• Carregando...

A história tem demonstrado que misturar a linguagem da fé com a do materialismo ateu sempre traz consequências indesejáveis. A visita do papa ao Brasil é uma exortação aos valores cristãos, é uma mensagem de esperança a um povo humilhado pela incompetência de seus governantes, envergonhado da corrupção que grassa todas as esferas públicas, desmotivado pela impunidade, violentado nas ruas e marginalizado pelo desserviço público. Tomara que a mensagem do papa Francisco ecoe no coração dos três poderes da República como ecoou no coração do povo brasileiro.

Fernando Hintz Greca

Cortes no orçamento 1

Como se não bastasse o estado estar há meses acima do limite prudencial de pagamento do funcionalismo público, o atual governo estadual corta investimentos em áreas essenciais para minimizar a falência generalizada do estado e garantir o 13º salário ao funcionalismo público. Pior é a justificativa de que os cortes são necessários por causa da situação econômica do país e a falta de empréstimos. Reduzir gastos com pessoal, principalmente de cargos comissionados, nem se cogita.

Marcelo Rebinski, historiador

Cortes no orçamento 2

Acho que não deviam emprestar dinheiro ao governador Beto Richa nem aceitar parcelamento como da Paranaprevidência. Acredito que ele não estará no cargo em 2015 e até dezembro de 2014 ele não pagará nada. Eis aí o mal da reeleição. Gostaria que todos os eleitores se comprometessem a não reeleger políticos para qualquer cargo, seja para vereador, deputado, senador, prefeito, governador ou presidente, porque mesmo os honestos se corrompem pela reeleição.

Wilson Teigão Junior

Reforma política 1

Como seria bom acabar, através da reforma política, com a profissão de político, onde o poder é passado de pai para filho! Para isso seria necessário eliminar a possibilidade de reeleição para o mesmo cargo. Assim, o indivíduo daria sua contribuição para a sociedade somente por um mandato e esse tempo seria contado como tempo para aposentadoria pelo regime de INSS. Fazendo isso em todos os níveis, sobraria muita verba para aplicar em educação, saúde e segurança.

Elias Antonio Zattar, engenheiro químico e empresário

Reforma política 2

Toda forma de controle de doações às campanhas políticas é inócua, pois as doações em espécie ou através da satisfação das necessidades brotam em todos os partidos. Tudo em um governo, independentemente do partido ou coligação, é loteado para garantir apoio político para a base governamental ou o financiamento da campanha. A alternativa seria legislar sobre eleições fora do eixo político, mas como?

Sebastião Marchini

Depósitos judiciais

Infelizmente, há muito constatamos a podridão política que corrói o Paraná e o Brasil. O povo não é mais representado há muitos anos. Elegemos – damos empregos – a pessoas que só têm um objetivo: assaltar o próprio "patrão". Especificamente sobre o governo Beto Richa e o dinheiro dos depósitos judiciais, eu pergunto: para que o nobre governador quer tanto esse valor astronômico depositado em contas judiciais? Desde que assumiu o governo do Paraná, não houve nenhum trabalho relevante por parte da atual administração; então, para que mais dinheiro?

Adriano Marques Baddini

Médicos

Formado há mais de 43 anos, jamais encontrei a nobre profissão de médico tão desprestigiada, desmoralizada e desrespeitada como nos últimos dez anos. Como medida eleitoreira e para angariar mão de obra barata, o governo autorizou, em milhares de cidades, a instalação de faculdades de Medicina – lógico, a maioria particulares, sem infraestrutura e com mensalidades elevadas. Não falta médico coisa nenhuma; o que falta é ganho justo, digno e estimulante para que o profissional possa sempre se atualizar. Receber R$ 3 quando se é clínico e R$ 7 quando se é especialista é escravidão.

Valdir Pierro

Assistência social

Sobre o Bolsa Família e outros benefícios, é preciso lembrar que não basta dar o peixe, é preciso também ensinar a pescar. Além disso, hoje há brechas demais nos programas de assistência. Por que não criar um mercado popular com preços subsidiados para os beneficiários ou fornecer gratuitamente o material escolar para quem está cadastrado em um programa? Também é preciso acompanhar melhor o uso do benefício para que o mesmo seja bem utilizado.

Dario Evangelista

Porto de Paranaguá

Espero que no projeto para o novo píer do Porto de Paranaguá seja incluída a possibilidade de trabalhar com chuva, pois o maior gargalo histórico para carregamento de grãos tem sido a frequência das chuvas em Paranaguá. Como sabemos, não é possível carregar grãos com chuva porque a umidade estraga o produto, fazendo os grãos apodrecerem. Já existe tecnologia para viabilizar esse tipo de carregamento; no entanto, parece que o superintendente do porto não está considerando a possibilidade, o que pode levar a congestionamentos de caminhões e navios ainda maiores no futuro.

