• Carregando...

Mídias Sociais

Máfia dos desmanches

"Infelizmente, esse é apenas mais um dos diversos casos de corrupção no serviço público estadual. Pena que a polícia e o Ministério Público não consigam investigar tudo."

Bete Bozza, via Facebook, sobre os policiais de Curitiba e região que acobertavam esquema de roubo de carros.

IDH

"Essas cidades são esquecidas porque o governo ‘pra pouca coisa’ não liga! Cidades têm de se levantar sozinhas, não depender de ninguém e serem autônomas."

Eduardo Jose Jankosz, via Facebook, sobre as cidades paranaenses com o pior Índice de Desenvolvimento Humano do Sul do país.

Joaquim Barbosa

"Que povo mais ignorante para querer Barbosa na Presidência. Ele, como presidente do STF, faz muito mais pelo Brasil do que numa Presidência da República."

Jillian Amorim, via Facebook, comentando entrevista de Joaquim Barbosa ao New York Times descartando candidadura.

Trânsito

"Transporte público de qualidade e ciclovias estimulariam as pessoas a utilizá-los, desde que acompanhados de um bom planejamento de segurança pública. As pessoas utilizam carros porque não têm alternativa."

Agatha Bueno, via Facebook, sobre relação entre o trânsito e a saúde.

Internet

"No Brasil jamais teremos um serviço decente de internet móvel; o governo não tem interesse em que o povo se informe!"

Fabio Waltrick, via Facebook, sobre matéria da Gazeta do Povo sobre a qualidade da internet 4G em Curitiba.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Essa lamúria dos médicos ao justificar que não querem trabalhar no interior pela falta de condições técnicas para tratamento me faz lembrar da saga dos médicos de antigamente, que, no peito e na raça, mas com excelente capacidade de identificar sintomas, se embrenhavam pelos sertões Brasil afora e elaboravam diagnósticos com competência. Acredito que as dificuldades atuais podem estar se intensificando pela falta de coragem, boa vontade e espírito altruísta dos profissionais.

João Rubens Jacyszen

Médicos 2

Ao contrário do que se prega, o médico é um dos personagens com a maior expectativa de que as coisas melhorem na saúde pública. Ele não precisa de salários estratosféricos para ir para o interior ou para qualquer lugar que seja. Tampouco exige recursos tomográficos, bioquímicos ou equipamentos magnéticos utilizados pela Nasa. Ele sonha com a perspectiva de uma carreira que o motive a acreditar no sistema público de saúde. Mais que isso, ele deseja uma estrutura que lhe garanta exercer a medicina com a qualidade e o respeito que o paciente merece.

Carlo Valério Andrade

Senador boliviano

Um senador boliviano refugia-se no Brasil (Gazeta, 26/8), ou melhor, é trazido, com todo o cuidado e proteção. Só resta saber quem pagará a conta. E o que é pior: em Brasília, ninguém sabia de nada; o homem chega, se instala, vira notícia e mais uma vez somos obrigados a engolir aquilo que não é explicado. Tomara que essa moda não seja contagiosa, caso contrário teremos de importar médicos da Bolívia.

Dulcelina Aparecida Messias

Foro de São Paulo 1

Parabéns pela publicação do artigo de Silvio Grimaldo de Camargo (Gazeta, 25/8). Sem compreender o que é, como age e quais os planos do Foro de São Paulo, pouco se pode compreender da realidade política do Brasil nas últimas décadas. O tema precisa ser muito mais explorado pelo jornal, seja em artigos ou em reportagens.

Edson Camargo Alves

Foro de São Paulo 2

O sociólogo Silvio Grimaldo só esqueceu das privatizações, com a entrega da riqueza do Brasil ao capital norte-americano e europeu, que deixaram o Brasil como um grande cassino para ganhos de bilhões de dólares dos capitalistas americanos e europeus. Se o Brasil cair de volta nas mãos de tucanos e aliados privateiros, estaremos perdidos!

Antonio Ferreira

Foro de São Paulo 3

Parabéns pelo espaço aberto ao articulista Silvio Grimaldo e outros autores que, como ele, partilham uma visão ideológica que não tem espaço nas redações da maioria dos jornais – a conservadora e liberal. É imprescindível à democracia a existência de opiniões divergentes em circulação, mas a esquerda não aceita esse fato. Espero que continuem promovendo o debate.

Hugo Medeiros

Oposição

Não sou eleitor de Alvaro Dias, mas tenho de concordar que o senador exerce um papel de grande expressão política e liderança oposicionista em Brasília. O Brasil, infelizmente, ainda não entendeu o que é ser situação e oposição. Nossa classe política prioriza mais os seus currais eleitorais do que o partido, quando o assunto é se posicionar em relação às discussões de relevância nacional. Na entrevista de Alvaro (Gazeta, 25/8), fica comprovado que o senador exerce de maneira efetiva seu papel de líder da oposição com lucidez de um político que tem, indiscutivelmente, bagagem política de sobra para tal papel.

Marcelo Rebinski, professor

Máfia do desmanche

Estou próximo dos 45 anos e sempre soube que lojas de peças de automóveis têm estoques de origem duvidosa, mas essa situação é fomentada pelo povo que compra um produto sem saber sua origem. Sugiro fazer uma enquete ou pesquisa sobre essa atitude duvidosa de nós todos, o "povo" brasileiro.

