• Carregando...

É pouco provável que o metrô esteja pronto em cinco anos. Uma obra desse porte sempre tem imprevistos. E não vai resolver o problema do transporte coletivo se não houver outras linhas no futuro. Nos últimos dois anos só vimos projetos e mais projetos e nada saiu do papel. Enquanto isso, o sistema de transporte coletivo está cada dia pior.

Wagner Wolff Silva

Metrô 2

Tarifa é o que remunera os custos do sistema, amortiza investimento e proporciona recursos para ampliações e modernizações. Portanto, uma tarifa técnica que é igual à do ônibus é pura fantasia e politicagem. Se a tarifa do metrô não contempla isso, das duas uma: ou será feito a fundo perdido, ou alguém vai pagar a diferença da tarifa.

Afonso Celso Frega Beraldi

Metrô 3

O metrô foi traçado sob a linha de biarticulados Santa Cândida/Capão Raso. Então, por que torrar milhões de reais no projeto do Ligeirão Norte, sendo que futuramente ele será substituído pelo metrô? Para mim, foi leviano a atual administração municipal dar continuidade a esse projeto.

Luander Alves

"Panterão"

Ficar estimulando essas insanidades é um atestado de demência. Esses políticos deviam estar preocupados em dar às mulheres, bem como a toda a sociedade, melhores condições de vida. Pagamos os mais altos impostos e em contrapartida sofremos todos os dias os desvios dessa alcateia omissa ou incompetente, isso quando não é uma combinação dessas duas características.

Fernando Cesar Mossato

Política

É extremamente preocupante o caminho que a política tomou no Brasil. Lula foi hábil em distribuir agrados a certas categorias que hoje o apoiam incondicionalmente. Professores universitários, servidores públicos e beneficiários dos programas de "distribuição de renda". Qual o outro nome a dar senão "compra de votos"? É inconstitucional, mas o silêncio daqueles que deveriam proteger a Constituição já foi garantido. Mas não há almoço grátis. Do ponto de vista econômico tudo era previsível: dinheiro distribuído sem contraprestação gera inflação. A conta chegou e adivinha quem paga?

Marcelo Henrique da Silva

Lava Jato

Corretíssima a decisão do STF em validar as provas e remeter para a primeira instância as provas da Operação Lava Jato. Com a decisão, as investigações e as ações contra os 11 acusados ganham maior celeridade, uma vez que a 13ª Vara Federal de Curitiba, sob o comando do juiz Sergio Moro, é considerada criteriosa e austera em seus julgamentos. Seria uma afronta constitucional contemplar um bando de quadrilheiros que não gozam do imoral foro privilegiado com a remessa dos autos ao STF.

Marcelo Rebinski, historiador

Crime organizado

O que se percebe é que a marginalidade sempre estará um passo na frente dos órgãos públicos que deveriam reprimir e combater o crime organizado. Os bandidos estão em todos os lugares possíveis, desde uma pequena comunidade até o alto escalão da Justiça. Se for criada uma polícia especifica, com um grande poder de investigação, com certeza grandes personalidades do poder cairão por terra.

Luciano Atamanzuck

Tribunal de Contas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afastou novamente o ex-deputado Fabio Camargo do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. Fabio Camargo não vai trabalhar e ainda receberá seu salário. Até quando vamos continuar a ver tantas aberrações de nossa Justiça? Só falta agora o relaxamento da prisão de todos os condenados do mensalão, o que não seria nenhuma surpresa.

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

Porto

A exemplo do que fez em Cuba com Porto de Muriel, o Brasil está em vias de financiar a construção de um porto em Rocha, no Uruguai, alegando que ajudaria a escoar a produção brasileira. Enquanto isso, navios não conseguem atracar no Porto de Santos, em decorrência das longas filas que se perpetuaram naquele porto. Insumos, mercadorias e capital de giro ficam navegando de acordo com a geopolítica que nosso governo estabeleceu com os governos de esquerda na América Latina em detrimento dos brasileiros.

Lisberto Cavalcanti

Copa do Mundo 1

Os que são contra a Copa têm direito de atrapalhar os que querem ir ao estádio ou participar da tal Fan Fest? O seu direito termina onde começa o direito do próximo. No Brasil só se fala em direitos, ninguém quer saber de deveres, que garantem vivermos com civilidade. Reclamam da classe política, da Fifa, mas culturalmente grande parte da sociedade brasileira é imoral em suas condutas, desde as coisas mais comezinhas do cotidiano até nas grandes empreitadas do jeitinho brasileiro.

