• Carregando...

Não quero saber se é a primeira vez que o jacaré do Barigüi atacou (reportagem de 23/2), se há apenas uma espécie que ataca, se tem gente com pena dele ou se ele foi jogado lá injustamente. Quero saber o seguinte: onde fica meu direito de passear no parque com meu filho, em segurança?

Inez A. Basso, funcionária públicaCuritiba – PR

Jacaré 2

Não concordo com a permanência do jacaré em área de circulação de pessoas. Será preciso que o animal mate um humano, mais especificamente uma criança, para aí, então, todos lamentarem e iniciarem uma discussão "filosófica"?

Edison NovakCuritiba – PR

Jacaré 3

Sou contra os jacarés no Barigüi. Apesar de ser defensor da natureza, acho que temos de respeitar a índole natural desses animais. A vítima, desta vez, foi um cachorro, mas poderia ter sido uma criança.

José Roberto ViccinoCuritiba – PR

Jacaré 4

Discutir sobre os jacarés do Parque Barigüi? Vamos deixar os jacarés em paz. Que fiquem por lá. Abaixo os que atiram pedaços de pau para atazanar os répteis. Também sugiro que retirem do parque os cães, que defecam e urinam em todos os cantos, inclusive por onde passamos, sob os olhares complacentes de seus donos.

Alaor Zacardi FilhoCuritiba – PR

Jacaré 5

Como se pode pensar em retirar o animal do lago? O lago é o hábitat do jacaré. Acredito que haja solução melhor. Que tal colocar uma tela de proteção em volta do lago? Seria mais justo.

Clarice Dallegrave SilvaCuritiba – PR

Jacaré 6

Meu cachorro foi atacado, não por um jacaré, mas por uma capivara, no Parque Tingüi, uma extenção do Barigüi. Até reclamei no 156, telefone da prefeitura, mas nada foi feito. O parque está infestado de capivaras doentes, cheias de sarnas e carrapatos. À noite, elas invadem as casas mais próximas do parque. Gastei muito com veterinário e medicamentos e acho a situação absurda.

Andrey FelícioCuritiba – PR

Câmara

Geralmente com atuação bastante discreta, os deputados federais paranaenses estão tomando posições mais importantes. Tivemos a coragem de Gustavo Fruet em levantar-se contra o rolo compressor do governo federal e apresentar sua candidatura à presidência da Câmara. Mesmo que sem sucesso, foi um ato digno de aplausos. Osmar Serraglio conquistou a 1.ª secretaria, segundo posto mais importante da Câmara. Certamente seu trabalho por lá será tão íntegro como foi na CPI dos mensaleiros. Temos, agora, a grata notícia de que o deputado Cézar Silvestre (aquele que levou todo o PPS a apoiar Fruet), será presidente de uma das poucas comissões permanentes da Câmara, a "Comissão do Procon", onde ele poderá brilhar . Esses três deputados paranaenses irão honrar nosso povo.

Jorge Derviche Filho, engenheiro civilCuritiba – PR

Assembléia

"Com pesar que vemos o Legislativo do Paraná como uma das piores instituições legislativas do Brasil (reportagem de 23/2). Daqui a pouco, estaremos nos perguntando se vale a pena ter um poder como esse. O perigo é que a atitude de desprezo dos parlamentares estaduais para com a população abra terreno para ações ditatoriais e populistas."

João Augusto Moliani, professor universitárioCuritiba – PR

Maioridade penal 1

Na minha opinião, marginal tem de ser tratado como marginal, independentemente de idade penal ou não, como bem lembraram outras cartas publicadas nesta coluna. Quando a ministra do STF, Ellen Gracie, afirma que não adianta diminuir a idade penal de 18 para 16 anos, é porque não vai tratar do assunto com a seriedade que ele merece. Basta lembrar que na década de 90 essa mesma instituição decidiu "sabiamente" que o bloqueio de nossas poupanças tinha validade jurídica. Desde aquele momento, o país se perdeu no descumprimento das leis. Somos um país excepcional, sem dúvida alguma. Os erros surgem de cima para baixo. O que nós, brasileiros, precisamos realmente, é de um "mata-borrão" para apagar tudo e começar novamente!

Miguel Riechi, aposentadoCuritiba – PR

Maioridade penal 2

Lula acertou ao dizer que não é no momento de comoção nacional que se deve discutir a impunidade a menores infratores. Você tem um filho de 15 ou 16 anos? Olhe para ele e para seus atos. Em alguns momentos, parecem homens; em outros, inocentes crianças. Uma ação imediata eficaz é realmente o aumento da pena de adultos em delitos praticados com a participação de menores. Os menores assumem sempre a culpa, livrando os verdadeiros autores de crimes.

Joaquim Cancela GonçalvesCuritiba – PR

Maioridade penal 3

Chega da discussão sobre a maioridade penal. Será que ninguém terá coragem de assumir que o verdadeiro problema é essa desigualdade social. A solução não virá do Legislativo, mas do Executivo.

Érica Letícia Smanhotto, estudanteCuritiba – PR

Carteira de motorista

É preciso tempo e muita paciência para renovar a carteira de habilitação em Curitiba. Após preencher um formulário prévio na internet, para evitar filas, é necessário comparecer um dia ao Detran apenas para a fotografia. Depois, outro dia para a realização da prova e um terceiro dia para o exame médico, que não demora mais de 5 minutos. É realmente necessário tanta burocracia para a simples renovação da carteira? Em outros locais, o mesmo processo não leva mais de uma hora somando as três etapas, que são realizadas no mesmo dia.

Marjorie Mattioli KockannyCuritiba – PR

Janene

A aposentadoria do ex-deputado federal paranaense José Janene coloca em xeque o sistema político brasileiro. É revoltante a situação em que se encontra o nosso sistema político. Enquanto a maioria dos brasileiros trabalha muito e recebe uma miserável aposentadoria, os políticos brasileiros recebem R$ 12.800,20, salário que foi definido para Janene, suspeito de envolvimento no caso do mensalão e de irregularidades em Londrina. Ele viverá, a partir de agora, com uma aposentadoria confortável, paga por quem um dia o escolheu nas urnas para representá-lo.

Claudemir dos Santos, técnico em informáticaCuritiba – PR

Carros

Nós, usuários de automóveis "made in Brasil", se quisermos ter mais segurança, precisamos pagar por ela. Equipamentos que em outros países são básicos, aqui são opcionais. Freios ABS, cinto de segurança com pré-tensionador e airbag frontal, por exemplo, deveriam ser itens obrigatórios de segurança em qualquer carro que saísse da linha de montagem, independentemente de serem veículos populares ou de luxo. Já ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, teto solar, controle do som no volante e outros equipamentos do tipo, sim, são opcionais. Nada de pagarmos extra para ter segurança. Vamos valorizar mais a nossa vida.

Dionéia MendesCuritiba – PR

Dengue

"A questão da dengue realmente é preocupante (reportagem de 23/2), especialmente diante do quadro de aquecimento global. Prova disso é a epidemia que está ocorrendo em Mato Grosso. É preciso que autoridades e cidadãos atuem em parceria contra o mosquito Aedes aegytpi."

Elimara Rodrigues, vendedoraCuritiba – PR

***

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]