• Carregando...

Impressionante. Primeiro tivemos um litro de combustível com menos de mil mililitros em alguns postos, agora temos um quilômetro com 700 metros (nos taxímetros) e talvez uma hora com menos de 60 minutos nesses mesmos equipamentos (Gazeta, 26/1). Só está faltando agora o quilograma do pão nosso de cada dia pesar menos de mil gramas nas panificadoras!

Waldir Egenolf Prochnow, professor

Sacolinhas de plástico 1

Não vejo nenhum objetivo claro em banir as sacolinhas de plástico dos supermercados. A não ser que o governo tenha a gula de faturar mais com os valores cobrados nas sacolinhas. Acabando com elas, a opção das pessoas para depositar o lixo será em sacos que devem ser comprados. Novamente creio que o governo se interesse, pois é mais imposto que entrará na ciranda da gastança sem retorno para a população.

José Fernando Pereira

Sacolinhas de plástico 2

O Paraná não deve seguir o exemplo de São Paulo no caso das sacolinhas plásticas, pois elas são de muita utilidade nos supermercados e também nas casas. Hoje quase todos os produtos das indústrias contêm embalagens plásticas ainda mais potentes e resistentes ao meio ambiente, por isso não vai ser resolvido o problema se forem banidas só as sacolinhas. Por outro lado as biodegradáveis a preço de R$ 0,20 iriam onerar muito o bolso do trabalhador. Por que não fazer com que os supermercados tenham um local apropriado para recolher as sacolinhas e deem um destino apropriado, como é feito no caso dos materiais radioativos, inclusive baterias de celulares?

Eurival Carlos do Nascimento

Mobilidade

Ótimas sugestões dos estudiosos, principalmente sobre o transporte individual, para ser supertaxado no IPVA, combustível, revertendo esses valores ao transporte coletivo. Além de transformar estacionamentos nas ruas em corredores preferenciais para ônibus.

Hermes Otto Strasser

Verba parlamentar 1

O aumento da verba parlamentar para os deputados estaduais revela a farra com o dinheiro do contribuinte (Gazeta, 26/1). Os gestores públicos têm exímia competência para arrecadação e, para manter esse monstro devorador de recursos, chamado máquina pública, não há dinheiro que chegue. Isso tem de acabar o quanto antes e investir pesado na qualidade do ensino público, na saúde e na segurança pública, além, é claro, da infraestrutura!

Bento Sartori Camargo, Quatro Barras – PR

Verba parlamentar 2

Penso ser um absurdo o aumento da verba parlamentar! Servidores públicos tentam reajuste ou recomposição salarial há anos, e o discurso é o de que não há condições para isso! O salário mínimo teve o reajuste menor do que apresenta a Assembleia nessa verba parlamentar! Esse é o tipo de representação que queremos? Parece que estão a representar o próprio interesse!

Luciano Rosa

Verba parlamentar 3

O aumento da verba parlamentar para os deputados estaduais demonstra o quanto nossos parlamentares são avessos aos clamores da população. Simplesmente acreditam que a cobrança não virá. Não esqueçam: não existe almoço grátis. A conta virá. Alguém pagará.

Carlos Roberto Bagatin, Londrina – PR

Árvore caída 1

Lastimável a queda desta árvore na Av. Silva Jardim pela perda de uma vida humana! Mas árvores são necessárias numa cidade! Aparentemente, pelas fotos, essa árvore estava sadia e íntegra! Provavelmente foi excesso de peso na copa da árvore. Como se sabe, no verão as árvores crescem mais e incorporam mais massa foliar e ramos na sua copada. Ainda, com a chuva fina caindo desde o início do dia, provavelmente aumentou o peso e o tronco não resistiu!

Eduardo Jose Jankosz, São José dos Pinhais – PR

Árvore caída 2

Outros acidentes com as mesmas características vão ocorrer. O peso dos galhos vão rachar outros troncos, pois alteram a sua natureza.

Lucca de Toni

Árvore caída 3

Gostaria de solicitar a atenção da Secretaria do Meio Ambiente para que se faça uma vistoria das enormes árvores de nossas vias públicas, tendo em vista serem velhas e "mutiladas", para liberação dos cabos de energia da Copel, e que ficam "pendendo" ameaçadoramente sobre a rua. Antes que aconteçam mais tragédias seria o caso de prevenção, pois em todo verão temos grandes temporais.

Romualdo Antonio Mehret

Comissionados 1

Na verdade o cargo comissionado, na maioria das vezes, é apenas uma retribuição do político eleito aos seus cabos eleitorais, portanto, muitas vezes sem competências administrativas, técnicas e de relações humanas. Por isso deveria ser limitado ao mínimo possível, para até impedir que o próprio eleito nomeie qualquer um, e sim os mais competentes, melhorando o nível das câmaras e aproveitando também os concursados, que afinal fizeram jus ao competir.

José Carlos dos Santos, Jacarezinho – PR

Comissionados 2

O excesso de nomeações de comissionados nas Câmaras de Vereadores é uma falta de respeito. Se o salário fosse o salário mínimo do trabalhador, garanto que não haveria tantas nomeações.

Karine Oliveira

Governantes

É unanimidade nacional, mais do que o futebol, a enxurrada de críticas com respeito às práticas de nepotismo, salários inexplicáveis, superfaturamentos, investimentos desnecessários, serviços públicos deficientes e sem fiscalização, perpetradas pelos poderes públicos. A população parece estar reconhecendo sua impotência em denunciar e assiste diariamente à multiplicação de escândalos cada vez mais escabrosos e realizados descaradamente, mesmo com a farta divulgação pela imprensa. Cabe perguntar: será que os ocupantes de cargos e funções públicas só sabem fazer isso? Esqueceram-se do que precisam fazer ao serem indicados ou eleitos? Será que honestidade e competência deixaram de ser obrigações, para representarem meros opcionais?

Alvaro José Junqueira Nunes

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]