• Carregando...

O governo mantém as taxas de juros absurdas sob a alegação de reduzir o consumo e evitar a volta da inflação, por isso pagamos muito mais caro pelos produtos que consumimos do que em qualquer outro país (Gazeta, 26/9). Ora, as financeiras, a cada aumento de juros, aumentam muito mais e dilatam os prazos, isto é, para o consumidor fica mais barato por mês, ainda que pague muito mais no final. Portanto, não reduz o consumo. Com isso as empresas que precisam investir vão pagar muito juro, o que inibe a expansão industrial.

Antônio Carlos Wanderley

Juros altos 2

O porcentual do imposto é equivocado. Aqui no Brasil o preço que pagamos de impostos em cima do produto é muito alto, isso faz com que nós brasileiros paguemos mais caro.

Fernando Lopes

Transporte coletivo

O que precisa ser feito no transporte coletivo para trocarmos o carro pelo ônibus é dobrar a quantidade de ônibus e fazer com que os horários sejam cumpridos rigorosamente. O segundo passo importante seria restringir a utilização de carros particulares durante um determinado horário transportando, por exemplo, menos do que três pessoas. Isso forçaria o transporte solidário, diminuiria o número de veículos na rua e aliviaria o trânsito. A medida é simples demais e daria resultado prático imediato. Basta vontade das autoridades.

Antônio Luiz de Oliveira

Tiririca 1

Devem existir muitos candidatos como o Tiririca por aí. Penso que, enquanto tivermos eleitores que elegem pessoas como ele, nunca iremos reverter a atual situação do cenários político nacional. Preci­­samos cada vez mais de campanha como essas que ensinam nossos compatriotas a votar, pois o que vemos e escutamos por aí é uma ver­­dadeira desordem social. É uma ironia sabermos que somos o melhor país em apurar resultados eleitorais e termos candidatos como esse.

Julio Cesar Maciel

Tiririca 2

É um absurdo o que se está fazendo em tempo de eleições. Eleger palhaços-humoristas é ridículo, é desperdício de voto. Deveria haver seleção mais rigorosa dos candidatos. Afinal, política é coisa séria, embora seja tão vilipendiada.

Nika Roncani

Pesquisas eleitorais 1

As pesquisas eleitorais não influenciam meu voto. De forma alguma devemos nos deixar influenciar por pesquisas de votos. Deve-se analisar de maneira concreta e objetiva a carreira política de todos os candidatos, seus projetos, suas realizações a favor da população e o caráter dele. O país depende do voto consciente.

Ana Cristina Ferreira

Pesquisas eleitorais 2

Os resultados em si não influenciam o meu voto, porém algumas pessoas são influenciáveis por resultados de pesquisa ou até mesmo pelo partido. Mas o que realmente deve ser visto por milhões de brasileiros é a postura e a coerência, ou seja, as propostas com fundamentos que possam ser aplicadas a curto prazo. Analisar é fundamental para que o voto seja o mais sensato possível, pois a democracia é para todos. Portanto, eu voto consciente.

Bruno Oliveira

Gastos em campanhas

Todos os candidatos gastam muito dinheiro. Não adianta dizer que um ou outro não gasta. Isso porque esse dinheiro nunca vem do bolso deles próprios. E não medem consequências. Também depois, se eleitos, recuperam fácil, fácil.

Márcia Regina Ciambroni

Documentos para votar

Acredito que para segurança das eleições é extremamente necessário portar dois documentos, pois a responsabilidade de estar elegendo um representante do povo é muito séria. Assim cada cidadão ajuda com seu voto e torna mais difícil a possibilidade de haver fraudes nas eleições. Essa decisão deveria ter acontecido há muito tempo, assim seria quase impossível uma pessoa votar mais de uma vez ou então no lugar de outra.

Rodrigo Simon Castillo

Casa Civil

As denúncias de tráfico de influência não atingiram a candidatura de Dilma devido ao desinteresse do eleitor em questão política. Se não fossem assim, exigiríamos dos políticos a lista de todos os projetos apresentados, os realizados e quanto custaram aos cofres públicos. Com o marketing governamental direcionado para a campanha dela quem, na sua ignorância, vai questionar os absurdos que ocorrem? E o pior de tudo é que é feito com nosso dinheiro. Nunca vi uma campanha tão degradante como essa em todos os níveis.

Estela Galeazzi

Voto consciente

Nesta festa da democracia que são as eleições as pessoas deveriam votar em candidatos com menos tempo nos programas eleitorais, após pesquisarem sua vida pregressa e histórico. Só assim, votando em novos candidatos, haverá mudança e democracia.

Pedro Vigotski

Estresse no trabalho 1

Trabalhar sem estresse não é possível. O estresse é uma resposta aos desafios do trabalho, e um trabalho sem desafios seria demasiado aborrecido. Mas a maior parte dessa sensação é desnecessária, e pode ser eliminada com alguns passos simples, como sempre manter o equilíbrio. Não pode ser feito de um dia para o outro. É necessário eliminar gradualmente os fatores de estresse do quotidiano, mas é um objetivo que vale a pena perseguir.

Francisca Secco

Estresse no trabalho 2

Para me afastar do estresse do serviço, procuro estar sempre bem disposto e nunca deixar que coisas insignificantes me abalem. Trato as pessoas da maneira que gostam de serem tratadas. Uma dica é, quando não estiver trabalhando, se desligar das obrigações profissionais. Procurar o aconchego da família, pois os familiares são seu refúgio nas horas difíceis.

João Paulo Pereira

Terror na Copa

Além de aumentar muito a questão de segurança em todo a país antes e durante a Copa, deve-se dar atenção à questão de transporte, hotéis, entre outras questões. Mas acredito que a segurança seja o problema maior a ser resolvido. O Brasil em si já tem muitos assaltos e roubos. Com um evento desse porte, com milhares de turistas, aqueles que roubam vão ficar bem ouriçados.

Orlando Alves dos Santos

Censo nas tribos

Parabéns pela matéria falando sobre os índios que residem em Piraquara e que dependem de programas sociais para sobreviver (Gazeta, 25/9). Estamos em véspera das eleições e tal matéria vale para a conscientização dos políticos, que estão gastando absurdos em campanha e promessas sem fundamentos. Uma cultura tão rica e próxima da capital considerada modelo, se encontra em um cenário triste como esse em que vivem os índios da tribo Araça-i.

Valdecir do Nascimento

Uso do paracetamol

Nunca imaginei que o paracetamol trazia algum risco à saúde (Gazeta, 26/9). Tomarei mais cuidado em suas dosagens e não tomarei a qualquer dor que sentir, pois tenho problema de asma. Também só levará riscos e a algum problema se usado desnecessariamente, sem um acompanhamento médico.

Luis Fernando Deusdiante

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]