• Carregando...

Ouvimos numa rádio local que Evo Morales homenageou Che Guevara na presença de um filho do guerrilheiro que ajudou a colocar Fidel no poder. Disse Evo, entre outras coisas, que Che é um símbolo em favor da democracia nas Américas. Na mesma rádio, de âmbito nacional, ouvimos: "Em Cuba é proibido acessar a internet – precisa licença especial e só os que rezam pela cartilha do ditador conseguem essa permissão". Mais: ninguém pode sair do país sem permissão do governo. Vejam as equipes de esportes cubanas se desmontando pelo caminho, pedindo asilo a outros países. Ai de quem se afastar de evento se o ditador estiver discursando. Discursos de duas três e até quatro horas... Bela democracia que os obtusos apregoam. O fanatismo às vezes, cega. Haja viseiras.

Gabriel Kalinovski FilhoCuritiba, PR

Mais atenção

Como morador e pagador dos impostos desta maravilhosa cidade, venho pedir pelo amor de Deus que a prefeitura de Curitiba olhe com mais carinho para os moradores de Santa Felicidade que utilizam a Rua Fredolin Wolf como itinerário diário para seu trabalho, levar os filhos para a escola e outros afazeres. É uma vergonha o estado péssimo de conservação em que se encontra esta rua, no que diz respeito à iluminação (quase não existe), principalmente no trajeto vindo da Ópera de Arame para Santa Felicidade, após o Parque Tingui parecemos que estamos dirigindo em uma BR à noite, sem luz, sem acostamento, sem a mínima segurança se acontecer alguma pane no carro etc. Já li nesta coluna outros moradores reclamarem da mesma situação, então gostaria de que, desta vez, a prefeitura nos desse uma resposta definitiva de quais são as soluções que ela irá tomar para acabar com esse problema e qual o prazo para isto ocorrer, ou será preciso que aconteça alguma desgraça para uma atitude ser tomada.

Luís SchwengberCuritiba, PR

Desrespeito ao pedestre

Excelente reportagem sobre o ato de caminhar quando é esporte. Nesse trabalho vemos a declaração do médico César Augusto Baggio, ortopedista, que diz: "Curitiba tem muitos parques e praças que são bons para caminhar. As calçadas em geral são muito irregulares e devem ser evitadas". Nada mais profissional e esclarecedor do desrespeito ao cidadão e pedestre curitibano, que na maioria das vezes precisa das calçadas para ir trabalhar, estudar, encontrar um ponto de ônibus etc. Podemos e devemos perguntar: até quando teremos essa situação ofensiva ao cidadão caminhante na capital paranaense, tão ciosa de seus bons predicados?

João Carlos Cascaes, engenheiroCuritiba, PR

Motorista mal-educado

Gostaria de fazer umas reclamações a respeito de alguns dos motoristas curitibanos, não todos. Moro no interior do estado do Paraná e, por causa do trabalho do meu marido e meu, temos de nos deslocar constantemente a Curitiba. Apesar de Curitiba ter ruas largas bem sinalizadas, é muito difícil dirigir em Curitiba. Os motoristas são mal-educados, não deixam você entrar na frente, gritam, xingam. Ao contrário, por exemplo, de São Paulo, lá quando você dá sinal eles seguram um pouco e você entra, mesmo quando você anda de táxi é perceptível a gentileza recíproca dos motoristas. Pedestres em Curitiba então é uma loucura, na faixa, ou se o sinal está amarelo, eles tocam em cima, metem a mão na buzina.

Sueli CampagnoloPonta Grossa, PR

Matéria preocupante

É de assustar a matéria da Gazeta sobre leis municipais onde 79% do tempo dos nobres vereadores são gastos em concessão de projetos para apontar cidadãos honorários, vultos eméritos e nomes de ruas. Não que pessoas que prestaram serviços reconhecidos à comunidade não devam ser homenageadas. Mas a lei orgânica, que ampara estas concessões, é óbvio que deve ser revista. Sugiro que para permitir o melhor aproveitamento das funções de nossos vereadores seja criado o Dia Especial de Datas e Homenagens Anual. E somente neste dia seriam feitas as homenages, até porque não temos também tantas pessoas a serem prestadas honras, que tenham se preocupado tanto com os cidadãos.

