• Carregando...

A respeito da reportagem "Linha Verde será mais cara e com atraso" (Gazeta, 17/2), devo dizer que fico muito aborrecido com a atitude do presidente do Ippuc quando ele afirma que "viadutos e trincheiras no trecho sul prejudicariam o sistema de transporte coletivo". A falta das trincheiras e dos viadutos já está prejudicando, e muito, o sistema de transporte rodoviário. A lentidão causada pelo excessivo número de semáforos, aliados ao péssimo sincronismo destes, causa filas e congestionamentos que não ocorriam antes da Linha Verde.

Rafael Coninck Teigão, servidor público

Linha Verde 2

O trecho concluído da Linha Verde em nada contribuiu para melhoria do trânsito. Está pior do que no tempo da BR-116. A esperança era de que teríamos a primeira via expressa da cidade, entretanto a grande quantidade de semáforos tira essa condição da via. Foi decepcionante esperar tanto tempo a conclusão de uma obra caríssima que não atinge os objetivos anunciados. A falta de sincronia nos semáforos ali é incompreensível.

Levino Brandão

Orçamento da União 1

Infelizmente, o Paraná vai perdendo com a desunião dos nossos parlamentares (Gazeta, 17/2). Ao invés de representar e se preocupar com o povo paranaense que trabalha muito, estão mais preocupados com os seus partidos.

Vinicius Vieira Passini

Orçamento da União 2

O grande problema do Paraná é o bairrismo exacerbado. Quando se falou que o atual governador de São Paulo escolheria o candidato do PSDB ao governo do Paraná foi um chororô enorme por parte do povo paranaense. Acho que ninguém se lembrou que o atual governador de São Paulo é um potencial futuro presidente do Brasil. Ou muda esse pensamento e aprendemos a fazer articulações políticas, ou sofreremos da falta de interesse do resto do país por nós.

Rodrigo Tocunduva

Programas sociais 1

Estes programas sociais que tanto Lula quanto Roberto Requião querem eternizar são eleitoreiros, e não sociais (Gazeta, 16/2). Hoje ninguém mais quer trabalhar, nem precisa. Os programas pagam mais que o mercado de trabalho consegue. Quero ver quem vai aguentar pagar tudo isso. O povo precisa aprender a ter dignidade e ter sua profissão e não viver de esmola.

Maurivan Antônio Minosso

Programas sociais 2

Impor os programas sociais de sua gestão aos futuros governantes é muita pretenção. Além de tirar a liberdade de o próprio governante aplicar a sua versão de programa social a que mais lhe convier. É preciso observar as reais necessidades de cada local para aquele momento, coisa que não combina com programas já engessados e impostos há tempos. Pergunto ao governador Roberto Requião, o senhor daria cumprimento aos programas sociais impostos pelo governo anterior?

Elcy Braga Brandão

Prisão de Arruda

Estava na hora do Judiciário tomar uma posição sobre o caso deste vergonhoso político. O Brasil precisa deixar de ser um país de pessoas de memória curta. Precisamos nos mostrar indignados e fazer algo. Ainda que seja apenas usando as palavras.

Valéria Stoklar, médica

Investimento em educação

Excelente a reportagem "Investimento fica pela metade" (Gazeta, 15/2) sobre o gasto com educação. É inegável que o caminho para o desenvolvimento humano, em todas as suas facetas, é a educação. Logo, oferecer educação básica gratuita e de qualidade deve ser prioridade absoluta do Estado. Isso exige investimentos em salários e em condições de trabalho aos professores. Retóricas, "parafernálias pedagógicas" e projetos mirabolantes nada mais são do que tentativas de desviar a atenção para picuinhas em detrimento do que é fundamental.

Sebastião Donizete Santarosa

Treinamento policial

Com mais de 20 anos na atividade policial, acredito que é preciso treinar mais o policial com o manuseio das armas disponíveis. E uma escala de serviço que não ultrapasse 8 horas diárias para manter o equilíbrio na hora da ação policial. Não podemos ter jamais em mente o cidadão como nosso inimigo, seja ele quem for.

Pedro Izidro Baptista Filho

Combate ao tráfico

Existem alguns pontos onde a presença permanente de policiais poderia coibir a venda e o consumo de crack no centro histórico de Curitiba: Galeria Pinheiro Lima (ao lado da Catedral e na outra extremidade principalmente), rua São Francisco e Riachuelo, Praça Generoso Marques e na região da Catedral com rua Saldanha Marinho.

Paulo Casagrande

Presídios

O fomento às Parcerias Público-Privadas (PPPs) advém da política de governo pautada na desmoralização dos servidores e sucateamento do serviço público. Não sabem como reduzir custos? Mas a preocupação deve estar na brecha que se abre às facções criminosas.

Cícero Sarnei

Repórter no carnaval 1

A melhor matéria de todo o carnaval 2010! Vou guardar o texto pra reler nos dias de mau-humor porque é risada na certa.

Janaina Degraf

Repórter no carnaval 2

É maravilhoso presenciar o nascimento de mais um carnavalesco. A emoção que permeia a primeira experiência de fato pode ser comparada com outras grandes experiências que a vida nos oferece. Guilherme, só podemos agradecer pelo texto emocionado e carregado de boas energias.

Jane D’Avila

Preparo para a velhice 1

Temos de ter a consciência de que a velhice começa muito antes de uma idade cronológica avançada. Quando eu era garoto, começava-se a ficar velho aos 50 anos. Hoje nem se cogita imaginar que se envelhece com essa idade. Ficamos velhos quando deixamos de nos atualizar sobre as tendências da vida moderna. Também ficamos velhos se não cuidamos do nosso corpo, bebendo demasiadamente ou fumando até mesmo passivamente. Enfim, ficamos velhos quando perdemos a vontade de viver e desistimos do futuro.

Herval Filho

Preparo para a velhice 2

Aos quarenta anos ainda estou fazendo uma faculdade que nem sei se vai render algum dividendo. Tenho minha casa, um velho carro e planejo uma velhice que me dê o mesmo padrão de vida que tenho hoje. O que me preocupa mesmo é o fator saúde, por mais que se cuide, sempre aparece na velhice uma doença.

Valter Duarte de Souza

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]