• Carregando...

Acredito que as pessoas devam sempre exercer seu direito de cidadania, conforme determina a Constituição Federal. Um assunto atualmente de grande relevância é a segurança: devemos exigir que nossos representantes trabalhem para proporcionar o maior bem-estar social possível. Depois de muitos acidentes e vários apelos, foram colocadas duas lombadas de nível para redução da velocidade dos veículos que trafegam na Rua Desembargador Hugo Simas, perto da esquina com a Francisco Schaffer. O pessoal da comunidade que trafega na região agradece.

João Carlos de Almeida Júnior, administrador de empresasCuritiba – PR

Rodízio de veículos

Pela quantidade de veículos que circulam diariamente pela cidade, penso que seria interessante ser implantado em Curitiba o sistema de rodízio. Seria uma possível solução para desafogar o trânsito e, acima de tudo, para diminuir a quantidade de poluentes lançados no ar pelos automóveis. Fala-se muito em preservação, luta pela sobrevivência e aquecimento global. Porém faz-se pouco pela solução desses grandes problemas.

Sara Vitória Silva MonteiroCuritiba – PR

Foro privilegiado 1

O foro privilegiado para ex-autoridades e também para as atuais autoridades (reportagem de 31/5) nada mais é que tornar a corrupção e o roubo como causa pétrea na constituição brasileira, aquele que ousar comentar algo contra poderá ser preso por contrariar interesses dessas aturidades.

Irineu Queiroz dos Santos, administrador de ImóveisCuritiba – PR

Foro privilegiado 2

Foi um alento ler as idéias do sr. Friedmann Wendpap (artigo publicado em 1/6). Chega de autoridades com privilégios que mais combinam com a Idade Média, tempo em que suseranos tinham direitos nem de longe sonhados pelos vassalos.

Laura Malaquias Mendes, historiadoraCuritiba – PR

Estágio

Porque estudantes do curso de jornalismo, segundo o Sindijor, não podem fazer estágio antes de estarem no terceiro ano (ou quinto período) de faculdade? Seria algum preconceito com os novatos? É certo deixar para aprender tarde demais o que pode ser aprendido agora? Que tipo de jornalistas temos nesta cidade que, sabendo da situação, não fazem nada para mudar as coisas? É por essa e outras coisas que o país não vai pra frente.

Suzane SkrochCuritiba – PR

Cara-de-pau

A charge do Paixão que mostra o senador Renan Calheiros se barbeando frente a um espelho em que se vê sua imagem feita de madeira é memorável (edição de 31/5). Realmente é necessário ser muito cara-de-pau para fazer o que este senhor fez no Senado. Dizer que traiu sua mulher mas não trairia seu país seria risível, se não fosse trágico. Mentir é um vício, enquanto a veracidade é uma virtude. Ambos são hábitos adquiridos ao longo da vida. O mau hábito é um vício e o bom hábito uma virtude. Quando se tem o vício de mentir, mente-se sempre e em qualquer lugar, até na decisão firme de não mais fazê-lo. Conseqüentemente, quem trai uma vez...

Sávio Ferreira de Souza, professorCuritiba – PR

Porcelana

A China com mais de um bilhão de habitantes realmente precisa crescer, mas o nosso governo tem de olhar mais para nossa indústria. Em Campo Largo, a capital brasileira da louça, foram demitidos 221 trabalhadores de uma fábrica de porcelana. Outros tantos foram dispensados pela empresa em outras regiões. Ao governo brasileiro um apelo: antes de olhar para os chineses e outros povos, que tal olhar para os trabalhadores brasileiros?

Luiz Wanderley Andrade da Cruz, professorCampo Largo – PR

Educação

Muito bons os textos de Araci A. Luz e Dora F. Porto a respeito das escolas mistas e separadas (29/5). Se há relações de submissão, falta de respeito ou violência entre homem e mulher, é porque um dos dois, ou ambos, não estão vivendo sua condição feminina ou masculina na integridade. E isso também pode-se aprender ou desaprender na escola. Igualdade de oportunidades e de direitos sim, mas de resto somos completamente diferentes (psíquica, afetiva e biologicamente) e é conseqüência que tal fato reflita no modo de aprender. A sociedade ganharia muito se cada homem e cada mulher pudessem aportar às suas várias áreas de atuação (família, política, educação, saúde...) seus atributos bem vividos. Juntos, não uns contra os outros, homens e mulheres poderiam construir um mundo melhor, sendo diferentes (aqui está a diversidade). Talvez as escolas separadas ajudassem homens e mulheres a reencontrar suas identidades perdidas na confusão de conceitos criados neste mundo pós-moderno. Seria mais que justo que os pais pudessem optar por escolas mistas ou separadas, segundo o que acharem melhor para os filhos.

Eliane Bordini, especialista em desenvolvimento pessoal e familiarCuritiba – PR

Dúvida

"Como pode o senador Renan Calheiros, oriundo da ‘República das Alagoas’ e aliado de primeira hora do ex-presidente Collor, ser eleito pela segunda vez presidente do Senado Federal?"

Marcos Schier, empresárioCuritiba - PR

***

Gazeta do Povo

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]