• Carregando...

A administração pública deve investir em projetos que incentivem os jovens infratores a se ressocializarem. Projetos de atividades musicais e esportivas seriam de grande valia aos jovens, que teriam cultura adicionada à sua vida.

Giovanna Lorusso Busse

Jovens infratores 2

A reincidência de jovens em conflito com a lei tem diversas variáveis. É simplista demais associar a reincidência ao fato de o adolescente ter estado em medida socioeducativa de internação. Se assim fosse, melhor seria dizer que 57% não reincidem.

José Hohmann Rodrigues

Transparência governamental

A questão da transparência governamental é muito importante para um país como o Brasil. Por sofrer tanto com esse problema e de ter muita experiência no assunto, o país pode liderar as ações contra a corrupção, mas desde que tenhamos pessoas comprometidas com o espírito de mudança. Sem isso, seria totalmente contraditório levantar a bandeira da transparência.

Diego Paolo Tsutsumi

Salários extras 1

Sobre a possibilidade de acabar com os 14º e 15º salários dos parlamentares (Gazeta, 19/4), penso que agora é o momento de fazermos pressão nos nossos deputados e senadores para que eles aprovem o projeto de lei que acaba com os salários extras dos parlamentares.

Walter Lemos Filho

Salários extras 2

Sabemos que, em se tratando do dinheiro público, a maior parte dos políticos não está nem aí para aceitar esse corte dos 14º e 15º salários. Eles podem aumentar o próprio salário e ainda receber salários extras, enquanto o cidadão honesto ganha seu miserável salário mínimo e ainda precisa fazer greve para receber aumento.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

CPMI do Cachoeira

Como tantas e tantas CPIs e CPMIs que foram instaladas nesse país, essa é mais uma que não vai dar em nada. Provavelmente ninguém será preso e muito menos condenado. Lá no Congresso Nacional é muito difícil encontrar alguém que não esteja com o rabo preso. Acho que tudo não passa de um belo teatro, encenado por atores de qualidade e que sabem como ninguém enganar as pessoas.

Rosel Antonio Beraldo

Bento XVI

Ótimo o artigo "Guardar a fé, o serviço de Bento XVI" (Gazeta, 19/4), sobre os sete anos de pontificado do Papa Bento XVI, líder religioso estimado por grande parte dos brasileiros e uma das maiores personalidades da atualidade. Independentemente de convicções religiosas, o pontificado de Bento XVI é um fato histórico relevante e sua atuação em defesa da dignidade humana e da paz é notável. Excelente também a coluna do Carlos Ramalhete (19/4), sempre com comentários lúcidos e instigantes sobre temas da atualidade. É muito bom ver espaços que privilegiam o debate e a pluralidade.

Rafael de Mesquita Diehl

Falta de médicos

Sobre a matéria "Médicos recusam até bons salários" (Gazeta, 19/4), gostaria de ressaltar que essa falta de interesse não é esnobismo por parte dos médicos. O que ocorre é que os médicos, sozinhos, não podem prestar um bom atendimento. É preciso ter uma boa estrutura, com hospitais equipados, medicamentos disponíveis e funcionários auxiliares, justamente o que falta no interior e em muitas regiões metropolitanas.

Marcelo Guilherme Pereira

Paralisação na UFPR

Enquanto a educação pública está em situação precária por falta de investimentos do governo, o dinheiro público escoa pelo ralo diretamente para o bolso dos nossos políticos corruptos. E mais uma vez serão os alunos os prejudicados com a paralisação dos professores, sofrendo os efeitos da péssima administração pública.

Alanna Rossi

UPS

É válido o trabalho que a UPS está fazendo na região do Uberaba. Acredito que, se esse trabalho for mantido, a violência deve continuar caindo. Porém é preciso fazer mais, investir em infraestrutura. Li que a área será revitalizada, inclusive com a legalização de terrenos na região, mas por enquanto nada foi feito. Só quando as melhorias saírem do papel é que o Uberaba vai realmente melhorar.

Rogério Monteiro

Fiscalização de pedágio 1

E lá vai mais dinheiro dos nossos impostos para fiscalizar algo que já deveria ser fiscalizado pelo Tribunal de Contas. Aliás, para que serve o TC? Não seria possível usar o quadro de funcionários do próprio tribunal para fiscalizar os pedágios?

Carlos Eduardo Guariente

Fiscalização de pedágio 2

Precisou que o Ministério Público Federal calculasse que são abusivas as cobranças de pedágio no Paraná para que o governo agisse, colocando o DER em 11 praças a ser fiscalizadas. Em minhas andanças pelo estado e conversando com os caminhoneiros, dá dó de ouvir os relatos dos mesmos. O que se cobra por eixos dos caminhões não é pouco e eles pagam, mesmo sem cargas, ao passar pelos pedágios. Para Paranaguá, gastam mais com pedágios do que com óleo diesel.

Ancilon de Sá Neto, economista, Campo Mourão - PR

Apagão do saneamento

Aqui em Paranaguá a responsabilidade pelo saneamento da cidade é da empresa CAB Águas de Paranaguá, que não consegue nem tornar a água própria para consumo, quanto mais tratar o esgoto. Mesmo assim, a empresa cobra um preço absurdo dos consumidores. Acho que o prefeito de Paranaguá poderia começar a tomar água de torneira em vez de água mineral para conhecer o problema.

Iusef Abdo Hamud, Paranaguá - PR

Copa em Curitiba

Até agora não foi apresentada nenhuma notícia otimista sobre os benefícios da Copa para o povo curitibano. Será que ninguém será beneficiado, só o Atlético Paranaense com a conclusão do seu estádio?

José Antônio Silveira

Desapropriação para a Arena

Que interesse tem a prefeitura em agilizar esta transação imobiliária favorecendo o Clube Atlético Paranaense? A prefeitura não deve se meter nisso, pois o Clube Atlético é um ente particular.

Emerson Soares

Prédios abandonados

Na reportagem "Prédios públicos estão abandonados na capital" (Gazeta, 18/4) faltou falar sobre o Museu Metropolitano, em frente do Terminal do Portão. Está fechado há anos! Uma estrutura desse porte e importância deveria estar à disposição da população.

Fabiana Casado

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]