• Carregando...

O que está ocorrendo no Rio Barigüi faz parte de uma sucessão ecológica (recolonização de uma área previamente habitada). O crescimento de gramíneas e plantas, e a deposição de sedimentos ao redor do lago estão fazendo com que o mesmo se estreite a cada ano que passa. Por conseqüência disso, ao longo de anos ele poderá se extinguir, deixando em seu lugar apenas uma pequena floresta com maior diversidade de espécies, mas sem as capivaras e o jacaré, símbolos do parque.

Guilherme Vinícius Santos, estudanteCuritiba, PR

História antiga

Começa a temporada e a mesma história se repete: "Depois da temporada, as obras de recuperação da praia vão ser iniciadas". Em ocasião anterior, manifestamos a nossa preocupação com os riscos de utilizar a areia dragada do porto, sabidamente contaminada, para o engordamento das praias. Na temporada passada, esse tema foi abordado em ampla reportagem pela Gazeta do Povo. Sugiro que se realizem audiências públicas com a participação da comunidade, Ministério Público, Crea-PR, Universidade do Litoral, especialistas e entidades ambientalistas, para analisar essa questão e também para cobrar maior responsabilidade nas declarações dos nossos governantes, numa atitude semelhante a que está sendo feita com os "supersalários", pois já estamos cansados de ser explorados no IPTU, de pagar pedágio e outros tributos sem os devidos respeito e retorno.

Florêncio de Oliveira Filho, Associação dos Proprietários e Moradores dos Balneários Flamingo e Riviera (Asflar).Matinhos, PR

Salário dos deputados 1

Cumprimento os cidadãos que compareceram terça-feira (19/12) ao Teatro Guaíra e puderam mostrar o repúdio aos políticos paranaenses. Com certeza, representaram a vontade de toda a população do Paraná e do Brasil. Depois de um ano com tantos desgostos com escândalos políticos, não poderíamos terminar com esse aumento abusivo no salário dos parlamentares.

Robson Louriel Albuquerque da Silva, estudanteCuritiba, PR

Salário dos deputados 2

Sou um pequeno empresário e me senti roubado com essa notícia. Ao longo deste ano, investi em treinamento de pessoal, novos produtos, diversifiquei nosso leque de produtos, criei oito novos empregos, trabalhei muito mais para que atingisse um aumento de faturamento na casa de 8% no ano. Grande parte do grupo de que nos representa trabalhou menos, inocentou bandidos, desviou quantias gigantescas e ainda duplicou seus ganhos. Me sinto envergonhado em ser brasileiro.

Guilherme LoboCuritiba, PR

Salário dos deputados 3

Os deputados estão de parabéns! Eles são realmente uma classe indecepcionável. Podem até entrar no Livro dos Recordes. Eles estão imersos na lama, mas mesmo assim sabem como não decepcionar o povo brasileiro com mais um escândalo.

Lori CortesCuritiba, PR

Salário dos deputados 4

Desse vergonhoso episódio promovido pelos parlamentares, ficou mais uma vez a constatação do quanto nos deixamos enganar às vésperas de eleições, escolhendo um candidato, achando que é melhor que o outro. Muitos dos eleitos ou reeleitos de outubro e campeões de votos, simplesmente ficaram na moita à espera do desenrolar dos acontecimentos. Só depois que o povo reagiu é que se posicionaram também como escandalizados e contrários ao aumento de salário autoconcedido. Nesta omissão calculada, estão os senadores e os deputados federais paranaenses, incluindo-se também os deputados estaduais e os vereadores. Que, com a medida, também pegariam carona na mamata pelo efeito cascata dos aumentos. Agora que o aumento de 92% "melou" devem começar a sair da toca com discursos de apoio ao povo.

Rubens Santos, empresárioCuritiba, PR

Salário dos deputados 5

O que ninguém comenta é o fato de um supersalário desses conseguir tantos votos na Câmara. É incrível a dificuldade que o governo tem em dar um aumento de menos de 5% para servidores públicos. O salário desses profissionais está defasado em relação à inflação já faz muito tempo, e o governo nem fala em aumento. Enquanto isso, discute-se um salário astronômico para aqueles que pouco fazem, trabalham no máximo nove meses por ano e tem inúmeros benefícios. Se fosse ao menos uma casa de respeito, com legisladores sérios e competentes, mas não. O que vemos é uma corrupção generalizada e uma impunidade maior ainda. Aquela famosa frase "todo mundo é honesto até que se prove o contrário", na minha opinião, para os políticos vale exatamente o contrário: "todos são corruptos até que se prove o contrário". As vezes dá vergonha deste país...

