• Carregando...

Vivemos em um permanente estado de insegurança e estamos cansados dessa situação. Queremos mudanças, mas não sabem bem quais. Por isso nos agarramos a questões como a redução da maioridade penal (Gazeta, 6/6). Os adolescentes são autores de menos de 1% dos crimes hediondos. A redução não vai diminuir os crimes nem aumentar a nossa sensação de segurança.

Marcelo Cosentino

Maioridade penal 2

Está mais do que na hora de nossos representantes votarem pela redução da maioridade penal. Se um jovem pode votar, formar uma família e até decidir se alguém morre ou não, por que não pode responder por seus crimes? O que precisa ser enfatizado é que não temos outra solução para salvaguardar a população honesta e trabalhadora. Com a redução da maioridade penal, serão penalizados aqueles que cometerem crimes. Mas terão a possibilidade de ampla defesa.

Marlus Besbati

Adoção

“É difícil adotar animais porque muitos seres humanos não cuidam deles. Por isso as ONGs têm que tomar cuidado. Há várias feiras em que é necessário contribuir com R$ 20, levar um comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade para adotar. Acham que isso é muito?”

Cyntia Vilela, via Facebook, na matéria “Conheça o passo a passo para adotar um animal”.

Ditados e expressões

“Exceto a expressão do ‘abraço de tamanduá’, que utilizo ‘abraço de urso’, as demais conheço e falo sempre. Bem legal saber o significado delas. Adorei a matéria.”

Alexandra Ávila, via Facebook, na matéria “Saiba a origem e o significado de ditados e expressões”.

Coritiba

“Esse é o reflexo do futebol brasileiro. O técnico paga o preço pela incompetência dos jogadores e da diretoria.”

Arquimedici Assis, via Facebook, sobre a troca de técnico.

Greve dos professores 1

Quando o governo não tem capacidade para administrar o estado, surge a mesma ladainha de sempre: não há dinheiro para pagar a reposição da inflação aos servidores, o que é previsto em lei. Mas sempre existe verba quando é para conceder aumento para os comissionados, deputados estaduais, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e outros. Se o governador quiser ganhar novamente a confiança do povo paranaense, deve fazer a lição de casa: precisa cortar as benesses de todos os poderes – sem distinção.

Aguinaldo Correa de Souza

Greve dos professores 2

O governo do estado apresentou pelo menos três alternativas para o fim da greve. É preciso levar em conta que o nosso país está em crise. Parece-me ser difícil dialogar com quem quer ditar as regras. A APP-sindicato esquece-se de que o ano letivo de um milhão de pessoas está em jogo.

Alberto Foloni

Haitianos 1

Sou filho de imigrantes que chegaram aqui numa época em que o Brasil também não estava numa situação boa. Eles colaboraram para o país melhorar. Que venham os imigrantes de toda a parte para transformar corações empedernidos (Gazeta, 8/6). Qualquer ser merece nossa compaixão e caridade. Expulsar os haitianos não vai fazer com que a nossa vida melhore. Que toda a nossa indignação se dirija aos nossos governantes, pois são esses os causadores dos problemas que temos.

Osvaldo Colarusso

Haitianos 2

Temos que ter humanidade com todos os povos, mas o Brasil não está preparado para dar acolhimento social e trabalho a expressivos grupos que estão adentrando o país pela fronteira do Acre. Se bolsões de miseráveis brasileiros existem – nos quais os cidadãos sobrevivem sem lares, desempregados, sem atendimento médico e hospitalar, sem escolas públicas de qualidade e segurança pública – , como o país pode se dispor a receber e dar emprego aos haitianos? Causa bastante perplexidade o Executivo ainda não ter tomado medida fronteiriça séria para inibir a incursão.

Júlio César Cardoso, bacharel em Direito e servidor federal aposentado, Balneário Camboriú - SC

Série Perfil

Que história maravilhosa a que foi contada em “A vida ela mesma traça” (Gazeta, 7/6). Quiçá tivéssemos outras pessoas tão dedicadas à vida e às pessoas como Vania Mara Welte. Parabéns pela matéria.

Cesar Leite, professor, Querência – MT

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

Adoção de animais

Interessante a matéria “Adoção animal passo a passo” (Gazeta, 7/6). Deixa claro que adotar um animal não é tão simples quanto muitos pensam, pois requer responsabilidades e recursos para cuidar de um ser vivo dependente. A fragilidade do processo, porém, consiste em não ter o completo controle sobre a condição das pessoas que optam pela adoção. Ainda assim é uma opção muito viável e revela-se uma atitude muito mais nobre do que a de comprar um animal.

Paula Pedri Lima

Reforma política

Em tempos de reforma política, sugiro que todo aquele que for eleito para cargo legislativo – deputado federal ou estadual, senador e vereador –, renuncie se for convidado a assumir algum ministério ou secretaria ou ainda se quiser concorrer ao Executivo dois anos depois. Trata-se de respeito ao eleitor.

Acir João Cardozo, São José dos Pinhais - PR
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]