• Carregando...

A nova Lei Seca seria desnecessária se o Brasil fosse um país mais sério. Não se submeter ao teste do bafômetro alegando a não obrigação de produção de prova contra si próprio é uma vergonha, uma interpretação extremamente permissiva da nossa Constituição.

Marcelo Ricardo Kerscher

Lei Seca 2

Sou a favor da Lei Seca, mas me preocupa a possibilidade de achaques por parte de maus policiais, mesmo que eu não tenha bebido. O que impede ele de "constatar" que eu apresento sinais de embriaguez?

Helio Sugai

Cidadania

Parabéns a todas as instituições escolares que ensinam Educação no Trânsito, contribuindo para melhoria do comportamento do cidadão! Sabemos que 70% dos crimes ocorridos poderiam ser evitados se o cidadão soubesse como preveni-los. A solução passa por ensinar nossas crianças, preparando-as contra crimes e violência.

Stephan Knecht

Metas de governo

As metas estipuladas pelo governo do estado aos secretários estão de acordo com a capacidade de gestão que o estado do Paraná possui. Basta somente o empenho da administração pública para que sejam cumpridas. Para tanto, será necessário atuar com eficiência.

Marcelo Duarte Ribeiro

Tribunal de Contas

Um regime democrático, em que os responsáveis diretos pela fiscalização dos gastos públicos são indicados politicamente, revela uma grande ausência de maturidade. Usando um ditado popular, é como se a raposa estivesse permanentemente no galinheiro. A sociedade civil precisará se organizar para cobrar a realização de concurso público para a definição de novos conselheiros nos Tribunais de Contas.

Everton de Andrade, economista

Controle sobre ONGs

Órgãos públicos simplesmente se dão um certificado de incompetência ao terceirizar os serviços. Com isso ocorre uma infinidade de problemas, pois qualquer terceiro vai repassar todos os custos ao contratante e ainda ficar com lucro. O único caminho é a profissionalização de pessoal concursado, capacitação continuada, mensurar produtividade, avaliação semestral e serem remunerados com base no salário de mercado e promoções com base na produtividade.

Bento Sartori Camargo

Barcos do governo

Ideli Salvatti foi chamada pra prestar depoimento sobre a compra de lanchas inúteis, pelo Ministério da Pesca. Não adianta discutir sobre quem é culpado sobre esse ato. A gravidade é que o beneficiado pela venda foi "induzido" a doar dinheiro para o PT.

Leila E. Leitão

Derosso e outros suspeitos 1

Estamos vivendo grandes transformações em nosso país e consequentemente em nosso estado e cidade. Não acredito que a reação dos nossos vereadores, sobre as denúncias apresentadas pelo Ministério Público, seja diferente do que já mostravam desde as primeiras denúncias. Somente o pulso do presidente da Casa pode pôr nos eixos os rumos da Câmara de Curitiba.

José Alfredo Andriolo

Derosso e outros suspeitos 2

Seria muito interessante se o Ministério Público pudesse pedir, também, a punição dos componentes do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba, que arquivaram os respectivos trabalhos do vereador João Cláudio Derosso. Desta forma, os conluios e conchavos diminuiriam.

Aldo Costa

Aborto de anencéfalo 2

A mulher deve ter o poder de decisão sobre interromper, ou não, a gestação de um feto anencéfalo, pois só ela saberá se estará preparada para levar adiante essa gravidez de uma criança que depois do nascimento tem tempo incerto de vida.

Francinne Weffort

Notas baixas

Para ajudar os filhos a recuperarem notas baixas do primeiro bimestre, antes de mais nada o que eles precisam é de apoio, de ajuda na hora de estudar para prova e, se preciso, de professor particular. O que também ajuda são aulas de reforço.

Joelma da Graça Hella

Potencial construtivo

Nos últimos anos temos visto, na política de cidades como São Paulo, a venda de potencial construtivo como forma de captação de recursos para investimentos públicos. Entretanto, tal política é demasiadamente agressiva com a população de baixa renda, na medida em que reforça desigualdades sociais.

Eduardo Montenegro

Copa do Mundo

Enquanto o governo não tem dinheiro para reconstruir nove quilômetros de orla de Caiobá ao Balneário Flórida (uma obra que tem custo médio de R$ 30 milhões), o governo, através da Copel, investe milhões a fundo perdido para construir uma arena para Copa do Mundo de propriedade particular.

Amauri Maurutto

Banidos da Polícia Civil 1

Concordo que a hierarquia e disciplina devem existir em qualquer instituição policial. Todavia, isso não significa que o policial deva agir no combate à criminalidade somente na presença de um delegado. Qualquer policial tem a prerrogativa de investigar e prender de acordo com os preceitos constitucionais. Essa casa de jogos existia à revelia da lei há muito tempo e se não fosse a ação desses policiais civis, certamente estaria em pleno funcionamento. Para que não pairem qualquer dúvida a respeito desses fatos, seria salutar que somente o Ministério Público conduzisse essas investigações.

Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais/PR

Banidos da Polícia Civil 2

Os policiais agiram corretamente ao fecharem o cassino clandestino. A intenção dos policiais era realmente fazer o flagrante, o que eles sabiam que não iria ocorrer, caso tivessem avisado seus superiores. É inadmissível que eles estejam sendo perseguidos e punidos e os que cometeram ilegalidade estejam sendo protegidos pelo velho manto da impunidade aos que têm poder.

Rosilene Baggio

Aborto de anencéfalo 1

Como a medicina não pode dar um diagnóstico 100% preciso sobre se o feto tem anencefalia ou não, uma mãe, já que teve o dom de gerar uma vida, deve esperar o nascimento do bebê. Acredito que todos nós temos tempo de vida certo e por que então tirar o tempo deste ser humano praticando o aborto? Sei que deve ser triste e cada um tem seu livre arbítrio, mas temos de ter consciência de nossos atos.

Selma Gonçalves

Exposição

Ao se visitar uma exposição, deve se levar em conta a organização adequada das obras, o espaço, a climatização dentro da galeria ou museu. Mas o principal é o guia que acompanha a visitação.

Antonia Regina Gonçalves Cordeiro de Oliveira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]