• Carregando...

Mídias Sociais

Aborto

"Dizer que aborto serve ao controle de natalidade é menosprezar a própria capacidade de julgamento."

Ivone Alexandrino, via Facebook, sobre o editorial "O aborto e a campanha eleitoral" (Gazeta, 2/5).

Dilma

"Acabar com a miséria? Num país onde a considerada classe média tem um rendimento de fome, o governo está realmente preocupado em tirar o povo da miséria?"

Fabio Rodrigues, via Facebook, sobre o pronunciamento de Dilma Rousseff.

Temporal

"Capital considerada de primeiro mundo, Curitiba ainda tem cabos elétricos aéreos. Qualquer ventania, árvores caem e casas ficam sem energia. Óbvio."

Claudinei Osorio, via Facebook, sobre os estragos causados pelo temporal na quinta-feira.

Mensalão

"Se o julgamento do PT não teve componente político, por que corrupção semelhante como a de Azeredo do PSDB foi enviado para a 1ª instância em Belo Horizonte?"

Ubirajara Inacio, via Facebook, sobre as críticas de Lula ao julgamento do mensalão.

Li estarrecido a matéria "Paraná revê lei que protege mananciais" (Gazeta, 1/5). A água é um dos elementos mais importantes para a manutenção da vida e sua preservação é fundamental. São Paulo está sofrendo com o problema de água; em Curitiba temos os rios poluídos e estamos em luta para limpá-los, com enormes dificuldades. Qual o critério do governo para desproteger o que resta dos mananciais? A irresponsabilidade não pode ser tanta que permita um crime ambiental desse porte contra o meio ambiente e contra o cidadão.

Oswaldo E. Aranha

Mananciais 2

Essa proposta de lei de proteção ambiental, feita na surdina pelo governo estadual, precisa realmente de atualização, tornando mais rígida a proteção e com multas significativamente elevadas. Caso contrário, o custo de recuperação pelas gerações futuras será muito elevado. Como argumentou um juiz de Direito do Japão ao proibir a construção de uma rodovia numa área florestal, futuramente, se necessário, uma rodovia pode ser destruída, mas a mata não poderá ser recomposta.

Minoru Takahashi, Maringá – PR

Bibinho

Parece que a premissa de que a Justiça tarda mas não falha tem funcionado no emblemático caso de corrupção e apropriação indébita do dinheiro público protagonizado pelo ex-diretor da Alep, Abib Miguel. A revelação dos Diários Secretos pela Gazeta do Povo e RPCTV junto com a indignação da opinião pública levou o Poder Judiciário a dar celeridade no caso. A segunda condenação de Bibinho (Gazeta, 30/5) mostra que a imprensa e a sociedade civil organizada têm suma importância no combate à corrupção. Porém, existem mais envolvidos que precisam passar pelo crivo do Judiciário.

Marcelo Rebinski, historiador

Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho não é para deputados e governadores fazerem política e tentar enganar o trabalhador com reajustes de salários. Isso é fazer cortesia com o chapéu dos outros. Corrigir salários é uma obrigação dos governos, já que não sabem administrar sem inflação. Grande coisa esse tal salário regional. Quem paga é o empresariado; não é o governo.

Hermes Carlos Bollmann

Haitianos

Nada contra os haitianos em especial, mas o Estado já não oferece estrutura para os cidadãos locais que dirá para os imigrantes que chegam todo dia. Nós não somos aceitos fora do Brasil, pois outros países têm a consciência do problema social que vem com a imigração desenfreada. Creio que esse assunto é algo que mereceria análise mais acurada ou logo nos arrependeremos por essa falta de critério.

Fred Branco

Ciclistas

Fala-se tanto na proteção à maternidade, ao recém-nascido, no Estatuto do Idoso, da Criança e do Adolescente e, no entanto, em Paranaguá, para se beneficiar ciclistas, os ônibus são proibidos de encostar onde existem ciclofaixas. Mulheres grávidas ou com crianças no colo, pessoas idosas, estudantes, pessoas com deficiências e todos os que utilizam dos ônibus devem descer não próximos à calçada, mas nas ciclofaixas, o que aumenta o risco de atropelamento por um ciclista mais afoito. Será que estão esperando a ocorrência de um acidente para modificar tal absurdo?

Adriano A. Balddini, advogado, Paranaguá - PR

Ayrton Senna

Em que pese toda a trajetória do ex-piloto Ayrton Senna, que merece o maior respeito, penso que ele foi mais um produto da mídia. Nada de colocá-lo como um super-homem, invencível, mito ou qualquer outra coisa. Senna foi um grande piloto, mas não tudo isso que dizem. Tenho certeza de que se ainda estivesse vivo não seria tão badalado e comentado como é hoje.

Acir João Cardozo, São José dos Pinhais – PR

Canonização

Os papas João Paulo II e João XXIII não eram progressistas ou conservadores porque a Igreja não é nem progressista nem conservadora. Passam os progressistas e conservadores e a Igreja permanece a mesma. Por isso, é opinião particular dizer que a canonização dos dois foi uma estratégia ou tática. A Igreja não brinca com canonizações. Canonizar não é um meio de articulação política. E a Santa Sé não tem poder para santificar ninguém. Canonizar significa apenas reconhecer publicamente a santidade de determinada pessoa. Santidade se vive, ainda em vida.

Raquel Nascimento Pereira

Animais

A partir do momento que o homem se colocar no lugar dos animais irá chorar sua amargura pelo resto de sua vida. Se uma espécie nova dominasse os homens, veríamos como é ser um alvo de caça esportiva ou predatória, perdendo nosso espaço, virando atração de circo ou zoológico. Enfim, nossa tarefa é proteger toda espécie de vida, e entender que não somos o animal mais evoluído, e sim diferente dos demais.

Thiago Luiz Polanski

Justiça

A Justiça é igual para todos? O réu confesso que assassinou seu melhor amigo de infância, foi preso por menos de 48 horas e depois liberado pela Justiça. Será que a decisão seria a mesma se o autor da violência fosse uma pessoa de um poder aquisitivo menor? Claro que não. Parece que a lei existe apenas para quem não tem posses monetárias, sem condições financeiras de arrumar tudo com os tradicionais "jeitinhos".

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

Terno

Os vereadores devem usar terno, pois eles estão representando o povo e precisam estar sempre bem vestidos. A Câmara, como o Congresso, não é casa da Maria Joana, onde cada um faz o que quer. É a casa do povo e não deles. Tenho certeza de que se abolirem os ternos vai ter vereador ou deputado se apresentando com bermuda, sandália de dedo ou de jaleco.

José Saez

Abre e fecha

Vocês fizeram uma boa matéria sobre os mercados e shoppings que vão ou não abrir no feriado, mas esqueceram de um muito importante: as baladas. Seria uma boa fazer uma lista dos barzinhos e baladas que abrem nos feriados.

Felipe Augusto Borges

Energia

A Copel (Gazeta, 30/4) ainda está melhor que muitas estatais que não têm um rio como o Iguaçu, uma benção de Deus ao nosso estado. As usinas estão cheias, portanto, gerando no máximo possível.

José de Paula

Acidentes de trânsito

As leis punitivas para acidentes graves no papel já são bem claras para os que cometem acidentes, mas no Brasil basta você ser rico ou possuir influência política e essa punição rigorosa é esquecida. Infelizmente a lei no Brasil atualmente só existe no papel.

Marcelo Parchen de Christan

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]