• Carregando...

Mídias Sociais

Oriente Médio

"O Brasil está correto em questionar o assassinato de crianças inocentes em nome do combate ao terrorismo. Nos chamem do que quiserem, mas jamais vamos compactuar com essa barbárie!"

Ademir Faustino, via Facebook, sobre o repúdio brasileiro às ações de Israel em Gaza.

Poupança

"Como poupar aqui no Brasil? Nós vivemos só para pagar imposto; o governo pega quase tudo da gente."

Elvio Pacheco, via Facebook, sobre os brasileiros estarem poupando menos.

Emprego

"Em 2011 muita gente não deu importância ao abandono da política fiscal pelo governo da Dilma. Como resultado temos um pibinho e pífia geração de empregos."

Cláudio Demétrio Barbosa, via Facebook, sobre a queda no trabalho industrial no país.

Desastre aéreo

"Esses desastres demoram a acontecer, mas quando começam vem um atrás do outro. Muito triste para os familiares."

Silvana Maria Guidugli, via Facebook, sobre a queda de um avião no Mali.

* * * *

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo - www.facebook.com/gazetadopovo- twitter.com/gazetadopovo - google.com/+gazetadopovo

Com uma rápida (ou não) pesquisa na internet, descobre-se que o Brasil possui a mais escorchante carga tributária sobre telecomunicações do mundo – mais um daqueles rankings que adoramos liderar. É uma alíquota de meros 85% (sem contar taxas e impostos indiretos), o que representa quase metade do custo dos serviços, segundo o IBPT. Some-se a isso o oligopólio criado pela Anatel e suas operadoras e está aí o resultado. Em suma, o problema da banda larga no Brasil é uma combinação tupiniquim de capitalismo de compadres com roubo legalizado travestido de imposto.

Felipe Barbosa

IPVA

Se o governo está tão preocupado com os atrasos no pagamento do IPVA, por que não faz uma campanha e facilita o pagamento desses valores a receber, por exemplo, parcelando em dez vezes os exercícios anteriores? Garanto que em menos de um ano vai aumentar a arrecadação. Se o cidadão não tem dinheiro para pagar o IPVA, como ainda vai pagar a multa se for pego com os documentos atrasados?

Fernando B. Ferreira

Tudo Aqui

O governo não tem credibilidade para fazer uma terceirização desse porte como o Tudo Aqui. Além disso, a modernização do atendimento através da internet é promissora. Esse tipo de empresa acaba se confundindo com o próprio governo.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Petrobras

Ridícula essa resolução do Tribunal de Contas da União que isentou Dilma Rousseff e demais membros do Conselho de Administração da Petrobras de culpa pelos enormes prejuízos que a empresa teve com a compra da refinaria de Pasadena, se a aprovação final dessa compra foi feita por eles. Na verdade, o TCU, por razões políticas, optou pela solução mais simples, que foi a de isentar Dilma. Os demais membros do conselho vieram no vácuo dessa decisão. Para que serve um caríssimo Conselho de Administração se seus membros, segundo o TCU, são meros figurantes e carimbadores de decisões já tomadas em instâncias inferiores da Petrobras?

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Oriente Médio 1

Muito apropriada a medida brasileira de demonstrar o descontentamento com o conflito entre israelenses e palestinos. Pena que esse mesmo descontentamento não foi estendido ao conflito entre ucranianos e russos. Será que o governo brasileiro está a favor dos insurgentes pró-Rússia?

José Augusto Bilek, professor

Oriente Médio 2

O governo brasileiro deveria primeiro olhar para si para depois criticar outros países. No Brasil, aproximadamente 50 mil pessoas são assassinadas todos os anos e não vemos nenhuma indignação das autoridades. O embaixador disse que a morte de 700 pessoas é inaceitável. E a situação do país, com a morte de milhares de pessoas de bem, pais, filhos e esposas, é aceitável?

Roberto Ouriques, Ponta Grossa – PR

Oriente Médio 3

As pessoas que não conhecem a região imaginam que Israel é um monstro ao atacar a Faixa de Gaza. Mas por causa dos foguetes lançados pelo Hamas as companhias aéreas até cancelaram voos para Israel. O Hamas esconde armas e foguetes em abrigos subterrâneos de escolas, hospitais etc. A impressão é de que a ONU apoia o Hamas. E agora esse governo quer apoiar o Hamas. Isso é uma vergonha.

