• Carregando...

Por causa da deficiência da Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher não diminuiu em uma década (Gazeta, 26/9). Muitas mulheres não têm conhecimento da lei e de seus direitos, e ainda há muitos pedidos de medidas protetivas negados. De que adianta ter uma lei que pune as agressões contra a mulher se muitas vezes ela é falha, funcionando apenas no papel, aliás, como muitas das leis existentes no Brasil?

Kelly Cristina Miranda

Impunidade

Neste país grassam a corrupção e a impunidade, sob a bênção das autoridades que deviam combatê-las, se não por princípio e consciência, ao menos para justificar seus altos salários e mordomias. Há um ritual permanente, no qual os criminosos são acusados, mas, sendo eles importantes, livram-se da pena porque têm comprovadas relações pessoais e políticas com os donos do poder. Indignado, o cidadão honesto vai pagando as contas...

Sueli Cavichiolo

Tribunal de Justiça

Acredito que a decisão do CNJ de suspender a aposentadoria do presidente do TJ-PR (Gazeta, 24/9) é acertada, pois assim o Brasil e o Paraná não ficam com a sensação de impunidade. Mas há de se ressaltar que a OAB não pode ficar omissa com relação ao que ocorre no Tribunal de Justiça.

Rafael Costa Monteiro

Partidos

O Brasil ocupa a 45ª posição no ranking de democracia dos países da revista The Economist, fazendo parte do grupo da "democracia imperfeita". O excelente artigo de Demétrio Magnoli (Gazeta, 26/9) apresenta algumas das razões dessa má posição. Destaca-se o absurdo de não se conceder o registro ao partido que Marina Silva, com 25% do eleitorado, quer fundar.

Marcos Lefevre

Política

A Política, escrita com P maiúsculo, é o que move um país e deve ser estudada sempre. Infelizmente, no Brasil, em face do cenário da prática da corrupção em diversos setores e níveis da administração pública, a política deve ser escrita com p minúsculo, por causa de políticos que não sabem a dimensão da palavra, e nem estão interessados em saber; por falta de caráter, acham que o dinheiro público não tem dono.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Espionagem

Concordo com a indignação da presidente Dilma contra o governo Obama por nos espionar, mas não concordo que ela toque em assuntos internos do Brasil para colher dividendos eleitorais. Convém lembrar à presidente de que, assim como ela teve sua vida pessoal espionada, a esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso, teve suas despesas pessoais bisbilhotadas por companheiros do PT, segundo noticiário da imprensa anos atrás.

Cristóvão Lemos

Ponte de Guaratuba

A notícia de que a ponte entre Guaratuba e Matinhos estará pronta apenas em 2015 (Gazeta, 25/9) só pode ser brincadeira! Esse mesmo gestor que promete a ponte levou sete anos para fazer uma reforma na Linha Verde e não terminou nem metade da obra. É apenas mais um sorvedouro que deve garantir dinheiro para a próxima campanha política. Será mais uma obra que ficará para o próximo administrador. Mais uma vergonha para o Paraná, entre tantas noticiadas ultimamente.

Luciana Nogueira

Parque do Monge

Sobre o Parque do Monge (Gazeta, 26/9), gostaria de lembrar que entre autorizar a abertura de um novo processo de licitação e a reabertura do parque há um abismo enorme, pois o procedimento anterior está sub judice e a medida somente aumentará o imbróglio jurídico. Hoje, a comunidade defende que a retomada das obras não adianta se não vier acompanhada de medidas compensatórias devido aos grandes prejuízos sofridos com o desastrado fechamento do parque.

Márcio Anis Mattar Assad, Lapa – PR

Moradores de rua

Comovente e verdadeira a opinião do leitor Carlos Cesar Zanchi (Gazeta, 26/9) quando se refere aos moradores de rua do Centro de Curitiba como seres humanos jogados à própria sorte. O que mais me surpreende é o quanto a nossa sociedade se encontra anestesiada e alheia ao infortúnio de seus semelhantes.

Beatriz Leme Gonçalves Nascimento

Acumuladores

É muito fácil dizer que os protetores são "acumuladores" (Gazeta, 22/9) e doentes; é fácil jogar a responsabilidade que deveria ser do estado e da prefeitura nas pessoas que salvam a vida desses animais. Em vez de destinar o dinheiro público para a causa animal, irão gastar em pesquisas, levantamentos sem fundamento. Os chamados acumuladores só fazem isso porque não há outra alternativa, eles não podem esperar a boa vontade da prefeitura.

Elisângela Vieira

Armas de brinquedo

Ridícula, equivocada e demagógica a atitude do governo do Distrito Federal ao proibir a venda de armas de brinquedo. Ridícula porquanto é inócua em seu alegado objetivo de promoção da paz; equivocada por associar armas de brinquedo ao incentivo à criminalidade, quando na realidade foram a impunidade, a corrupção e a incompetência remunerada que tornaram o crime compensador. Demagógica porque, além das razões já citadas, é visivelmente eleitoreira.