Sérgio Beno Malschitzky

Bandeira

O lema da bandeira brasileira merece uma reflexão séria. Que sejam elas fundamentos básicos das elites, dos governantes, da imprensa, dos brasileiros em geral. Mas será possível ter ordem com a tolerância aos encapuzados? É possível progresso sem investimento financeiro, sem investimento educacional, sem sólidos fundamentos morais? Sempre "navegamos" com muitas dificuldades rumo à "Ordem e Progresso", e as dificuldades têm se agravado. E a culpa é nossa.

Domingos Ribeiro

Discurso político

Dilma conseguiu o impossível: se apequenar ainda mais na visão dos brasileiros. A diferença entre o discurso da presidente e as palavras do papa Francisco foi chocante. A presidente usou do pouco espaço que lhe restou recepcionando-o para fazer propaganda antecipada de seu governo, pelo que deve ser não só advertida, mas também penalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Realmente, não poderia ter sido mais constrangedor.

Mara Montezuma Assaf

Desorganização

Mais um capítulo dos "Trapalhões Cariocas", protagonizado pelo prefeito Eduardo Paes e sua equipe, acaba de ser posto no ar: o Campus Fidei onde iria ocorrer a vigília e a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, o grand finale da visita do papa, não tem condições de uso devido às chuvas que transformaram o local num grande lamaçal. Será que o não levaram em consideração que o local deveria estar preparado para suportar eventualidades como essa?

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Depósitos judiciais 1

Aprovado o repasse do Judiciário ao governo estadual, veremos futuramente a procrastinação da devolução dos valores a quem lhe é de direto pelo Executivo em razão da decisão irrecorrível da Justiça. Quem viver, verá.

Minoru Takahashi, Maringá – PR

Depósitos judiciais 2

É lamentável vermos Executivo, Legislativo e Judiciário compadrinhados na ilegalidade e na imoralidade administrativa do repasse da verba judicial ao governo quando deveriam ser freios e contrapesos um do outro. Se eles não mudam as suas repudiadas práticas, temos de mudar em relação a eles.

João Pinheiro

Depósito judiciais 3

Essa atitude de Beto Richa convocar às pressas o Legislativo estadual para votar o repasse dos depósitos judiciais ao governo apenas comprova a ingerência e a falta de planejamento que está instalada no Paraná. Convocar os deputados no recesso parlamentar para votar isso é mais do que uma luz vermelha alertando para a desorientação e descaso que ronda a administração do Executivo estadual.

Luiz C. Segantini

Depósitos judiciais 4

Essa é a prova concreta que falta para esse governo admitir seu fracasso de gestão, sua incompetência em gerir administrativamente o nosso amado estado. Incompetência latente não só do Executivo, mas também do Legislativo estadual, inútil, arcaico, formado por coronéis do política paranaense.

Richard F. Costa

Propaganda

Quando escuto propagandas oficiais mencionando o bordão "estudantes carentes" e buscando políticas paliativas para a solução desse tipo de problema, penso nas besteiras que os governantes praticam em termos de desperdício de nossa riqueza, que se constitui primordialmente nos trilhões em impostos que nos são arrochados sem dó nem piedade, e utilizados em superfluidades, sem a menor cerimônia. Por outro lado, sempre dão um jeito de a burocracia atravancar obras que efetivamente impulsionem o país para o primeiro mundo.

Nereu Augusto Tadeu de Ganter Peplow, advogado

Lei Seca

A Lei Seca não tem a pretensão de inibir que as pessoas bebam, mas proibir que as pessoas bebam e dirijam, colocando em risco a vida alheia e a vida do próprio motorista. O motorista pode estar mais conscientizado, e por isso tem evitado dirigir alcoolizado. Porém, a fiscalização não pode afrouxar! Existem aqueles que, na ausência da consciência, só respondem ao medo de serem multados. De toda a forma, a Lei Seca veio para o bem de todos e o respeito a ela evitará a morte no trânsito.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Popularidade

A leitura das últimas pesquisas sobre a aprovação ao governo Dilma deixa claro que foi diagnosticada a falência do atual quadro político. Talvez isso seja muito bom. O perigo é saber como os atuais governantes vão deixar o país. Não pouparão esforços para se reelegerem e vão sangrar as finanças nacionais como nunca. Devemos ficar vigilantes e denunciar seus movimentos predadores.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]