Marcio Adriano Freitas

Copa do Mundo 2

Sete anos atrás fomos escolhidos para ser sede da Copa. Muitas promessas, mas quase nada foi feito, e o que foi feito não foi concluído! A presidente Dilma prometeu, entre muitas coisas, mobilidade urbana. Como é possível ter mobilidade urbana se os políticos que são gestores têm paralisia?

Marcos Fernando Rassier

Segurança

Nesta semana fiquei observando o movimento da minha rua. Em 40 minutos vi passarem oito viaturas da Polícia Militar. Senti-me seguro, mas me pergunto se com o fim da Copa essas patrulhas desaparecerão, ou posso confiar que elas permanecerão para nossa maior segurança.

Eufrem Lapuinka, contabilista

Leite estragado

Será que teremos de dar leite importado para nossos filhos e netos? Já foi encontrado de tudo no leite que é ofertado à população. Na adulteração vale tudo: entra formol, soda cáustica, água oxigenada e outros venenos. Há gente se especializando nesse tipo de crime. Não há notícia que de estejam sendo processados ou presos. Esse tipo de coisa configura crime hediondo.

Luiz Schuwinski

Alagamentos

Creio ser impossível o desassoreamento de um rio piorar as inundações e alagamentos numa região. O que é mais provável é que o grande volume de água e todo o lixo jogado na rede pluvial e nos rios da região da Vila Barigui (Gazeta, 12/6) é que devem ter provocado tamanha inundação e destruição, sem contar que as moradias foram construídas numa região propícia a inundações. O governo municipal é culpado por permitir no passado que essas casas fossem construídas.

Cicero Roberto Kruke Lachowski

Violência

Sobre a rotina de assaltos no entorno do Colégio Estadual do Paraná (Gazeta, 13/6), não resolve nada colocar a polícia para fazer ronda. Isso só remaneja os bandidos para outros lugares mais vulneráveis. Precisa-se adotar estratégias para fazer o flagrante e prender todos eles. Talvez ajude colocar policiais disfarçados.

Rodrigo Freire Schechtel

Brasil 1

Em seu artigo, Pio Martins (Gazeta, 13/6) escreveu que um jovem de 17 anos tem a chance de ver este país oferecer bom padrão de bem-estar a todos. Eu tinha 17 anos em 1964 e as três condições básicas de bem viver, como saúde, educação e segurança, pioraram e muito nos últimos 50 anos. O país evoluiu em muitas coisas, mas naquilo que é primordial para a maioria da população regredimos.

Osvaldo de Jesus Filho

Brasil 2

Talvez após duas ou três gerações o Brasil efetivamente rume para a construção de uma nação desenvolvida e segura. O que trava o desenvolvimento do país não são os políticos, mas a própria população, que em sua maioria tolera a corrupção.

Fernando de Caron

Carro elétrico 1

Ótimo, desenvolvemos tecnologia, criamos novos veículos, como o carro elétrico (Gazeta, 12/6), facilitamos o acesso ao conforto que a modernidade oferece, mas quando assumiremos a responsabilidade de promover uso pacífico e harmonioso de seja qual for o transporte? Pois da forma que a coisa anda o transtorno só aumenta. Precisamos ter mais educação e bom senso enquanto transitamos com nossas engenhocas.

Luis Franco

Carro elétrico 2

Esperamos que os carros elétricos venham com preço mais acessível que o de seus pares movidos a gasolina ou etanol. O apelo ecológico do carro elétrico deixa de existir quando o seu custo o torna proibitivo. A partir do momento em que tenho de pagar duas ou três vezes mais pelo carro, quer dizer que eu tenho de poluir mais para obter o beneficio do carro não poluente.

Edson Lincoln Florscuk

CPI da Petrobras 1

Graça Foster disse que a Petrobras pode ter cometido erros, mas que foi um trabalho sério. Baita seriedade. Imagine o dia em que fizerem uma auditoria nas contas dessa empresa? Essa refinaria que compraram nos Estados Unidos é apenas uma ponta do iceberg.

Luciano R. Ayres

CPI da Petrobras 2

Dá até para pensar que existe um método na soltura e novamente prisão do ex-diretor da Petrobras, Carlos Roberto Costa. Bastou se apresentar à CPI do Senado, falar aquele monte de mentiras para cinco gatos pingados, negar veementemente que na Petrobras existia uma "organização criminosa" para um dia depois ser preso novamente? Será que não mexeram alguns pauzinhos para que, preso, ele não possa comparecer à CPMI, cuja oposição está realmente investigando e que em breve estaria de posse de documentos contundentes fornecidos pela PF?

Beatriz Campos, São Paulo – SP

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]