• Carregando...

Fico decepcionado com a notícia do suposto envolvimento de Demóstenes Torres (DEM-GO) com recebimento de propinas por manter ligação com Carlinhos Cachoeira, amigo próximo e pivô do escândalo conhecido por "máfia dos caça-níqueis". Ardoroso combatente da corrupção, homem preparado e conhecedor das leis, dava gosto vê-lo na TV Senado em meio a qualquer argumentação nas sessões, sempre seguro, consistente, entusiasmado, brigador. Eis que pode ser mais um da lista de parlamentares que sucumbiram ao canto do enriquecimento fácil pelo ilícito. Um desperdício.

Myrian Macedo

Governo Dilma

A base aliada do governo está parecendo infantil: "Se eu não ganhar mais um cargo e se a tia não falar comigo, eu pego o meu voto e não brinco mais". Que exemplo estamos passando para as futuras gerações deste país? O governo fica refém de políticos que demonstram imaturidade. Estamos voltando no tempo do toma lá e me vote cá, sem nenhum constrangimento.

Manoel José Rodrigues

Financiamento a universitários

O Brasil investe pouco em bolsas e financiamentos a universitários e investe mal. O modelo vigente é perverso, pois distingue três formas de financiamento, penalizando os que mais precisam. Enquanto alguns têm universidade pública gratuita (com o dinheiro do contribuinte), outros são compelidos a buscar financiamento bancário com juros absurdos para cursar universidades privadas. E depois são forçados a enormes sacrifícios para pagar a conta.

Sérgio Correa, Guaratuba-PR

FGTS para Copa

Apoio a presidente Dilma no veto ao uso de recursos do FGTS para Copa e Olimpíada. O FGTS é do trabalhador brasileiro e só a ele pertence. Chega desse Senado querer criar formas de tirar mais dinheiro da população.

Antônio Carlos de Azevedo

Identificando "fichas-sujas" 1

Não é preciso dar um prazo fixo para que o Ministério Público possa identificar os pré-candidatos fichas-sujas, mas isso precisa ser feito o mais rápido possível. Político corrupto é uma ameaça à soberania do país e à democracia.

Milton Moreira Gardem

Identificando "fichas-sujas" 2

É necessário um prazo para identificar os fichas-sujas? Eu pensei que todo mundo conhecesse essas figurinhas fáceis das páginas de escândalos e falcatruas. É mais fácil escolher os fichas-limpas.

Maurício Sens

Presos em delegacias

Com a diminuição de presos em delegacias no estado do Paraná, está sendo feito o que já deveria ocorrer. Delegacias não é o local de cumprimento de pena e diante de sua vulnerabilidade, a população fica inquieta e insegura com o perigo constante.

Renato dos Santos Taborda

Papa em Cuba

Ao contrário do que ocorre com os passeios das autoridades políticas sul-amaricanas à ilha caribenha, a visita do Papa Bento XVI, a exemplo da viagem de João Paulo II, objetiva dar atenção aos cidadãos oprimidos e injustiçados que vivem em um país governado pela tirania dos irmãos Castro. A visita do Pontífice é a esperança de remediar a situação das pessoas marginalizadas daquela nação.

Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais–PR

Diminuição do tabagismo

Comerciais foram banidos, leis entraram em vigor, fotos alarmantes nas cartelas de cigarro, impostos pesados na compra. Tudo isso não está adiantando para que as pessoas parem de fumar. Sugiro dificultar a venda.

Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira

Luto 1

Duas semanas para se curar da perda de um ente querido não é um tempo possível. Em 2010 perdi mãe, pai e avó no mesmo ano. Depois de duas semanas, após cada perda, sentia-me ainda anestesiada pela dor. Tentei superar sem tratamento médico, mais não consegui. Desde o final de 2011 estou em tratamento médico e terapêutico e concordo que os profissionais da área da saúde devem ser mais sensíveis e preparados para atender esses casos. Além de administrar a dor, foi difícil encontrar tratamento adequado. Essa demora é tão sofrida quanto a dor em si. Além da falta de informação sobre onde e como encontrar ajuda.

Maria de Lourdes da Conceição

Luto 2

Se considerar luto como doença, logo, teremos aposentados por luto. E onde o Brasil vai conseguir dinheiro para tantos aposentados? O sistema já está bem inchado.

Wilson A de Oliveira

Chico Anísio

Uma das principais virtudes de Chico Anísio, além de seu inigua­lável humor, foi a notória solida­rie­dade. A inesquecível "Escoli­nha do Professor Raimundo" é um exemplo disso. Após o térmi­no da temporada de apresenta­ção do programa, muitos de seus "alunos" ficaram à deriva, sem destino. Mas Chico estava lá para ajudá-los e orientá-los com sua singular benevolência. É uma imensa perda, sem dúvida.

Habib Saguiah Neto

Mary Design

Que entrevista mais linda a com a Mary Arantes (Gazeta, 22/3). Fiquei encantada pela história dela. Iniciei minha carreira de design e me identifiquei muito com as palavras de Mary, pois ela é uma mulher rica em pensamentos, sentimentos e essência.

Malu Amorim

Desfazendo exposição

Como muito bem demonstrado pela reportagem "A fábrica de desfazer" (Gazeta, 25/3), o processo de desmontar uma grande exposição é similar ao de uma grande empresa, por exemplo, de uma montadora de carros. No entanto, o valor que se atribui a um é totalmente inferior ao outro. Apresentar o trabalho de profissionais envolvidos na desmontagem da exposição pode colaborar na reflexão e valorização das artes visuais.

Kátia Velo

Coritiba

O que será que a diretoria do Coritiba espera deste time atual no Campeonato Brasileiro ? Pois se nem do time do Arapongas consegue ganhar. Abra o olho torcida, pois teremos três times do estado do Paraná na segundona.

Luiz Antonio Zeni Trevisan

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]