que querem o feriado no Dia da Consciência Negra (Gazeta, 21/11) já se perguntaram quem paga a conta? Evidente que somos nós, os empresários, que nunca são ouvidos. Essa democracia da maioria está quebrando o empresariado e a indústria, e com isso o país.

Aramis Chain

Feriado 2

A Associação Comercial do Paraná, na pessoa de seu presidente, Edson Ramon, vem sofrendo críticas de alguns setores da sociedade apenas por cumprir sua função de lutar pelo empresariado e pela legalidade, discutindo o direito de nossa Câmara de Vereadores legislar sobre feriados. Cabe ao Poder Judiciário julgar o mérito e isso ainda será feito, se a Câmara apresentar os documentos necessários para que possam ser analisados. Imagine se for criado um feriado para cada etnia que compõe nosso povo e que colaborou com o nosso progresso?

Brasilio T. de Brito, empresário e conselheiro da ACP

Feriado 3

Ao citar que os europeus receberam homenagens através de praças e bosques, Luiz Carlos Paixão da Rocha (Gazeta, 19/11) esqueceu que existe o Memorial Africano Zumbi dos Palmares, que fica na região do Pinheirinho; e que existem a Rua Engenheiros Rebouças e o bairro Rebouças – em homenagem a personalidades negras.

Mariana Wladyka

SAS

Enquanto no Rio Grande do Sul o Instituto de Previdência e Saúde é um dos melhores planos de saúde daquele estado, com status de plano privado em alguns hospitais, no Paraná a situação do funcionário público em relação à saúde é a de estar num deserto, como mostra a reportagem "Cobertura limitada gera filas para usuários do SAS no Paraná" (Gazeta, 21/11).

Leiber Caum

Médicos estrangeiros

Uma pergunta ao ministro da Saúde e à presidente da República: vocês aceitariam a presença de um estranho durante uma consulta médica? Pois é o que está acontecendo em alguns postos em que os médicos cubanos dão atendimento e, por não falarem português, se valem da ajuda de um "tradutor". E a privacidade? E o sigilo profissional?

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Dragagem

Sobre a destinação dos sedimentos retirados durante a dragagem em Paranaguá (Gazeta, 20/11), em algum momento soube que o material seria utilizado para "engordar" algumas praias que estão sendo destruídas pelas constantes ressacas que atingem o Litoral do estado, e agora constato que será depositado em outro local do mar. Não se está desperdiçando material e dinheiro?

Kidelmir Luiz Bini de Andrade

Futebol

Na coluna Nostalgia (Gazeta, 17/11), a Gazeta do Povo publicou uma foto de um jogo de futebol no campo do Coritiba, em um domingo no ano de 1940. O alambrado era uma frágil cerca, com torcedores todos misturados. Dentro do campo, apenas um policial, com uma espada, identificando-o como sendo da Cavalaria. Entre os torcedores, outros nove policiais. Hoje é diferente. A selvageria das famosas torcidas de marginais não se compara com o procedimento da sociedade de 1940. A sociedade de antigamente era mais respeitosa; os atuais baderneiros não dão condições para as pessoas educadas irem aos campos de futebol.

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

Fórmula 1

Lamentável o comentário de Felipe Massa (Gazeta, 20/11). Ele é um piloto medíocre, tanto que foi para uma equipe, no momento, medíocre. Na Ferrari, foi o segundo piloto e obrigado a obedecer às ordens de seus senhores, entregando resultados e posições casualmente conquistadas. Mesmo assim, a Williams é areia demais para o caminhão dele. Certamente vai fracassar lá também. Saudades do Senna.

Walter Miquelão

População de rua

A ênfase da prefeitura de Curitiba na procura por animais abandonados ou que sofrem maus tratos gera uma dúvida: será que os indigentes abandonados nas praças de nossa cidade são também prioridade?

Roberto Boscardin, médico

Mensalão 1

Que ironia do destino! No dia em que se comemorou a proclamação da República, petistas corruptos, usurpadores do poder, passaram a dormir na cadeia. É pouco e ao mesmo tempo é muito. Até ontem, nenhum poderoso era preso, políticos muito menos; do partido da situação, então, nem se falava; e do alto escalão, somente em pensamento. Mas no entardecer do dia 15 de novembro os mensaleiros do PT tiveram a sua recompensa pelo desserviço à democracia e ao povo brasileiro.

Matheus Felipe Buzzachera de Araujo

Mensalão 2

Decorridos tantos anos, não considero precipitação nem casuísmo transformar ex-presos políticos em políticos presos. Ser preso político em época de ditadura é uma coisa, ser condenado por corrupção é outra, bem diferente.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Mensalão 3

Acredito que de agora em diante alguma coisa pode mudar na relação entre a Justiça e os desonestos. Porém, se é verdade que o julgamento do mensalão pode mudar as coisas no Brasil, é de se supor que, se a Justiça houvesse punido o pessoal que se corrompeu ao comprar votos para a reeleição do FHC, ou aqueles que operaram o mensalão do PSDB em Minas, essa mudança já teria acontecido.

Carlos Alberto Rathunde

Mensalão 4

O feriado da proclamação da República de 2013 será marcado na história como a proclamação da justiça. E justiça é a palavra na ponta da língua dos brasileiros que saem às ruas cansados de impunidade e corrupção. Quando o dinheiro público deixar de ser desviado e passar a ser usado apenas onde deve ser – portos, rodovias, hospitais, educação –, e quando a quadrilha toda estiver na cadeia, aí, sim, o Brasil poderá dizer que "país rico é país sem pobreza".

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Consciência indígena

Muito justa a iniciativa do vereador professor Galdino de criar o Dia da Consciência Indígena, assim como já temos o Dia da Consciência Negra. É louvável ter um dia para comemorar esses importantes grupos de brasileiros. Porém, seria bom para todos que a comemoração fosse no domingo. Assim todos comemorariam a data sem atrapalhar a vida de ninguém.

Alci Carlos Sereni, contador, São Miguel do Iguaçu – PR

Cotas

Por que a sociedade parece temer repudiar a separação social por cotas ou cor de pele? Por que insistem em evidenciá-la como principal origem das diferenças sociais? Líderes do passado engajaram populações inteiras baseadas nessa mesma linha de raciocínio, definindo o destino delas ao Holocausto, e a pagar pelas insanidades através da ingênua compensação histórica. O Estado nunca foi capaz de acertar na hora de fazer correções e regras justas, e tudo o que gerará será mais injustiça.

Edilson Miaqui, engenheiro

Lombadas

A educação de um povo e o respeito às leis são medidos também pelas lombadas existentes nas cidades e nas estradas brasileiras. Verifica-se que, de Praia de Leste a Caiobá, na última contagem, eram 46 lombadas! Para a minoria, creio, não haveria necessidade para essa anormalidade. É triste, mas é a verdade!

Miguel Riechi

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]