• Carregando...

As pessoas que utilizam as praias também são responsáveis pela erosão que faz com que a faixa de areia diminua uma vez que insistem em entrar de carro na areia destruindo a restinga (Gazeta, 5/9). As prefeituras por sua vez autorizam a utilização da área de restinga para a realização de shows. As restingas devem ser preservadas, pois são barreiras naturais para segurar o mar.

Rafaela Filgueira

Litoral 2

Além da coleta de lixo e de saneamento, que são absolutamente essenciais, a prefeitura de Matinhos precisa cuidar mais da Avenida Atlântica entre Praia de Leste e Matinhos. Os buracos que aparecem no asfalto e na calçada ficam anos sem conserto. É um desrespeito com o contribuinte que, como eu, paga de IPTU por um apartamento de 57 metros quadrados mais de R$ 800 anuais. Onde vão parar todos estes recursos? O litoral paranaense poderia ser tão bem explorado quanto o catarinense se o governo do estado realmente investisse na infraestrutura dessa região.

Arnaldo Giacomelli

Uso da cadeirinha

Sou favorável à obrigatoriedade do uso da cadeirinha. Como avô, adquiri uma, apesar de utilizá-la esporadicamente para buscar minha neta na escola. Tenho dúvidas ainda de como será feito em vans e micro-ônibus que transportam diariamente várias crianças. E muitas com idade que devem estar em cadeirinha! Será que a lei não previu isso?

Werner Adolf Reichen Neto

Poluição do ar

Não é preciso fazer pesquisa alguma para notar como o ar de Curitiba é poluído. Basta sentirmos com o passar das horas como o ar é seco e sujo! Muitas pessoas têm até problemas devido ao ar desta época do ano.

Ivanilda Padilha dos Santos

Campanhas eleitorais

Acredito que uma das principais razões para a falta de interesse do eleitor é o fato de que todos nós nos sentimos enganados por nossos candidatos. Depois que são eleitos, descumprem todas as suas promessas, viram a casaca, afagam todo e qualquer um que lhes interesse no momento para alcançar seus projetos de poder.

Cristina Esteves Schuster

Voto consciente

Não resta a menor dúvida que devemos seguir as orientações do editorial da Gazeta do Povo sobre votarmos conscientemente nas próximas eleições (5/7). E mais, a sociedade deve continuar se mobilizando por cobranças de promessas de campanha, já que eles podem achar que o povo voltará à habitual imobilidade. Portanto não devemos esquecer que a renovação será parcial e os ditos "caciques" no poder continuarão influenciando e interferindo nas ações dos novatos e dos reeleitos, o que pode motivá-los a deixar as coisas como sempre foram.

Marcos A.Cavalcanti

Candibook

Parabéns a toda equipe da Gazeta do Povo pelo Candibook. Excelente ferramenta para escolher os representantes da população em nosso estado e no país. As informações estão muito fáceis de serem localizadas e a distribuição do site ficou excelente. Essa ferramenta deve ser expandida e utilizada por todos os estados dessa nação.

Fernando Henrique Caldeira da Silva

Copa 2014

A imagem de país sério e moderno é o que devemos passar para o resto do mundo na Copa de 2014. Mas antes mesmo da realização do evento, nas construções dos estádios, já está tudo errado. Veja o exemplo da nossa Arena: buscam a todo custo brechas jurídicas e fórmulas mágicas, inclusive mudando ou propondo alterações nas legislações estadual e municipal. Falam em orçamento de R$ 138 milhões, mas nem projetos executivos de engenharia existem. Também haverá o custo, até agora desconhecido do desvio do Rio Água Verde e das desapropriações.

Bruno Felipe Gionédis Jr.

A beleza de Curitiba

Sou mineira de Belo Horizonte, estive em Curitiba há poucos dias e pude aproveitar vários cenários desta cidade belíssima e viva Adorei os contrastes do velho e do novo. O colorido das restaurações com o cinza. O verde com o azul. parabéns para os curitibanos que preservam esta riqueza.

Carla Candido da Silva

Doador de medula

Já me inscrevi como doadora de medula há alguns meses. Somente sinto pela dificuldade de compatibilidade. Mas o simples fato de se tornar um doador é um ato maravilhoso de amor ao próximo.

Jandira Pastorello

Nota fiscal

Empresas que se "dizem" idôneas vendem impunemente sem nota fiscal e, pior ainda, entregam o produto sem nota. Gostaria de saber onde está a fiscalização no transporte dessas mercadorias. Caminhões circulam livremente sem comprovante fiscal. Até onde eu e todos os consumidores sabemos, toda mercadoria tem de ser entregue com nota fiscal e assinada no recebimento. Para minha indignação tive que "implorar" para lojas "fidedignas", as notas fiscais de produtos entregues em abril. Acabei de recebê-las depois de muita dor de cabeça e tempo perdido.

Brígida Volpato

Sigilo fiscal

Uma das instituições até então com maior grau de confiança e sigilo deste país, a Receita Federal, acaba de sofrer seu maior golpe: vazamento de informação. Não vem ao caso quem vazou, pois isso pouco importa. Quando se espera que se demita o secretário da Receita Federal, reconheçam o erro, tomem medidas drásticas e expliquem à população, vem o ministro Guido Mantega e diz que isso é normal, que há mais casos e não existe sistema invulnerável. O presidente, portanto, deveria demitir o ministro também. Mas, neste momento, com 80% de índice de aprovação, não seria uma medida adequada, e vamos seguindo, com nosso país, com essa impunidade permanente.

Gilmar Tadeu Strasbach

Abrigo para cães

Acredito que somente a constru­ção de abrigos para esses animais abandonados não bastará. Se houvesse por parte de alguém do poder público a castração dos cães gratuitamente, a quantidade de animais abandonados nas ruas iria reduzir, pois a procriação desordenada creio que seja o problema central.

Orlando Alves dos Santos

Acidente com biarticulado

O motorista do biarticulado que bateu em alguns carros estacionados afirmou que passou mal e apagou, o que teria causado o acidente. Falhas humanas geralmente são consequências de um acúmulo de circunstâncias, políticas errôneas de recursos humanos, sobrecarga de trabalho ou alguma outra sobrecarga. A involução do transporte público de Curitiba, sobretudo a partir desse fatídico processo licitatório de revalidar e tornar as atuais empresas de permissionárias a concessionárias, somada ao aumento do congestionamento do tráfego de automóveis, fará com que vejamos aumentar considerável e lamentavelmente os acidentes nas linhas de ônibus.

Roberto Ghidini

Violência

A violência cresce enquanto impera a impunidade. Crimes cometidos contra a vida deveriam ter penas mais severas ou, então, haver pelo menos pena sem abrandamentos. A impunidade aliada à letargia da Justiça nos passa a sensação de que neste país o crime realmente compensa. O momento talvez seja de fazermos escolhas conscientes e assim exigirmos mudanças efetivas de nossos futuros dirigentes.

Patricia Klemtz

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]