• Carregando...

Moro no Paraguai há cinco anos e apenas quem está aqui tem noção do que estávamos passando durante o governo de Lugo. Os camperos, com financiamento do ex-presidente, pregavam a xenofobia, principalmente contra os produtores brasileiros e seus descendentes, que eram tratados como estrangeiros por não falarem a língua guarani.

Rubens José Albano, San Alberto – Paraguai

Eleições municipais

Bom ver o nome do arquiteto e urbanista Ricardo Mesquita compondo chapa com Ratinho Júnior. As discussões sobre acessibilidade devem ser tratadas com muita atenção pelos candidatos. Nossas calçadas irregulares e escorregadias são verdadeiras armadilhas para os pedestres e nossas praças não permitem que um usuário de cadeira de rodas possa circular livremente.

Antonio Borges dos Reis, engenheiro civil

Câmara de Piraquara

Parece que só um vereador não está envolvido nos desvios na Câmara de Piraquara (Gazeta, 30/6). O povo deveria gravar bem o nome de todos para não cometer o erro de votar nessas pessoas nas próximas eleições.

Mario Koga, Cascavel – PR

Alianças políticas

Parabéns a Celso Nascimento por seu texto sobre a incoerência nas alianças partidárias (Gazeta, 1/7). Realmente é isso o que está acontecendo. Programas e linhas ideológicas de partidos políticos sucumbiram aos interesses de grupos e de pessoas sem qualquer comprometimento com a causa pública.

João Matiak Slonik

Palocci

Saber que Antonio Palocci terá direito à remuneração pelo perío­do de quarentena que foi obrigado a cumprir depois que deixou o governo (Gazeta, 2/7) é uma vergonha. Como educador, eu tenho de trabalhar 40 horas semanais e, se faltar um dia, terei meu salário descontado. Esse é meu Brasil.

José Vilmar dos Santos, Mariópolis – PR

Caso Cachoeira

Se Demóstenes Torres fosse inteligente ou mais político, iria renunciar ao cargo com muita pompa e tranquilidade, mas, como não é, tentou explicar o inexplicável.

Victor Enrique Biasone Fernandez, Foz do Iguaçu – PR

Causas para o atraso

Absolutamente correto o editorial da Gazeta do Povo sobre as causas do atraso e baixo nível de bem-estar brasileiro (Gazeta, 2/7). É difícil entender a imposição do fracassado ex-ministro da Educação como candidato à maior prefeitura do país.

José Nelson Dutra Fonseca, aposentado

Proteção para juízes

O Estado detém a administração da força pública, que tem como objetivo proteger qualquer cidadão; e os aplicadores da lei, como juízes e promotores, devem ter a prioridade de proteção. Deveria ser colocada uma equipe de prontidão para garantir a segurança dos magistrados para que estes possam aplicar a lei conforme é o desejo dos cidadãos de bem.

Renato dos Santos Taborda, Irati – PR

Lei do Pai-Nosso

Esse vereador que apresentou a Lei do Pai-Nosso (Gazeta, 3/7) deve ser instruído a ler a nossa Constituição Federal. Somos um país laico e esse projeto de lei é um absurdo, indo contra o respeito à diversidade e discriminando a população por sua orientação religiosa. O povo de Apucarana não deve permitir tal descalabro.

Elías Benavides

Beira Foz

Fico impressionado com a naturalidade com que nossas autoridades "descobrem a América" sempre muito depois de os outros países já terem nos mostrado o caminho para garantir a segurança e melhores condições de vida aos cidadãos. Ou será que até o momento ninguém havia percebido que revitalizar e urbanizar os espaços próximos ao Rio Paraná (Gazeta, 1/7) permitiria coibir o tráfico na fronteira? O mesmo vale para qualquer espaço degradado, sejam eles praças, parques ou áreas de moradia: garantir infraestrutura e qualidade de vida é essencial para a paz social e o convívio mais harmonioso.

Jacó Alberto Frohlich, professor

Assistência rural

Ótimo saber que o governo planeja criar uma agência de assistência técnica rural (Gazeta, 28/6). Realmente estamos precisando de mais informações sobre o campo e nada mais indicado para isso que uma agência de assistência técnica.

Nilo Ribas

Greve nas universidades

A greve nas universidades federais está tendo pouco espaço na mídia. A imprensa perde tempo com a "politicalha" que acontece em Brasília e o que realmente importa, como saúde, educação e segurança, acaba sendo deixado de lado. Investir em educação é fundamental para o desenvolvimento do país.

Denise Maria Lezan Fernandes

Juril Carnasciali

Nossa querida Juril se foi, deixando em todos que a amavam um enorme vazio e uma imensa saudade, principalmente naqueles que tiveram o privilégio de tê-la como amiga. Era uma mulher de tamanha generosidade e grandeza que, ao lado dela, eu me sentia muito pequena. Era alegre, inteligente e bondosa.

Do Carmo Fortes

Nostalgia

Sou leitor assíduo da coluna Nostalgia. Ela faz com que possamos viajar no tempo, admirar a arte arquitetônica de nossa cidade, influenciada pela cultura dos imigrantes que aqui se instalaram. Vida longa a vocês.

Antonio Fernando Buch

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]