• Carregando...

"A pesquisa indicando que 60% dos eleitores nem lembram em quem votaram mostra o descaso existente e porque certos políticos são eleitos. Agora, devemos ter consciência de que bem mais de 60% dos políticos também esquecem dos votos e de suas promessas."

Carlos Barroso, Curitiba–PR

Entrada proibida

Gostaria muito de saber qual a base legal para o shopping Água Verde ter barrado o meu acesso a seu interior portando uma simples lata de cerveja nas mãos, que adquiri na feirinha noturna de quinta-feira, que funciona ali perto. O constrangimento foi enorme e o supervisor do local só sabe dizer que não pode pois é norma do shopping. Se é lei e eu desconheço, tudo bem, mas se é ordem interna do local, deveria haver placas informativas para evitar tais constrangimentos.

Elisa Parreira, Curitiba–PR

Congresso 1

Uma pena a derrota de Gustavo Fruet para a presidência da Câmara. Saem perdendo os eleitores que apoiavam a luta da chamada terceira via pela ética e pelo resgate da imagem do Congresso. Triste também foi ver a posse de figuras como Clodovil, Paulo Maluf, o ex-presidente Fernando Collor de Mello, agora senador, e de tantos mensaleiros que tiveram a ousadia de se reapresentar como candidatos nas últimas eleições. Duro é saber que encontraram quem lhes confiasse votos.

Maria Elizabeth Gomes, Curitiba–PR

Congresso 2

Não adianta trocar de presidente, pois a Câmara tem sido um órgão inútil para a sociedade. Entra eleição, sai eleição, seguem as mordomias, falcatruas, altos salários, auxílios e mais auxílios para os eleitores pagarem a conta. Vivemos problemas sociais crônicos, graças a parlamentares que só querem receber, e muito, para não fazer absolutamente nada.

Airton Kraismann, técnico em informáticaCuritiba – PR

Preservativo

É excelente, a medida que o governo pretende tomar, de implantar uma máquina fornecedora de camisinhas nas escolas. Esta medida vai facilitar que os mais tímidos (as), que têm vergonha de comprar em farmácias, possam usá-las. E é bom salientar aqui que na hora de manter relações sexuais os jovens perdem a timidez e vão se relacionar, com ou sem camisinha. Não adianta dizer que não. Os jovens de hoje têm relacionamento sexual durante o namoro e cada vez mais cedo, com 14 ou 15 anos. O uso da camisinha vai proteger contra a contaminação da aids e vai evitar que nasçam milhares de crianças, filhos de mães solteiras adolescentes, a maioria delas de classe pobre. Nada impede que se trabalhe para convencer os jovens a se manter castos até o casamento, mas enquanto isso é preciso agir rápido, senão não haverá orçamento de governo que agüente. As conseqüências de não usar a camisinha são muitas e não são boas.

Rosa Maria Archetti, Curitiba–PR

Aniversário

"Mais um ano se passa e este grande meio de comunicação está em comemoração. Que venha mais um ano como líder no mercado publicitário e como o jornal mais lido do Paraná. Para mim é um grande prazer fazer aniversário em 3 de fevereiro, no mesmo dia em que a Gazeta do Povo."

Ildomar Ignachewski, Curitiba–PR

Área metropolitana

Na minha opinião, essa história de região metropolitana em todas as cidades pólos do estado não passa de média de governantes e vaidade de alguns prefeitos, que deveriam preocupar-se com as carência de seus municípios e não ficarem tentando obter títulos de chefia de região. Para mim, a única região metropolitana verdadeira e positiva é a da capital, como acontece em todo o Brasil. Só aqui no Paraná é que se observa uma porção de regiões metropolitanas que só servem para sobrecarregar os municípios maiores. Qual a vantagem para as grandes e médias cidades? Com a palavra as autoridades.

Osvaldo Nascimento Jr.,Curitiba – PR

Batatas

Salutar a atitude firme do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Guarapuava, Ireno Francisco Cichaczewsky, engenheiro agrônomo do mais alto gabarito, por ter assumido perante todos, inclusive autoridades de maior grau, o compromisso de doar as batatas para população carente da cidade. Deixou de lado todas as burocracias e assumiu o papel que todo administrador deveria ter: num gesto humanitário, ele beneficiou a população local. Por estas atitudes simples, nós, engenheiros agrônomos, temos orgulho de sermos batateiros.

Mario Jose de Souza, engenheiro agrônomoCuritiba–PR

Imagens

Há anos recorto da página 2 os flagrantes fotográficos editados pela Gazeta do Povo. As curiosas imagens captadas por variados fotógrafos rendem excelentes "conversas" em sala de aula. Estimulam amostras descritivas, aguçam idéias em narrativas e desencadeiam asas à expressão opinativa dos escolares e são indiscutíveis apoios visuais às aulas de língua portuguesa, entre outras disciplinas. Na edição 27/1 – "Imagem inesquecível", de Maurício Kaczmarech –, o registro histórico da passagem do cometa McNaugt, que só será visto sabe-se lá daqui a quantos anos, aparece como uma esteira de luz rasgando o céu de Ponta Grossa (PR).

Doralice Araújo, professora,Curitiba–PR

Redutor

Já fiz vários pedidos à prefeitura de Curitiba para a colocação de redutor de velocidade na minha rua, a Professor Rodolfo Belz, no bairro Santa Cândida. Em virtude que, depois que a mesma asfaltou a rua, veículos têm trafegado em alta velocidade, colocando em risco a vida das pessoas que aqui residem. Se meu cachorro de estimação já foi atropelado; será que a prefeitura de Curitiba está esperando morrer alguém para que se tome uma providência? É uma tragédia pré-anunciada que será responsabilidade da prefeitura já que fiz vários pedidos, e tenho os protocolos para confirmar.

Jhonny Rocha Vegilato, Curitiba – PR

Nudismo

Que conquista para o nosso Brasil ver um jornal interessado em questionar a sociedade do que pensa sobre interesses de grupos pequenos: liberdade de perguntar, vontade de colher respostas e de mover as pessoas em torno do respeito de expressão! Parabéns! Sou naturista e favorável à criação de uma praia naturista no Paraná!

Amauri Marques, Curitiba–PR

*****

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]