Thomas Spring, estudanteCuritiba, PR

Custo-benefício

Os deputados estaduais podem ganhar até 75% do que ganha um deputado federal. E os vereadores de Antonina podem ganhar até 30% do que ganha um deputado estadual. Poderemos ter em Antonina vereador, que mal sabe assinar o nome, ganhando próximo de 6 mil por mês, por duas horas semanais e nove meses por ano. E a prefeitura não tem R$ 1.800,00 para consertar uma máquina. Precisamos urgente repensar o custo-benefício da Câmara Municipal e manejar melhor os recursos do município.

Rogério PachecoAntonina, PR

"Nem choca mais"

Foi muito feliz o editor de fotografias da Gazeta do Povo ao selecionar a foto de Antônio More publicada na Gazetilha de 20/12/06: uma criança descalça, roupas rasgadas, dorme no cimento apoiada em um pedaço de pano, num ponto de ônibus de Curitiba. No fundo, há uma mensagem – O Natal mais Belo é Aqui. A imagem nos leva a uma profunda reflexão: será que essa criança excluída, esquecida, não perdeu até mesmo o direito de sonhar? Que bom seria se os nossos governantes olhassem por eles como gente e não crianças de rua, porque o filho de Deus nos deixou um legado que perdura 2006 anos, nasceu em uma simples manjedoura, não como coincidência, mas sim como o princípio da sincronicidade. A imagem foi publicada no Dia da Bondade.

José Pedro NaisserCuritiba, PR

Direção criminosa

Na noite de sexta passada, movimento intenso na altura dos principais restaurantes, um carro branco ultrapassa todos na fila dupla, dá de cara com um ônibus, freia. O carro capota. Graças a Deus não aconteceu nada. Mas o que ocorreu com esse motorista marginal? Foi punido com a retirada da carteira ou saiu pronto para outra?

Rodrigo Lacerda Kalinosk, sociólogoCuritiba, PR

Voto secreto

Como eleitor, e acreditando compartilhar da opinião da maioria dos brasileiros, exijo a eliminação em todos os níveis dos legislativos federal, estadual e municipal, do corporativista voto secreto, para nunca mais votar em candidato que se aproveita do anonimato para auferir os nossos impostos em proveito próprio, e por terem interesses para absolver todos os ladrões do país. Em meus 80 anos, nunca assisti a atos mais vergonhosos do que o aumento às escondidas e na calada do período legislativo, como esse do aumento absurdo de seus próprios subsídios, e da absolvição dos criminosos em todas as CPIs. Assino meu nome embaixo, e acredito que essa seria a vontade de milhões de brasileiros honestos.

Renato Emílio CoimbraCuritiba, PR

Prefeitura responde

Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa os leitores:

Luiz Márcio Lampert Marques, que a Administração Regional do Portão já está cuidando da manutenção dos trechos com problemas da ciclovia da Rua Sete de Setembro;

Jaime Melo Silva, que a Secretaria Municipal do Urbanismo já notificou a empresa responsável para retirar as caçambas que estão estacionadas na Rua Nilo Peçanha, nos fundos da Sociedade Israelita do Paraná;

Mauro Luís França, Maria Eduarda Mendonça e Antônio Carlos Trindade, que a Diretran intensificou a fiscalização nos locais indicados pelos leitores, para verificar as irregularidades praticadas por motoristas e tomar as providências previstas pelo Código de Trânsito;

Zainara Eliane Pereira, que são livres para uso público os espaços das laterais das ruas onde não há placa ou faixa amarela indicando a proibição de estacionamento e nem área de EstaR. A lei não faz restrições ao uso desses espaços por veículos de concessionárias, desde que estejam estacionados regularmente. A Diretran determinou a verificação de irregularidades na Rua Anita Garibaldi, nas áreas destinadas à entrada dos ônibus das linhas Paineiras e Fernando de Noronha.

Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

"Comunico a todos que resolvi conceder a mim mesmo um aumento salarial de 90%. Por favor, não discutam, porque já fazia muito tempo que eu não tinha aumento e o meu vizinho da frente acabou de fazer exatamente a mesma coisa. Por gentileza, dêem um jeito de ir guardando dinheiro para arcar com o custo, pois vamos repassá-lo a alguns de vocês. Reitero: não discutam. Não reclamem. Dividido por tanta gente, vocês nem vão perceber que estão pagando."

Júlio Xavier Vianna Jr.Curitiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]