• Carregando...

Quanto à matéria "Lula apela ao FMI e ao Bird para que perdoem a dívida do Haiti" (Gazeta, 26/2), pergunto ao nosso presidente: quanto ao povo brasileiro, sem educação, com fome, sem moradia, sem hospitais? Vamos ganhar algo também? Somos um país subdesenvolvido. Ajudar é nobre, mas tem um limite.

Ricardo Schmal

* * * * * *

Lula em Cuba

Lula foi repetir lá fora o que já nos vem dizendo a cada vez que alguma coisa sai errada: "eu não sabia". Lá fora a coisa é diferente, a mídia europeia teve liberdade total de expor os fatos tais como eles são e mostrou ao mundo que Lula é mais sensível aos direitos de alguns humanos em detrimento de outros... Zapata era um desses outros. Raúl Castro lamentou a morte do ativista mas responsabilizou os Estados Unidos por ela. O mundo começa a perceber que Lula não é esse ídolo todo, o aclamado "homem do ano". Já dizia Abraham Lincoln: "Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo." .

Mara Montezuma Assaf

Malvinas

Desde que sejam apenas solidários à Argentina, vale a pena defender a soberania daquele país. Mas ajudar militarmente, ou financeiramente, nunca. Já não basta dar dinheiro para Cuba,Venezuela e Bolívia. Nosso dinheiro precisa ficar aqui para melhorar a situação das cidades após as enchentes e combater a violência urbana do Brasil.

Antonio Miquio Matsubara

Requião X Paulo Bernardo 1

Acusar o ministro Paulo Bernardo de sugerir superfaturamento e dizer que é só política, não faz bem para a democracia à brasileira. Se houve alguma tentativa de ilícito, deve ser denunciada imediatamente.

Antônio Carlos Wanderley

Requião X Paulo Bernardo 2

Que as críticas são políticas, está claro. Por outro lado, dessa vez preciso concordar com Roberto Requião e dizer que ele deveria saber, assim como todo e qualquer cidadão, que seria mais uma denúncia que não daria em nada. Seria mais um processo arquivado contra os aliados de Lula.

Rui Ventura

Destino do lixo 1

Creio que a usina que substituirá a Caximba ficará pronta a tempo. Apesar dos vários impedimentos para o início de sua utilização, atrasos em função da burocracia, que não agiliza nenhum processo, mesmo quando é em benefício de todos.

Rosana Gonçalves

Destino do lixo 2

Infelizmente nossos governantes, conforme declarações do presidente do IAP, Vítor Hugo Burko, se preocupam muito mais com suas posições políticas do que com as necessidades do povo. Em um tom revanchista, critica possíveis falhas da prefeitura ao invés de propor um trabalho conjunto para a solução do problema. O lixo não é só do prefeito. É problema de todo cidadão.

Cristiano Pedro Andreguetto

Morte de advogada

É muito triste saber que uma profissional dedicada seja morta dessa maneira. Falo do que ocorreu com Kátia Regina Leite Ferraz (Gazeta, 26/2). Ela não podia deixar de agir de outra forma a não ser buscar os direitos de seus clientes.

Nilo Oliveira

Volta dos radares

Os radares nas cidades só atrapalham o trânsito, deixando mais lento os trechos com esse tipo de fiscalização. Depois que o motorista passa o radar, volta à velocidade normal, acima da permitida.

Aline Fabiana Lopes

Acidentes com motos

Sou motociclista há 20 anos, respeito as leis de trânsito e nunca me envolvi em acidentes. Sempre o motociclista é culpado em casos de acidente, consideram o motoqueiro mal-educado etc. Mas não levam em conta os acidentes causados por motoristas que fecham o motociclista, que furam sinaleiros, passam preferenciais e fazem manobras sem sinalizar. Vemos todo dia que acidentes envolvendo motocicletas matam, mas nunca relatam nesses casos quem é o real culpado. A educação no trânsito deve ser para todos e a culpa, em casos de acidentes, deve ser daquele que causou e não sempre imputada ao motociclista.

Fábio Ramon

José Carlos Fernandes

Parabéns a José Carlos Fernandes pela coluna "O homem que estava lá" (Gazeta, 26/2). Dentre outros textos dele que já li, penso que escolher o mestre Key foi fantástico. E olha que não conheço o arquiteto pessoalmente, mas minha filha é aluna dele. Sinto a energia boa que vem desta maravilhosa pessoa que se distrai sendo professor e dividindo sabedoria.

Wirmond Luiz D’Angelis

Licitação dos ônibus 1

Esse edital de licitação do transporte coletivo favorece as empresas que exploram o ser­­viço. Mais uma vez, prevaleceu o interesse dos empresários locais em detrimento ao da população que quer serviço de qualidade e tarifas justas.

Erly Portela Pinto

Licitação dos ônibus 2

Vejo que o modelo curitibano de transporte coletivo está defasado em, no mínimo, 25 anos em relação aos europeus. As estações tubo poderiam perfeitamente desaparecer, pois tanto o embarque em nível como a antecipação do pagamento, além da integração, podem ser feitos de melhor forma. A licitação servirá para validar o status quo.

Roberto Ghidini

Terceira idade

Acho que Curitiba não tem muitas opções de cursos gratuitos direcionado para a terceira idade. Salas de aula mesclada com alu­­nos mais jovens são até interes­­santes, mas acabam sendo estres­­santes, pois o idoso não consegue acompanhar com o mesmo ritmo.

Maria Clarice Bach

Terceira idade

Não faltam cursos para a terceira idade. Falta vontade dos que se consideram idosos. Há vários cursos em Curitiba. Tenho 63 anos, estudo no curso técnico em refrigeração à noite. Vou me formar e depois que me aposen­­tar tenho uma profissão como autônomo. Coragem e vontade é o que mais falta nessa idade.

Altivo Prudente

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]