Gilmar Tadeu StrasbachCuritiba, PR

Nem tudo pela internet

Hoje fazemos declaração de imposto de renda, pagamos duplicatas e contas diversas, recebemos dinheiro, fazemos compras, consultamos bancos, fazemos pesquisas, mandamos e recebemos informações sigilosas (ou nem tanto sigilosas), requeremos certidões negativas das receitas federal e estadual, INSS, FGTS, etc, tudo pela internet. Só não conseguimos tirar uma certidão negativa de débitos pela internet junto à Prefeitura Municipal de Curitiba. Lá, a informática ainda não pegou.

Rubens Santos, empresárioCuritiba, PR

Apito noturno

Li nesta coluna cartas sobre o incômodo apito noturno. Acho o cúmulo alguns moradores pagarem para um motoqueiro vir apitar três vezes por noite, na frente de suas casas e incomodar toda a vizinhança. Gostaria que alguém me informasse se esses motoqueiros pertencem a alguma empresa constituída, são treinados, têm alvará, ou simplesmente se acham donos de um bairro e mediante constrangimento dos moradores impõem uma taxa mensal para exercer uma atividade que tira o direito de as pessoas descansarem após um dia de trabalho.

Cláudia Cardoso, professoraCuritiba, PR

Americanismos

Venho pela presente parabenizar a leitora Míriam Machado em sua opinião Americanismos (dia 18/6). Devo dizer que concordo com a mesma. Vergonhoso é o nosso povo se sujeitar a avacalhação que ignorantes e traidores da pátria estão fazendo com nossa língua. Eles acham bonito o emprego de termos americanistas. Respeito aqueles que ainda não têm tradução específica para o português, mas usá-los por exibicionismo não passa de desrespeito com o país. Basta observar as farmácias, as lojas de departamentos etc. Diante de tudo isso, o que dizer da ignorância de nossos profissionais com nível universitário? Onde fica o patriotismo?

Paulo Osni Wendt, sociológoCuritiba, PR

Terminal abandonado

Passando pelo terminal do Capão Raso, percebi que a estrutura está enferrujada com risco de algumas placas caírem sobre os passageiros que por ali transitam. O terminal está totalmente abandonado. O povo literalmente dribla buracos no piso irregular do terminal e disputa espaço com os gigantes biarticulados que, em certa área de fluxo de pessoas, disputa espaço com milhares de pedestres, com alto risco de atropelamentos. A paisagem é insólita e desanimadora.

Aristides Girardi, economistaCuritiba, PR

Atenção ao bairro

São muitas as reclamações que foram feitas em relação às condições da Rua Lupinópolis, localizada no Bairro Novo. Há uma valeta onde já caíram vários carros. Já solicitamos à prefeitura o alargamento da rua, inclusive técnicos já estiveram no local e nada foi resolvido. Talvez estão esperando que algo pior aconteça para tomar as devidas providências. Gostaríamos de um pouco mais de atenção em relação ao nosso bairro.

Adelina GubertCuritiba, PR

Detran esclarece

1. O Detran-PR informa ao leitor Diogo Kaminski Skovronski que o agendamento dos exames práticos para a 1.ª habilitação, inclusão ou alteração de categorias são efetuados somente pelo Centro de Formação de Condutores. Com o novo sistema de habilitação do implantado no início deste ano em Campo Largo e em Curitiba, o agendamento desses exames pode ser feito online, sem que um representante do Centro de Formação tenha que vir ao Detran.

2. Informa ao leitor João Bley do Amaral que as apostilas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros são vendidas exclusivamente para os condutores que iniciaram o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Por isso, a necessidade do condutor apresentar os documentos de RG, CPF e CNH, para a abertura do processo de renovação.

3. Esclarece ao leitor Antonio Carlos Wanderley que o aprendizado em vias públicas está previsto na legislação de trânsito. Segundo a Resolução nº 168 do Conselho Nacional de Trânsito, todo candidato à 1.ª habilitação necessita de 15 horas de aula prática, em via pública, tendo em mãos a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular e o acompanhamento de um instrutor de trânsito.

******

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]