Paulo Chagas, Brasília – DF

Segurança

Sabemos que a Polícia Militar do Paraná possui recursos limitados e não consegue atuar todas as vezes em que a população precisa. Por isso, deslocar mais de quatro viaturas, três motos e policiais militares para fazer a escolta da banda Iron Maiden até o Aeroporto Afonso Pena foi um pouco demais. Não sou contra a banda, nem contra a PM, mas nesse caso a segurança deveria ser realizada por uma empresa privada e não por policiais pagos com dinheiro público.

Claudio Junior Oviedo de Macedo

Médicos estrangeiros 1

Minhas desculpas ao presidente do CFM, mas eu, minha família, nossos paroquianos pobres e a grande maioria indigente do país não se sentem defendidos pela classe médica, mas traídos. Os médicos brasileiros tiveram oportunidade de trabalhar no Mais Médicos, mas fizeram vistas grossas ao clamor do povo das periferias porque lá não se junta dinheiro com rastelo!

Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo – PR

Médicos estrangeiros 2

O caso da vinda em massa dos médicos cubanos está muito além da capacidade técnica ou não desses profissionais, que, acredito, são até bastante competentes. A situação a que eles são submetidos ao virem para cá os transforma em verdadeiros escravos modernos. Trata-se de um verdadeiro leasing de seres humanos, algo que fere absoluta e diretamente os direitos humanos. Hoje Cuba recebe pelo "aluguel" de médicos três vezes mais divisas que as geradas pelo turismo na paradisíaca ilha.

Jorge Derviche Filho, engenheiro civil

Globalização

O poderio atômico acabou com a Guerra Fria. As grandes potências se respeitam, pois tudo pode virar nada num simples apertar de botão. No entanto, a economia escraviza e derrota os países de menor competitividade, e a espionagem dá munição a essa grande batalha. O emprego e a renda do trabalhador não poderiam ficar à mercê do perde e ganha globalizado. Só vamos encontrar a verdadeira paz quando houver dignidade de vida.

Antonio Pereira, contador, Londrina – PR

Crônica

Parabéns a Roberto Gomes por sua crônica "Celulares unidos jamais serão vencidos" (Gazeta, 22/9). Acrescento que o homem, além de estar sendo vencido pelas máquinas, está sendo vencido pelo lixo, pela poluição, pelo desmatamento, pelos corruptos, pela violência e ainda por outras coisas mais; é só pensar.

José Augusto Bilek

Pedágios 1

Nossos administradores estão longe de aprender a utilizar os meios modernos de comunicação e visualização. Foram entregues à comissão parlamentar que investiga os pedágios nada menos que 55 mil folhas de papel, quando precisaríamos apenas de alguns aparelhos pequeninos, os pen drives, para relacionar todo esse material. As folhas de papel vão com certeza para o lixo ou serão incineradas; e o objetivo principal, que é esclarecer as concessões de pedágios, não será alcançado.

Newton Luiz Colleti

Pedágios 2

É verdade que as estradas do Paraná e do Brasil melhoraram com a concessão de rodovias à iniciativa privada. Mas é verdade também que o custo para os usuários é absurdo. Se o estado ou a União, antes do pedágio, conservavam as estradas com os recursos dos tributos, que eram menores em relação aos dias de hoje, como explicar a equação de arrecadar mais e ter menos encargos?

Harry Françóia

Mensalão

Claro que os réus do mensalão sem direito a recurso deveriam ser presos imediatamente. A população tem sede de justiça e a impunidade em nosso país é tanta que isso traria um pouquinho de crédito ao Judiciário. E ao menos os brasileiros teriam o sentimento de meia justiça. Esse recurso em favor de alguns corruptos já deixou um sentimento amargo em nós.

Maria Cecilia Morgado Fernandes

Terceirização

Acompanhei o debate sobre a terceirização (Gazeta, 24/9) e acho que ambos os articulistas estão corretos. O problema é a falta de fiscalização. As empresas terceirizadas, no intuito de reduzir os seus custos, muitas vezes contratam empregados informalmente, como no caso da empresa que trouxe trabalhadores do Nordeste e os mantinha em condições precárias, sem o cumprimento das regras trabalhistas. A solução talvez seja a solidarização da empresa principal, que assim deveria manter uma fiscalização interna. No entanto, não há o devido interesse a fim de se reduzir custos e aumentar o lucro.

Luiz Fanchin Jr., economista e contador

Violência

Por que não instituem em nosso país um chip para todos os brasileiros? Assim seria muito fácil identificar os infratores. Crimes sem solução seriam facilmente elucidados, crianças desaparecidas ou pessoas com alguma deficiência seriam localizadas facilmente. Pode parecer ideia para o futuro, mas temos ótimos programadores capazes de fazer esse bem enorme para a população.

Eufrem Lapuinka, contabilista

Licenciatura

A busca por cursos de licenciatura mantém-se baixa ou, quando aumenta, não cresce tanto quanto o porcentual de matrículas em outras áreas. O fato de o professor ser mal remunerado e deixado de lado pelo governo faz com que os jovens não se interessem pela licenciatura. Falta apoio e divulgação para esses cursos; só assim os jovens buscarão a formação em tais áreas por vontade própria, e não só por ser cômodo.

Camilla Rocio

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]