Jose Adriano Mainardes

Trânsito

Campanha vai, campanha vem e o trânsito continua a piorar. O que a cidade precisa é de um planejamento sério, com objetivos claros e mensuráveis, e orçamento adequado e com participação da sociedade. Enquanto isso não acontece, deveríamos contar com uma administração profissional, realizada por pessoas com experiência e formação na área de trânsito, não por apadrinhados. Seria importante a aproximação do órgão municipal com o órgão estadual para que, unidos, invistam na melhoria da qualidade dos centros de formação de condutores.

Carlos César Zanchi, advogado e especialista em trânsito

Radares

Felizmente o prefeito Gustavo Fruet acertou uma ao revogar a licitação de radares (Gazeta, 24/8). Na Linha Verde há mais radares que espaço para conduzir o veículo. Uma obra mal feita, estressante, perigosa nos horários de pico. O motorista fica indeciso, não sabe se segue ou se para nos semáforos, criando uma verdadeira fábrica de multas. Meus pêsames aos nobres arquitetos da Linha Verde.

João Santa Rosa

Estrada do Colono

Sobre a coluna de Rosana Félix sobre a Estrada do Colono (Gazeta, 24/8), nos anos de 1999 e 2000 houve um movimento de desobediência civil que reabriu a Estrada do Colono, o que provocou o desmatamento dos 17 km dessa estrada. Assim, a mata não está intocada desde 1986. Já em relação ao argumento de que a nova estrada-parque não trará nenhuma paisagem ou visual como as estradas-parque americanas, quem diz isso não dá valor à pujança da Mata Atlântica. Foram maravilhosas e admiráveis as minhas passagens na Estrada do Colono nos anos de 1999 e 2000. Ver árvores frondosas, mata fechada e sentir o seu aroma são experiências únicas.

Eduardo Martins Portelinha

Viagem

Parabéns à empresa que irá implantar o voo para Miami partindo direto de Curitiba. Vamos aguardar igualmente os voos para Buenos Aires e para Montevidéu. O Afonso Pena e o Sul do país, o segundo mercado econômico do Brasil, também aguardam voos diretos para a Europa e cidades-chave dos EUA.

Dionisio Francisco Grabowski

Poluição sonora

A poluição sonora proveniente de automóveis é passível de multas, como dizem as placas colocadas pela prefeitura nos estacionamentos dos parques de Curitiba. Mas a própria prefeitura autoriza que, num evento denominado Espaço Cultural de Curitiba, a lei seja desrespeitada, como ocorreu no último domingo no Parque Bacacheri. Embora acionados, os serviços 156 e 153 não fizeram nada. Que cultura é essa?

Patricio Caldeira de Andrada

Calçadas

As calçadas estão em estado de calamidade pública. Arrebentadas por árvores enormes, cheias de mato, esburacadas e desniveladas. A prefeitura, quase inexistente, não pune os proprietários. As ruas de antipó nem calçadas têm; o mato toma conta, os pedestres são obrigados a disputar lugar com os carros, e ainda querem falar em padronização?

Maria Eloiza Saez

Falta de água

Demorou para começar o racionamento disfarçado da Sanepar: uma semana com água e outra sem. Já não tinham terminado essas obras que ninguém viu ate hoje? Você trabalha a semana toda e, no dia de folga, não tem água em sua casa!

Antonio Eloi de Lorenzo

Atracadouro

Ao fim do ano passado, um dos atracadouros da travessia de Guaratuba foi interditado, ocasionando grandes problemas aos usuários do sistema. Recentemente passei por lá e o atracadouro não existe no lado de Matinhos, e não se verifica nenhuma obra no local. Será que os órgãos que fiscalizaram no fim do ano passado e o interditaram estão acompanhando essas obras? Ou vão deixar para verificar no mês de dezembro, quando não haverá mais tempo para nada e, mais uma vez, seremos prejudicados com imensas filas?

Índio Branco

Corrupção

Ao se manifestar sobre a corrupção na Polícia Civil (Gazeta, 22/8), o governador Beto Richa afirmou que o importante era que o governo não tinha compromisso com o erro. Entretanto, o secretário Ezequias Moreira errou durante anos ao utilizar o nome da sogra como funcionária fantasma e receber para si os salários, e o governador o gratificou com cargos, antes na Sanepar e agora no governo do estado...

Claudio Todeschini

Sindicatos

No Brasil, incompreensivelmente quase todos os sindicatos são comunistas e, se dependesse deles, o comunismo seria implantado imediatamente no país. Será que eles não sabem que a primeira coisa que os comunistas fariam ao assumir o poder seria acabar com os sindicatos? O desumano regime comunista não aceita a atuação dos sindicatos. Em todos os países comunistas, sindicatos foram proibidos e ainda hoje o são nos fósseis comunistas Cuba, Coreia do Norte e China.

Benone Augusto de Paiva, São Paulo – SP

Saúde

Meu primo, há dois anos, sentindo uma dor de estômago, um desconforto gástrico, foi a um posto de saúde na Vila Hauer. Lá, o médico disse que podia ir pra casa, que não era nada. Poucas horas depois, veio a falecer por pura incompetência e irresponsabilidade do médico que o atendeu. Onde estava o Conselho Regional de Medicina? E onde está esse Conselho diante das notícias diárias de morte de brasileiros em hospitais e postos de saúde, sem atendimento, por falta de médicos?

Romeu Gomes de Miranda, professor

Vó Gertrudes

A campanha da prefeitura que tenta estimular o respeito do motorista ao pedestre e que coloca aquela senhora em um cruzamento não tem nada de educativa, mas é um estímulo para crianças fazerem aquela mesma palhaçada. Está na hora de a prefeitura rever isso com seriedade.

Carlos Rogério Rocha

* * * * * As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]