• Carregando...

Sobre a matéria "Falta de dinheiro mantém jovens na casa dos pais" (Gazeta, 5/4), tenho 29 anos e ainda moro com a minha mãe. Não vejo problemas nisso. Problema eu vejo em ganhar pouco e não conseguir pagar a prestação da casa própria, ou mesmo um aluguel. Isso é um absurdo.

Valéria Ghelardi Alves de Souza

Boicote ao vinho nacional 1

Medidas protecionistas são sempre o pior caminho para recuperar a economia de um país. A melhor medida para a competitividade de nossos produtos – vinhos, carros e aviões – é a desoneração aos industriais locais, e não aumento dos impostos e quotas impostas aos produtos de alhures.

João Ramon

Boicote ao vinho nacional 2

Sobre o boicote feito por restaurantes ao vinho nacional, é importante dizer que a maneira de produzir vinho é a mesma em qualquer lugar do mundo. Os custos, idem. Mudam os preços em face da história da vinícola, do nome do produtor, e, em menor grau, qualidade. Muitos vinhos de qualidade equivalente custam mais devido à marca construída. Se os vinhos nacionais não conseguiram construir essa marca junto ao mercado consumidor, como justificar preços mais elevados que os importados, que ainda pagam imposto de importação? O que a dita "salvaguarda" esquece é que reconhecimento não se impõe, conquista-se.

Eduardo Sabedotti Breda

Governo Dilma

Até agora, o que a presidente Dilma fez foi "tapar o sol com a peneira". Basta verificar o desempenho dos PACs, que é risível. Fraquíssimo desempenho também dos investimentos em saúde pública, segurança, educação, além da corrupção desenfreada sem punição. Trata-se da aplicação do mesmo remédio de tantos outros que o PT tanto criticava. Por isso não creio que a presidente esteja com a popularidade tão em alta, conforme anunciado (Gazeta, 5/4). Pesquisa é efetuada por amostragem, com pessoas que em sua maioria não acompanham a vida pública.

Alceu Carlesso

O que faz um vereador 1

Para reverter o fato de quase metade do eleitorado curitibano não conhecer as funções de um vereador, A minha sugestão seria as escolas incluírem uma disciplina de "Ética e Cidadania", voltada à inclusão do indivíduo na sociedade. Temos muito futebol e Big Brother e pouca discussão a respeito do que é verdadeiramente importante.

Osvaldo Domingos

O que faz um vereador 2

Mais um resultado de pesquisa que mostra a triste realidade educacional do povo brasileiro. Durante a campanha política, muitos candidatos são abordados por eleitores com os pedidos mais absurdos possíveis: pagar contas de água, de luz, de remédios, de óculos, de passagem, o que desvirtua a função do parlamentar e dificulta a sua atuação isenta em prol do Poder Executivo e da coletividade.

Tirone Todeschini, empresário

Estímulo ao caixa dois

Política sempre foi negociação, no sentido mais amplo da palavra. As leis eleitorais são elaboradas por aqueles que delas fazem uso e por isso não criam regras rígidas de ação para eles mesmos. Os cargos políticos deveriam ser não remunerados, subsidiados, com reuniões quinzenais para julgar atos do Executivo.

Álvaro Pereira de Souza

Potencial construtivo

Não há dúvidas de que a venda de potencial construtivo é um bom negócio para a prefeitura e para as construtoras. Porém temo que esse expediente seja utilizado de forma indiscriminada e prejudique a qualidade de vida da cidade. Se não houver rigor e critério para a elevação da quantidade de pavimentos das novas construções em bairros tradicionalmente menos verticalizados, haverá adensamento populacional excessivo, o que provocará congestionamento, aumento da poluição, esgotamento dos serviços públicos e até mesmo enchentes. Não podemos permitir que ocorra em Curitiba o que já ocorreu em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Marcus Vinicius de Andrade

Decisão do STJ

O Estatuto da Criança e do Adolescente foi constituído para proteger os menores por estes estarem em idade de desenvolvimento físico e psicológico e, por isso, não possuírem discernimento completo. Com essa decisão sobre o caso de estupro de uma menina de 12 anos, o STJ simplesmente ignora esse fato e inocenta um criminoso.

Antonio Gallotti de Mira

UPS

A iniciativa do governo do Estado com o projeto de pacificação mostra-se bastante conveniente. A implantação de UPS em certas regiões é, sem dúvida, uma resposta do Estado à sociedade que, nos dias de hoje, desacredita na segurança pública. Para que se alcance a verdadeira essência das UPSs, é necessário que os agentes que venham a participar dessa missão recebam um treinamento ainda mais direcionado e rigoroso, de modo a não colocar a população em situações constrangedoras e ao mesmo tempo, dar maior efetividade à segurança nos bairros.

Felipe Bonamin Munhoz da Cunha

Proteção aos animais 1

Curitiba é, na verdade, uma cidade que não se importa com os animais. Existe uma rede de proteção que não funciona, um "castramóvel’ que não faz castrações, e palestras insuficientes sobre o assunto. No mínimo, a prefeitura deveria manter programas de castração por preços simbólicos ou gratuitos, para quem não pode pagar.

Margarete Kulak

Proteção aos animais 2

Curitiba precisa de postos ou hospitais de atendimento veterinário público e resgate de animais de rua. Além de programas de castração gratuita, como em inúmeras regiões de São Paulo, doação de antibióticos e remédios para o pós-operatório. Precisa também de campanhas de vacinação, criação de delegacias especializadas em combate aos maus-tratos, crimes e posse irresponsável.

Ana Cláudia Glaser Pegoraro

Espanhóis na imigração

O mundo tem de entender que o Brasil não é mais aquela nação insignificante onde muitos de seus trabalhadores eram obrigados a procurar outros destinos para trabalhar. São os estrangeiros que aqui têm se instalado à procura de melhores condições.

Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais

Bebida na Copa

Não sei por que tanta polêmica em liberar ou não cerveja na Copa do Mundo em estádios. É só liberar a cerveja sem álcool e por um fim nessa polêmica.

Carlos Egon Landgraf

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]