• Carregando...

Mídias sociais

Dia da Consciência Negra

"Feliz é a sociedade que não precisa criar dias específicos de folga para acabar com preconceitos."

Juliano Wagner, via Facebook, questionando a criação do feriado municipal do Dia da Consciência Negra em Curitiba.

Redução de impostos

"Acho que tudo isso é eleitoreiro; o PT está percebendo que está afundando o Brasil e tem medo das urnas. Com certeza vão compensar essa redução com outros aumentos."

Hans Gerhard Duck, via Facebook, sobre a redução de impostos da cesta básica anunciada pelo governo federal.

Litoral

"Os políticos fazem barulho, pegam helicóptero, fazem um monte de imagens e promessas, e o povo é enganado mais uma vez! Esse filme a gente assiste todos os dias!"

Heloiza Mara Prohman Nogueira, via Facebook, sobre a demora nas obras de recuperação do Litoral paranaense.

Canaletas

"Por que em cidades do primeiro mundo há vias compartilhadas por ônibus e ciclistas e aqui não? Se todos se respeitassem, as canaletas poderiam ser compartilhadas, o que melhoraria muito o sistema de mobilidade na capital."

Maicon Leitoles, via Facebook, sobre a "ocupação" das canaletas pelos curitibanos.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Oportuna a matéria sobre o descaso com o Litoral paranaense (Gazeta, 11/3). Minha família reside em Antonina há 50 anos e na minha rua, ainda de terra batida, não há saneamento, nem coleta de lixo, tampouco carteiros. Pela chácara atravessam manilhas clandestinas, e agora que estou fechando-as sofro ameaças de morte de moradores que não percebem que o problema é da prefeitura. A cada temporal perco 1/4 do meu terreno e fico sem acesso à rua. Nas cercanias, famílias inteiras dividem espaço com a água dos esgotos, porque não há uma rede para tal.

Luiz Fabiano Alves Rosa, professor, Antonina – PR

Pichação

Registramos os agradecimentos da Associação Comercial do Paraná (ACP) pelo apoio e envolvimento do GRPCom na campanha "Pichação é crime", iniciativa oportuna e bem aceita pela sociedade em geral, visando ao combate e à erradicação dessa prática ilícita em Curitiba. A clara percepção da entidade é que a referida campanha não teria conseguido a mesma repercussão caso não tivesse contado com uma rede de parcerias comprovadamente eficaz e proativa.

Edson José Ramon, presidente da ACP

Dia da Consciência Negra

Parabéns pela posição do editorial a respeito da discussão sobre a criação do feriado do Dia da Consciênca Negra (Gazeta, 10/3). Os que são contrários à criação de mais um feriado não podem ser classificados como racistas. Ademais, chega de feriados. Dá para despertar a consciência sem feriados.

Rui Kessler

Comissão de Direitos Humanos

O fato de o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara ser pastor evangélico não é relevante. O que é preocupante é que ele, assim como muitos outros que exercem atividade política no Brasil, está sob investigação criminal.

Danilo Moreira dos Santos, Vitória da Conquista – BA

Férias de juízes

Sobre o artigo "As férias de 60 dias para juízes" (Gazeta, 11/3), sabe-se que existem peculiaridades, direitos e prerrogativas que distinguem atividades; porém, o que deixa a sociedade indignada é o excesso de privilégios. Fala-se tanto das vantagens e mordomias dos políticos, mas na magistratura o privilégio é ainda maior.

Carlos Bahia

Escravidão

Muito pertinente o artigo de Esther Cristina Pereira (Gazeta, 9/3). Concordo que a escravidão esteja fortemente presente na sociedade atual: a sociedade refém dos desmandos de seus representantes políticos; a maioria dos pais reféns das "vontades" de seus filhos; o povo refém das "carteiradas" de uma elite incoerente e incapaz de efetivamente pensar no bem comum.

Jacó Alberto Fröhlich, professor

Operação Água Grande

Sobre os supostos problemas na coleta e tratamento de esgoto no Paraná analisados pela Polícia Federal, destaca-se a ausência de manifestação do movimento ambientalista e das entidades de defesa do direito do consumidor. A impressão que se tem é a de que nada de grave está acontecendo em relação à cobrança da taxa de esgoto e ao principal rio do estado.

Everton de Andrade, economista

Canaletas

Com vontade política e ajuda financeira é possível reestruturar todas as canaletas, colocando em suas margens ciclovias. O projeto do metrô deveria contemplar essa necessidade ou então estudar a possibilidade de utilizar os passeios laterais para essa prática saudável de correr e pedalar. Acredito que saltaríamos para índices europeus de ciclovias disponíveis, e não abandonaríamos a vocação vilipendiada de cidade ecológica.

Euclides José Vargas Neto

Cidades do futuro

A cada análise sobre as cidades do futuro ou o futuro das cidades (Gazeta, 11/3) vamos perdendo a chance de identificar os erros de planejamento para não repeti-los no futuro. O engano fundamental é priorizar o brutal adensamento, como se aqui fosse a minúscula Cingapura, que vai criando um ambiente conturbado, labiríntico e violento, onde há cada vez menos sol para todos.

Marciano Juliano Rubel

Nova geração

Parabéns a Marleth Silva por seu artigo "O filósofo não acredita em matrix" (Gazeta, 9/3). Trata-se de uma análise lúcida e bem situada da realidade da educação e da vida dos adolescentes. Excelente ferramenta para iniciar uma discussão dentro da sala de aula.

Luís Marcos Lepienski, professor, São José dos Pinhais – PR

Vigilância sanitária

É urgente a necessidade da fiscalização sanitária em supermercados de Curitiba. Chega de fazer vista grossa! A sujeira e o descaso estão insuportáveis; os consumidores merecem mais respeito. As empresas multinacionais fazem o que querem e como bem entendem. Cadê o serviço da Vigilância Sanitária?

Eliana de Barros Coelho

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]