Marcelo Mariano da Silva

Oriente Médio 4

O governo brasileiro perdeu uma boa oportunidade de ficar de boca fechada evitando, assim, ser humilhantemente classificado de "irrelevante" e "anão diplomático". O Brasil tem milhões de problemas na área social, financeira, política etc. e ainda se acha no direito de dar pitaco quando não foi solicitado. Nossos dirigentes só nos fazem passar vergonha.

Fred Branco

Mentiras na internet

Desde o surgimento do mundo há quem goste de contar mentiras. Uma serpente mentiu para Eva dizendo que, se ela comesse do fruto proibido, não morreria. Depois disso a serpente riu sozinha da cara de Deus e seu casal de filhos desobedientes. E até hoje o mundo mente para rir da nossa cara ao compartilhar boatos e enganar os outros (Gazeta, 24/7). Há tantas coisas boas para se fazer nas redes sociais que não vale a pena passar adiante esse tipo de informação duvidosa.

Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira

Literatura

Há dois dias, as cortinas se fecharam, em luto. Três escritores brasileiros partiram. Um cronista, um teólogo e um dramaturgo. Nós lamentamos profundamente o falecimento dos mestres João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e Ariano Suassuna. Diferentes na linguagem, distintos nos temas. Iguais apenas na capacidade perspicaz de comunicar. Ao que tudo indica, o céu estava precisando, urgentemente, de grandes escritores. Deles, ficam as belas palavras e o prazer de ler e reler suas obras.

Lucas França, estudante e funcionário da Livraria do Chain

Futebol

Sobre a reunião de Dilma com dirigentes de clubes de futebol (Gazeta, 25/7), difícil dizer qual clube de ponta não tenha dívidas com a União atualmente. Infelizmente a Lei Pelé acabou de vez com os clubes de futebol, que conseguiam uma renda com a venda de jogadores. E ainda há a incompetência em gestão da maioria dos dirigentes.

Benhur Louiz Favero

CBF

A exemplo das empresas, a CBF deveria definir metas para a comissão técnica escolhida. A primeira meta seria ganhar a Copa América. Ao mesmo tempo, entendo que a CBF está satisfeita com os campeonatos regionais, com o Brasileiro, com a Copa do Brasil, com a Sul-Americana e com a Libertadores, niveladas pelo baixo padrão do futebol. A CBF deve estar satisfeita com a meta de lucratividade, mas a qualidade está cada vez mais baixa.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Patrimônio

Prospera um sentimento de estupefação sobre o quanto de patrimônio têm os políticos quando eleitos e a multiplicação desses bens quando cumprido o mandato. Mera balela! Se eu fosse um desses senhores que ganham bem e têm subsidiados pelos cofres públicos aluguel, refeições, passagens, carros oficiais, também eu multiplicaria meus parcos teres, sem remorsos. Abiscoitar um dinheirão no mês, livrinho da silva, e não fazer render é coisa de estulto.

Benedicto Bueno

Meio ambiente

Em frente da minha casa há um ipê, cujos galhos se entrelaçam com os fios de luz. Um dia desses vi um animalzinho, uma espécie de gambá, tentando se agarrar, quase caindo, e liguei para a Polícia Ambiental, mas não era com eles. Liguei para a Força Verde e disseram para ligar mais tarde, porque os funcionários estavam ocupados. No departamento de zoonoses da prefeitura não atenderam. Liguei para a Copel também. Eles vieram, mas, ao verem que o animalzinho estava nos galhos e não nos fios, foram embora sem o retirarem. Ninguém tem pena desses bichinhos. Desmatam o entorno da cidade para construir casas e prédios e os bichos acabam vindo para a área urbana. É um absurdo ninguém querer proteger um bichinho desses.

Marion Terezinha Kindler

Acidentes

Para reduzir o número de acidentes com motos é preciso incrementar o uso de veículos sobre duas rodas, desonerando impostos. Com isso, motoristas mudarão sua atitude, pois as ruas terão mais motos e bicicletas. Nosso país precisa assumir sua tropicalidade.

Flávio Silva

Coletividade

Nós, brasileiros, não temos a cultura de viver coletivamente. Morar em apartamento é conviver com esse problema. Bastaria uma convivência amistosa e com respeito. Por exemplo, quando se estende uma roupa em um varal coletivo, não se deve deixar a roupa por semanas. E respeitar o horário do silêncio, coisa que não acontece nem por parte de jovens moradores nem de famílias ditas respeitáveis.

Maria Stephan

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]