• Carregando...

Gostaria de dar os parabéns a toda a equipe da Gazeta do Povo. O novo jornal digital feito para o iPad é sensacional, interativo, moderno e surpreendente. Dos jornais que conheço e utilizo no iPad, o da Gazeta é o melhor, pois preocupou-se não só em fazer uma edição digitalizada do impresso como os outros, mas sim uma edição totalmente adaptada à tecnologia do tablet. Esse é o futuro! Mais uma vez parabéns.

Vinícius Matheus França

Teatro Guaíra 1

Só tenho a aplaudir a mudança da gestão do Teatro Guaíra (Gazeta, 13/2). Essa renovação da diretoria, do maestro e da nova diretora trazem um novo fôlego e novas esperanças não só para a "salvação" do prédio, mas também na retomada das produções dos grupos do teatro, que já foram considerados de projeção nacional e internacional. O Guaíra não tinha mais uma programação própria decente em nenhum dos grupos artísticos da casa. O coro, que nunca foi criado como corpo estável do teatro e do qual eu sou o maestro há 25 anos, foi sucateado e extinto. O exterior do prédio virou um centro de comercialização de drogas e prostituição; nada adiantou a vizinhança reclamar, nunca foi feito nada para coibir – um caos. A principal casa de cultura do PR ficou largada, à deriva e sucateada.

Emanuel Martinez, maestro

Teatro Guaíra 2

Não há outra alternativa. O Teatro Guaíra tem de ser fechado para uma reforma completa, semelhante àquela feita no Palácio Iguaçu. A situação atual dos banheiros, das poltronas, do sistema de ar-condicionado é vergonhosa para uma cidade que quer se firmar como polo cultural do país. Governo, empresas e a sociedade devem juntar esforços para recuperar esse patrimônio inestimável de Curitiba. Caso contrário, a decrepitude do Guaíra causará o abandono do centro da cidade.

Marcus Vinicius de Andrade

Reforma agrária

O que o Brasil precisa é de política agrícola e preços subsidiados (Gazeta, 13/2). Reforma agrária para quê? Para o governo federal subsidiar milhares de famílias sem tradição agrícola, vendendo e arrendando seus lotes para terceiros?Aqui no Paraná não cabe mais reforma agrária, deve ser encaminhado para outros estados carentes de população. Não devemos nos preocupar com metas de assentamentos, devemos sim nos preocupar com a agricultura do Paraná como um todo. O mais importante é a seleção de agricultores.

José Hess

Evasão escolar

A escolha profissional não se faz apenas no momento do vestibular, mas vai se desenvolvendo durante toda a vida do sujeito, e na verdade não é dada a devida importância a essa temática (Gazeta, 14/2). As oportunidades com as quais o indivíduo se depara, o apoio dos pais na aprendizagem para a escolha, o contato real com os ambientes profissionais, o espaço de discussão possibilitado pela escola, o trabalho de orientação profissional, o grupo de amigos e a sociedade em geral podem favorecer uma escolha profissional segura, diminuindo os gastos com a evasão, devido a uma escolha mal orientada.

Mariita Bertassoni da Silva, pscióloga

Magistério

As escolas brasileiras ainda não conseguem dar aos seus alunos atividades extracurriculares, o que faz com que o dia a dia seja um tédio ao aluno e ao professor. Atividades esportivas, manuais e intercâmbios de alunos e professores estimulam a procura por profissões de magistério e os alunos a irem para a escola.

Jo Disperati

Articulista

O texto de despedida do competente economista e articulista Gilmar Mendes Lourenço causou-me surpresa (Gazeta, 14/2). Gostaria que ele pudesse continuar brindando-nos com seus artigos, por sinal muito bem elaborados com a sua peculiar perspicácia analítica e profundo conhecimento na área, para apresentar e entender assuntos micro e macroeconômicos da realidade paranaense e brasileira. Mesmo com suas inúmeras atribuições no setor público e privado, espero que essa pausa na comunicação econômica, ou seja, o intervalo para a volta desse articulista, seja breve.

Peno Ari Juchem, economista

Reforma política

Como cidadão brasileiro, estou convencido de que não podemos esperar dos senhores engrava­­­tados do Congresso que promovam as mudanças neces­­sárias em nosso sistema eleitoral. Afinal, foi esse mesmo sistema iníquo que os colocou lá, e eles nada farão para mudá-lo. Poderão propor alterações, mas elas serão apenas cosméticas – para impressionar o povo – que não mudarão a essência do sistema.

Rubens C. Lamel

Eleição no TJ

Se o Regulamento do Tribunal de Justiça diz que será eleito como presidente o desembargador mais antigo, então para que ocorre eleição? Bastaria nomear o mais antigo e ponto final.

Paulo Afonso de Souza

Aposentadorias

Com certeza o benefício da aposentadoria a ex-governadores deve ser extinto, até porque nós, pobres trabalhadores, temos de contribuir uma vida inteira para poder gozar um pouquinho de conforto e aproveitar a vida. Espero realmente que tirem essas aposentadorias dos ex-governadores, que são uma afronta para o povo trabalhador, que nem trabalhando a vida inteira consegue receber o mesmo que este senhores.

Cristiane Souza

Servidores procuradores

A coluna do jornalista Celso Nascimento "Duas leis e uma grande vantagem" nos deixa estarrecidos com a utilização imoral e ilegal do poder para benefício personalíssimo, tal é o caso de funcionários da Assembleia que num passe de "prestidigitação legal" foram transformados em procuradores (Gazeta, 13/2). O mais estarrecedor é que esses atos normativos permanecem no tempo produzindo efeitos sem que as autoridades de controle público os questionem. E a sociedade, através das organizações representativas, também não deve permanecer na indiferença quanto a esses fatos ora revelados. Se permitirmos a injustiça, injustos seremos nós.

João Pinheiro

Bicicletas

É desperdício mover uma tonelada de aço para transportar uma pessoa. Logo, segundo essa premissa, é vedado a todo aquele que se autointitule "sustentável" utilizar automóvel, sob pena de cair em contradição. Por outro lado, a titulação "capital ecológica" somente será verdadeira se o transporte coletivo e as ciclovias forem priorizadas na política urbana de transporte.

Thomaz Akimura

* * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]