• Carregando...

É muito importante que a decisão judicial seja decifrada: o poder público perde muito dinheiro pagando coisas indevidas exatamente pela ininteligência das decisões judiciais, o que acaba onerando ainda mais o financiador de impostos. Quanto mais se gasta com o erro, mais se tem a necessidade de arrecadar para fazer frente à despesa. E a clareza também deveria ser parte intrínseca das leis (Gazeta, 2/7).

Ávaro Malaguini

Multas bizarras

A multa mais bizarra e injusta que recebi foi em São José dos Pinhais. Minha filha portadora de necessidades especiais adquiriu uma mesa de passar roupa em uma loja local e, quando fui retirar para ela o móvel, estacionei o carro em local próprio para carga e descarga. Contudo fui multado pela Guarda Municipal, pois o meu carro é de passageiro e não deveria estacionar naquele local, segundo os guardas.

Osvaldo de Oliveira

Osmar e Requião 1

Com relação à união de Osmar e Requião nas eleições deste ano, entendo que os interesses pessoais nesta hora não podem valer mais do que os interesses pelo Paraná. Osmar pode vir a administrar o estado, e Requião poderá ajudar o estado em Brasília se eleito para o Senado federal lutando por projetos, recursos para melhorar as condições do povo do Paraná. Quem vai ganhar com isso são os paranaenses.

Mario Iurino

Osmar e Requião 2

Essa atitude do candidato Osmar Dias mostra mais uma vez que o único candidato preparado para assumir o governo do Paraná é Beto Richa, que desde o início vem fazendo sua campanha justa, honesta, comprometida com os anseios dos paranaenses.

Jorge Gaspechach

Ficha Limpa 1

Depois da canetada do ministro Gilmar Mendes em favor do candidato ao Senado Heráclito Fortes, do Piauí, seria prudente lançar uma campanha para adotar um projeto de Ficha Limpa também no STF. Pois não é de hoje que este ministro e alguns de seus colegas nos surpreendem com medidas pra lá de suspeitas.

Cenio Roos

Ficha Limpa 2

Um recadinho para o ministro do STF Gilmar Mendes: o senador Heráclito Fortes foi condenado pelo TJ do Piauí por conduta lesiva ao patrimônio público e teve seu nome envolvido também na Operação Satiagraha, que investigou o envolvimento do banqueiro Daniel Dantas em atos ilícitos contra o patrimônio público. Mesmo assim, vossa excelência concedeu uma liminar que garante a candidatura do senador. Consideramos isso um desrespeito ao clamor de milhões de brasileiros que referendaram o projeto Ficha Limpa. Certamente o povo brasileiro gostaria de saber o que o senhor está querendo com suas sempre polêmicas decisões.

Leônidas Marques

Transporte público 1

E a caixa-preta continua no sistema de transporte público de Curitiba (Gazeta, 2/7). Espero que o Ministério Público seja mais firme! Quanto tempo a prefeitura postergou essa licitação e quando resolveu fazê-la lançou um edital com regras obscuras? O povo exige que se respeitem os princípios constitucionais. Esse acordo é favorecimento explícito para manter o monopólio atual. Cadê o interesse público, isso é imoral e ilegal, queremos transparência!

Erly Portela Pinto

Transporte público 2

A qualidade do transporte coletivo tem de melhorar muito. Passageiros somente sentados e com sinto de segurança, iluminação nos terminais, mais veículos nas linhas, mais alimentadores nos bairros e maior presença da Guarda Municipal nos terminais. Pelo preço da passagem que pagamos, tais incrementos são possíveis. Quanto mais qualidade, mais usuários do transporte coletivo e menos automóveis nas ruas.

Francisco Somavilla

Política e políticos

O problema de solução mais simples nos poderes públicos é o funcional. Basta cada um de nós se perguntar por que aquele funcionário do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa ou do Executivo estar malhando na academia às 10 h da manhã, caminhando com o cãozinho em frente do condomínio às 3 h da tarde. Depois de muitos anos, voei para Brasília em fevereiro último e pude presenciar um político envolvido em denúncias acuado ao lado da esposa num canto da sala de embarque. Contrastava com o desprendimento em público do passado. Ao perceber que eu o observava, abriu um sorriso e acenou, apenas não respondi. Nós todos temos permitido que fantasmas e afins tenham até mesmo uma ponta de orgulho do cargo alcançado, é só pararmos de fazê-lo.

Orlando Felipe da Conceição, engenheiro

Corrupção

É difícil para nós, que elegemos nossos representantes, pagamos nossos impostos e, com isso, os salários de deputados e funcionários nomeados por políticos, assistirmos a casos de corrupção e roubalheira na Assembleia Legislativa. Agora temos de ver também pessoas nomeadas para proteger o meio ambiente envolvidas em tráfico de animais silvestres (Gazeta, 2/7). Quem são os culpados, eles, quem os nomeou ou os eleitores que não sabem eleger pessoas competentes? As próximas eleições estão chegando, tomara que nós eleitores não continuemos cometendo os mesmos erros.

Carlos J. Barroso

Radares

Grande parte dos acidentes graves e com vítimas acontece nos cruzamentos. Assim sendo, é satisfatório saber que a Diretran está posicionando os radares em cruzamentos, pois, além da velocidade, vão detectar o avanço de sinal vermelho e avanço na faixa de pedestre. Este posicionamento dos radares deve desfazer um pouco a pecha de "indústria de multas", pois estará certamente salvando vidas.

Luiz Eduardo Hunzicker

Enchente no Nordeste

A calamidade que flagelou pernambucanos e alagoanos abre feridas deixadas pela incompetência histórica ali dominante desde de o tempo do Brasil colônia. É inconcebível que a Defesa Civil não tenha prevenido os municípios atingidos em efeito "dominó", em tempo hábil, com as possibilidades de comunicação hoje acessíveis. Vergonhoso e ultrajante!

Flavio Vilmar da Silva

Alvaro Vice

Estava feliz com a opção de Alvaro Dias como vice na chapa de José Serra quando absurdamente outro nome é escolhido por puros interesses partidários. Perdemos alguém de peso e respeito no meio político para um ilustre desconhecido sem qualquer intimidade com os sérios assuntos que enfrentará. Se a candidatura da Dilma já vinha tomando corpo, imagine a partir de agora. Corremos o sério risco de enfrentarmos mais quatro anos de continuidade na corrupção mais escandalosa já ocorrida neste país.

Fred Branco

Sabine

Os outros que me desculpem, os de outrora e os de agora, mas o José Carlos Fernandes é, de longe, um dos melhores cronistas publicados em jornal neste Brasil. Domina as palavras, os períodos, a sensibilidade. Não abusa de metáforas nem de prepotência. E parece conhecer centímetro por centímetro a silhueta e a alma de todos de quem se aproxima.

M. Helena Correa

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]